Ir para o conteúdo

Dito & Feito: MILITAR GOLPISTA PASSOU POR AQUI

Tenente-coronel indiciado pela PF comandou a Força 3, unidade militar baseada em Manaus

Charge de Mário Adolfo

Preso na semana passada, o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, 46, um dos indiciados pela PF no inquérito do golpe já comandou a 3ª Companhia de Forças Especiais, a Força 3, unidade militar baseada na Amazônia. No dia 19 de dezembro de 2023, ele assumiu o comando companhia, em solenidade realizada em Manaus.

A cerimônia incluiu atos protocolares como discursos, entrega de medalhas e desfile da tropa, e contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, além de outras autoridades militares e civis.

A Força 3 é reconhecida por atuar em operações de guerra irregular, reconhecimento especial e ações diretas.

Exonerado

Lima ocupou esse cargo até fevereiro de 2024, quando foi exonerado após ter sido alvo de uma operação da PF que apurou reuniões de teor golpista entre militares após a derrota de Bolsonaro na eleição.

Golpe no pendrive

Ferreira Lima tinha em um pendrive um documento que detalha um plano de golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Infiltrado no G20

Lima é tenente-coronel da ativa no Exército Brasileiro. Ele havia sido escalado para a missão de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) para fazer a segurança de chefes de Estado presentes no Rio durante a cúpula do G20.  Foi preso pela PF no Comando Militar do Leste.

Ele é Kid preto

Lima também é "kid preto", militar da elite do Exército.

Eles são treinados para ações de sabotagem e insurgência popular, conhecidas como "operações de guerra irregular",

O discurso pós-golpe

Em 8 de fevereiro deste ano, a Polícia Federal apreendeu um texto na sala de Jair Bolsonaro no PL em Brasília que, após avaliação dos investigadores, foi classificado como "discurso pós-golpe".

“Declaro estado de sítio”

O discurso tem quatro páginas e elenca argumentos para convocação das Forças Armadas.

O texto termina da seguinte maneira:

"Declaro Estado de Sítio e, como ato contínuo, decreto Operação de Garantia da Lei e da Ordem".

Forças Armadas convocadas

Junto do documento, segundo a PF, havia um parecer jurídico que justificava a convocação das Forças Armadas para anular o resultado das eleições e até a proposta de trocas ministros do TSE.

Ministros na mira golpista

Os ministros do TSE a serem trocados seriam Alexandre de Moraes, Edson Fachin, que atuava como vice da corte, e Ricardo Lewandowski.

Os substitutos seriam André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Bolsonaro, e Dias Toffoli.

Dinheiro no cofre

Além do discurso, a PF encontrou dois comprovantes de transferências bancárias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com pagamentos milionários a seus advogados.

*

Cada um tinha o valor de R$ 3.383.331,45, totalizando R$ 6,8 milhões em despesas de honorários.

PL era a sede do golpe

Os recibos estavam trancados em um cofre na sala da assessoria do ex-presidente no PL.

A sede do partido fica em Brasília e é o mesmo local onde foi encontrado o esboço do "discurso pós-golpe”.

Omar detona Carrefour

O senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou nesta terça-feira (26) a rede de mercado francesa Carrefour por parar de vender carnes da América do Sul em suas unidades pelo mundo, e sugeriu que o Brasil pare de exportar o produto para a França.

Carne pra França nunca mais

O senador defende também a imediata suspensão da exportação de carne para a França.

— A partir de agora o Brasil não devia fornecer nem hoje, nem amanhã, nem depois de amanhã nem um quilo de carne mais para o Carrefour.

Não precisamos deles

Aziz disse que o Brasil não precisa do Carrefour para sobreviver no agro, eles é que precisam dos nossos produtos.

—  Eles que tragam agora a carne deles lá da França e vendam no preço competitivo que nós temos –, disse o senador.

Mais uma passarela....

Uma carreta de dimensões superiores às autorizadas pela sinalização (4 metros) atingiu uma passarela e causou transtornos na avenida Coronel Teixeira, em frente ao shopping Ponta Negra, zona Oeste.

...é derrubada por carreta!

O motorista foi autuado e multado pelos agentes de trânsito do IMMU por trafegar em desacordo com as normas de circulação previstas para o local. Para a retirada do veículo, foi necessário esvaziar o pneu da carreta.

Jorge Aragão internado

Na noite de quinta-feira, 28, a assessoria do cantor e compositor Jorge Aragão, de 75 anos, informou que o artista precisou ser internado às pressas em um hospital do Rio de Janeiro após apresentar um quadro de colecistite aguda.

ÚLTIMA HORA

Tecumseh estuda abrir fábrica na ZFM – Empresa já deu início a estudos para avaliar a instalação de uma unidade produtiva no polo industrial

Bosco Saraiva: ZFM de portas abertas à Tecumseh

Na noite de quinta-feira, 28, a assessoria do cantor e compositor Jorge Aragão, de 75 anos, informou que o artista precisou ser internado às pressas em um hospital do Rio de Janeiro após apresentar um quadro de colecistite aguda.

A Tecumseh, que atualmente possui uma fábrica em São Carlos, foi representada pelo presidente Ricardo Alexandre Maciel, pelo diretor-geral João Carlos Dobner e pelo diretor de Relações Institucionais Homero Cremn Busnello. Eles foram recebidos pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar, Leopoldo Montenegro e Waldenir Vieira.

O superintendente Bosco Saraiva reafirmou o apoio da Suframa, disponibilizando equipes técnicas para colaborar nos estudos de previsões. Ele destacou o potencial da Zona Franca de Manaus.

*

— A Zona Franca de Manaus é o segundo maior produtor de condicionadores de ar do mundo, atrás apenas da China, e nós sabemos, portanto, que este é um segmento de grande competitividade no mercado global. Esperamos que o desfecho do estudo da Tecumseh possa ser favorável à ZFM e que a empresa possa vir também fazer investimentos e gerar empregos em nossa região –, afirmou Saraiva.

ORGULHO

Os irmãos Matheus e Nathan Sanglard recebendo o prêmio Ernesto Illy

Café brasileiro produzido na cidade de Araponga (MG)  vence pela segunda vez o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy cujo nome é em homenagem ao filho do fundador da illycaffè. O que impulsiona a premiação é oferecer o melhor café sustentável. O eleito é um café

da Fazenda Serra do Boné, de Matheus Lopes Sanglard,  que ganhou o cobiçado prêmio máximo Best of the Best. Para o júri, o café premiado da Fazenda Serra do Boné é cremoso, doce e encorpado, com um equilíbrio elegante de aromas de frutas frescas, tons de caramelo, notas sutis de açúcar mascavo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim. “Um café maravilhosamente complexo que personifica perfeitamente sua origem brasileira”, descreveram os jurados.

VERGONHA

Alexandre Bompard: O CEO mais "babaca" do ano

CEO global do grupo Carrefour, Alexandre Bompard conseguiu unir os brasileiros como há muito não se via. O executivo francês foi responsável por uma das maiores crises diplomáticas entre o Brasil e a França, ao afirmar, no último dia 20, que a rede não compraria mais carne do Mercosul. Para justificar a medida, disse que os produtos da região não atendem “às exigências e às normas francesas”. Fez isso em apoio aos agricultores franceses que são contra o Acordo Comercial de Livre-Comércio entre a União Europeia e o bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Mas a manifestação nacionalista não fortaleceu a França na queda de braço entre os blocos econômicos. Ao contrário, gerou reações imediatas que atravessaram o Atlântico e provocaram uma resposta proporcional e vigorosa do Brasil, forçando o recuo da rede. Foi um fiasco.

OUTRAS  PALAVRAS

“NÃO HÁ COMPARAÇÕES POSSÍVEIS. PELÉ FAZIA COISAS QUE UM SER HUMANO FAZ. GARRINCHA CERTAMENTE VEIO DE OUTRO PLANETA… JAMAIS HOUVE E CERTAMENTE JAMAIS HAVERÁ UM OUTRO GARRINCHA”, Gabriel Hanot, jornalista francês e idealizador da Liga dos Campeões da Europa
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes