
Infelizmente no Brasil, e em outras parte do mundo, existem políticos da pior espécie. Corruptos, charlatões, propineiros, gananciosos, golpistas, trambiqueiros...todos abomináveis. Mas político entreguista, vendilhão da Pátria que atentam contra a autodeterminação do povos, a soberania nacional e o estado de direito são mais cretinos ainda. O senador Marcos do Val (Podemos/ES) é um deles. Esta semana ele publicou um vídeo nas redes sociais onde pede uma intervenção dos Estados Unidos no Brasil para “recuperar a democracia”. Olha quem fala em defesa da democracia, um bolsonarista que defende o golpe de estado e até aplaude a ditadura e torturadores. Do Val, afirma que o Brasil sofreu um golpe e critica o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Vídeo nefasto
No vídeo, que começou a ser compartilhado amplamente no dia 25 de fevereiro, Do Val expressa sua inconformidade:
— O que nós vamos fazer? Sozinho eu não consigo fazer. Agora Alexandre tá indo por água abaixo, mas sempre vai ter outro que vai assumir.
*
Ele reiterou suas insatisfações, questionando:
— O que mais falta para você poder entender que nós tomamos o golpe?
Chora bolsomínion...
As declarações de Do Val, que até hoje não se conforma com a derrota de Bolsonaro nas urnas, tem razão de ser.
Elas se inserem em um contexto de crescente crítica ao ministro Moraes por parte de grupos bolsonaristas.
*
Principalmente após as denúncias da Procuradoria-Geral da República que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 indivíduos por alegada participação em uma tentativa de golpe em 2022 e 2023, que visava impedir a posse de Lula.
Quem planta vento...
É aquela velha história, cada um colhe o que planta.
Do Val está puto porque teve suas contas bancárias bloqueadas e redes sociais após um ataque ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes.
Vai ser senador...
Segundo publicação do BNC, o senador Omar Aziz(PSD-AM) vai pedir a cassação do mandato do senador Marcos do Val.
Para o senador, é inadmissível o pedido de intervenção dos Estados Unidos no Brasil feito pelo bolsonarista.
...lá na casa do Tio Sam!
— Se não for fake news – porque não vou me precipitar –, serei o primeiro a pedir a cassação deste senador. Ou ele vai ser senador nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, não –, publicou o BNC.
PT 45 anos
O Partido dos Trabalhadores (PT) está completando 45 anos.
A data foi celebrada em Reunião Solene realizada na Câmara Municipal de Manaus, nesta quinta-feira (27), por propositura do vereador Zé Ricardo (PT).

Esquerda latina
Fundado em 1980, o PT é um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Durante a sessão foram revelados alguns números interessantes que comprovam a grandiosidade do partido.
O PT só cresce
Em dezembro de 2024, o PT contava com
1.647.431 filiados, sendo o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
*
Na legislatura atual (2023–2027), o PT tem a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, atrás do PL, e a quarta maior do Senado Federal.
Dino defende Xandão

E por falar em Xandão, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), saiu em defesa de seu colega nesta quinta-feira (27), em meio à ofensiva de políticos dos Estados Unidos contra o magistrado.
Autodeterminação
Em publicação nas redes sociais, Dino reafirmou que os ministros da Corte, ao assumirem o cargo, juram defender a Constituição e os princípios de autodeterminação dos povos, não intervenção e igualdade entre os Estados, previstos no artigo 4º da Carta Magna.
*
— São compromissos indeclináveis, pelos quais cabe a todos os brasileiros zelar. Por isso, manifesto a minha solidariedade pessoal ao colega Alexandre de Moraes –, escreveu Dino na postagem.
Aqui também tem Carolina
O ministro ainda ironizou as críticas direcionadas a Moraes, destacando que ele continuará proferindo palestras dentro e fora do Brasil.
— E se quiser passar lindas férias, pode ir para Carolina, no Maranhão. Não vai sentir falta de outros lugares com o mesmo nome –, afirmou, em referência aos estados homônimos do país da América do Norte.
Crime e castigo
O artigo de Rubens Valente, do Agência Pública, acerta na mosca quando afirma que o “discurso de ódio que levou Bolsonaro à Presidência também o arrasta para a condenação”.
Segundo o articulista, quando o ex-presidente agora tenta se apresentar como um democrata, temos uma completa dissonância.
*
“Foi exatamente a ditadura o que ele sempre defendeu como regime político. Carece de sentido dizer, como fizeram na semana passada um de seus filhos, Flávio, e o líder da oposição ao governo, Luciano Zucco (PL-RS), que a denúncia (da PGR) é “uma peça de ficção”. Ficção seria descrever Bolsonaro como um democrata.
Abismo da violência
Para valente, o plano de morte chamado “Punhal Verde”, que tinha como foco assassinar Lula, Alckmin e Alexadre de Moraes, é uma descrição convincente sobre o risco vivido pelo país por obra do então presidente.
*
“Abriu-se o abismo da violência política e do retorno da ditadura que ele tanto exaltou, e isso jamais deve ser esquecido quando se analisa a denúncia da PGR”, diz o artigo.
ÚLTIMA HORA
NANA CAYMMI – Cantora está internada há seis meses na UTI e “quase faleceu”, diz o irmão

A cantora Nana Caymmi, 83 anos, está internada há seis meses na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. O irmão dela, o também cantor Danilo Caymmi, disse que Nana "não está nada bem".
— Está há seis meses na UTI. Ela chegou ao hospital em estado muito grave, quase faleceu. Mas isso é consequência da obesidade. Então, um conselho para as pessoas: cuidado com a obesidade, pois foi o que levou Nana a desenvolver todas essas comorbidades –, contou Danilo, em entrevista ao podcast MPB Bossa, na terça-feira (25/2).
*
Ainda segundo Danilo, a cantora precisou implantar um marcapasso.
— Com o acúmulo de gordura, torna-se muito difícil se recuperar de problemas circulatórios. É um processo complexo, que estamos acompanhando com cuidado. Ela vai se recuperar aos poucos, passo a passo –, emendou o irmão.
ORGULHO

Além do carisma, do caráter e da competência como jogador de futebol, Leonel Messi desperta carinho por onde passa. O argentino atrai até mesmo a simpatia de árbitros de futebol. Nesta semana, por exemplo, o juiz 0mexicano Marco Antonio Ortiz Nava foi proibido de apitar os jogos da Concacaf pelos próximos seis meses após pedir um autógrafo de Messi no apito final da vitória do Inter Miami, no último dia 19. E, de acordo com a mídia internacional, a punição não deve parar por ai. A Associação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe (Concacaf) suspendeu o mexicano por uma ação incompatível "com o código de conduta da associação". Nesse sentido, abriu-se um processo disciplinar contra Marco Antônio - culminando em seu afastamento pelos próximos seis meses.
VERGONHA

Partido dos Trabalhadores enviou uma representação à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. O motivo foi a atuação do parlamentar junto às autoridades dos Estados Unidos contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em representação similar à apresentada ontem à Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), o partido, em documento assinado pela presidente Gleisi Hoffmann (PT-PR) e pelo líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ), diz que Eduardo “patrocina, em estado estrangeiro, retaliações contra seu próprio país”.
OUTRAS PALAVRAS

“A PSICANÁLISE É A MANEIRA MAIS RÁPIDA E OBJETIVA DE ENSINAR AS PESSOAS A ODIAR O PAI, A MÃE E OS AMIGOS”, Otto Lara Resende