Golpista que bancaram e acamparam durante meses em frente ao quartel do Comando Militar da Amazônia (CMA), atentaram contra a democracia, tumultuaram a vida da cidade e dos moradores das redondezas e ainda se sentem no direito de ir à justiça processor jornalistas que cobriram a paranoia extremista.
Esquecem que, por decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), rola um processo em Brasília contra os extremistas dos atos golpistas de e 8 de janeiro e os tentáculos da investigação estão chegando ao Amazonas. Até o momento, 1.176 golpistas já se tornaram réus por decisão da maioria dos ministros do Supremo, em as ações abertas, de um total de 1.390 acusações formais apresentadas pela Procuradoria.
Lula perdoa os Lins
Está provado mais uma vez que o presidente Lula não guarda rancor e muito nos é vingativo.
O irmão do deputado federal Átila Lins (PSD-AM), parlamentar que apoiou a campanha de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, ganhou um cargo no governo Lula (PT).
Quem se deu bem, quem?
A nomeação de Berlamino Lins de Albuquerque como superintendente adjunto de operações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira. A portaria foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Lulistas “desde pequenininho”
Depois desse afago, tanto Átila quanto Belão Lins passarão a ser “Lula desde pequenininho”.
Em 2022, durante o pleito eleitoral, os irmãos estiveram ao lado do adversário do atual presidente. Átila é o parlamentar com o maior número de legislaturas na Câmara dos Deputados. Atualmente, cumpre o seu nono mandato consecutivo.
Braga festeja
A reativação do programa habitacional vitrine do governo, o Minha Casa, Minha Vida, foi aprovado como Projeto de Lei de Conversão (PLV) no Plenário do Senado nesta terça-feira (13).
*
O presidente da Comissão Mista, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que há cerca de 6 milhões de famílias que serão atendidas pelo projeto.
Lula ganha uma
O programa foi originalmente instaurado pelo Poder Executivo por meio da Medida Provisória (MP) 1162/2023.
A matéria relatada pelo senador Efraim Filho (União-PB) será encaminhada para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Brasília foca na malária
O Ministério da Saúde vai dar suporte ao Plano de Eliminação da Malária, da Prefeitura de Manaus.
A confirmação foi feita nesta terça-feira (13/6), durante reunião em Brasília.
*
No encontro, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, debateu com a secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, novas ações a serem implementadas no município.
719 casos
A situação, de fato, é preocupante.
Entre janeiro e 18 de abril, Manaus registrou 719 casos de malária, com um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2022, quando houve a notificação de 688 casos da doença.
Wilson cumpre acordo
Dando continuidade aos acordos firmados com os profissionais da Educação, o governo Wilson Lima começa a pagar, nesta sexta-feira (16), os valores descontados dos contracheques dos servidores que faltaram às atividades escolares durante a greve, considerada ilegal pela Justiça estadual.
Sem desconto
Para alívio de quem esperava um rombo no salário do mês, a nova folha de pagamento já foi processada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead).
*
A medida reforça o compromisso assumido pelo governador Wilson Lima, em coletiva de imprensa no dia 1º de junho, quando anunciou o reajuste de 8% da data-base dos 33.168 trabalhadores da rede estadual de Educação do Amazonas.
Reajuste
Na ocasião, o governador também anunciou o reajuste de 18,42% no valor do auxílio-transporte.
Além do pagamento de progressões verticais para 2.225 professores e pedagogos, que serão feitas por decreto governamental.
Grampos de Robinho
Áudios revelados pelo podcast Os grampos de Robinho, do site UOL, nesta quarta-feira (14/6), revelam que o ex-jogador assumiu ter feito sexo com a mulher que o acusou de estupro, 10 anos atrás, em uma boate na cidade de Milão, na Itália.
— Eu comi a mina, ela fez chupeta pra mim e depois saí fora. Os caras continuaram lá –, afirma o ex-jogador.
Falou muita m (*)
Já nas conversas com Ricardo Falco, outro condenado no caso, o ex-jogador mantém o argumento de que não conhece a vítima.
— Primeiro, o bagulho faz há um ano. Segundo: não toquei nem nessa menina. Quem tocou nela está lá no Brasil. Vai atrás do pessoal que está lá no Brasil.
“Dar um soco nela”
O jogador chega a sugerir para Falco que os dois dessem um soco na moça caso ela os acusasse.
— A mina sabe que tu não fez p… nenhuma com ela, ela é idiota? A gente vai dar um soco na cara dela. Tu vai dar um murro na cara, vai falar: ‘P****, que que eu fiz contigo?’”, sugere.
Usando o nome de Deus
Robinho, ao falar do estupro de uma menina embriagada, ainda usa o nome de Deus.
— Olha como Deus é bom. Eu nem toquei na menina, agora eu vi o Rudney 'rangando' (SIC) ela, e os outros caras rangando (SIC) ela. Então os caras que rangaram ela vão se f... – disse o jogador..
Qual o Deus desse cafajeste?
O jornalista Juca Kfouri aproveitou a participação no programa “Cartão Vermelho” para opinar sobre trechos divulgados do podcast UOL Esporte Histórias – Os Grampos de Robinho, trazendo revelações fortes sobre o caso que resultou em condenação ao ex-atacante do Santos, por conta de participação em um estupro coletivo contra uma mulher albanesa.
*
— Nem há o que comentar, é isso, ele (Robinho) acha que porque o bagulho faz um ano não tinha importância, ele bota na mão de Deus. Que Deus, qual é o Deus desse cafajeste, qual é o Deus desse covarde? É um negócio que você fica realmente descrente da raça humana, é de uma baixeza, essa que é a verdade. E lembremos: uma menina que estava embriagada, uma menina que estava absolutamente indefesa –, disparou Kfouri.
*
Condenado a 9 anos de prisão, Robinho segue em liberdade por estar morando no Brasil.
ÚLTIMA HORA
BOLSONARO A CAMINHO DA LATA DE LIXO DA HISTÓRIA
Futuro do ex-presidente fascista é se tornar um "bibelô" da direita
Autora do livro "Tormenta", que conta "crises, intrigas e segredos" do governo Bolsonaro, a jornalista Thaís Oyama, ex-veja e atual colunista do portal Uol, detonou quaisquer tentativas de Jair Bolsonaro (PL) retomar a influência que tinha na direita e ironizou dizendo que o futuro do ex-presidente fascista é se tornar um "bibelô" do conservadorismo.
"Jair Bolsonaro — para a direita em geral, e o PL em particular— começa a se transformar num bibelô. Um enfeite para se exibir na estante, sem utilidade específica. No máximo, um amuletinho da sorte", escreveu.
Segundo ela, a possível confirmação da inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - que começa a julgar o primeiro dos processos no próximo dia 22 - é apenas um dos pontos que faz com que Bolsonaro esteja a caminho da lata de lixo da História.
*
A jornalista cita uma pesquisa do Instiuto Locomotiva que mostram que eleitores da direita já focam no "pós-Bolsonaro" e que Michelle, uma das citadas, não deve herdar o bastião do marido.
— A ex-presidente Dilma Rousseff, em seu estilo singular de se expressar, afirmou que "quando a pasta de dentes sai do dentifrício, ela dificilmente volta para o dentifrício". Assim como a pasta de dentes, a direita não fará caminho de volta. A pergunta é só com que cara ela sairá do tubo desta vez" –, diz Thais Oyama.
ORGULHO
Além da festa do boi bumbá, Parintins receberá um novo atrativo de turismo neste mês de junho. Com 97% da obra concluída, o Complexo de Infraestrutura Turística da Serra da Valéria – um verdadeiro paraíso amazônico –, que será entregue pelo Governo do Amazonas, através da Amazonastur. O cartão postal da ilha irá impulsionar o ecoturismo na região, proporcionando mais renda e desenvolvimento para a população local. A obra inclui duas estações para recepção dos turistas e a construção de uma escadaria, com rampa de acesso, para maior comodidade dos visitantes. Além dos turistas que chegam à ilha da magia durante o 56º Festival Folclórico de Parintins (30/06 a 02/07), a infraestrutura turística irá atender os cruzeiros estrangeiros que passam pelo local. Para a temporada 2023/2024 são esperados mais de 30 navios que irão conhecer as belezas de Parintins.
VERGONHA
O ex-diretor geral do Domingão do Faustão, na TV Globo, Alberto Luchetti Neto, 70 anos, deu uma longa e detalhada entrevista à coluna Veja Gente, da revista Veja, em que detona o apresentador, que teve seu programa interrompido pela Band por falta de audiência. Luhetti, que dirigiu o Domingão do Faustão de 1998 a 2002, afirmou entre outras coisas que Fausto Silva “tinha costume de esculhambar a produção no ar e de pedir desculpa no particular. Criticava o trabalho em rede nacional.
— O que ele fazia com o Caçulinha era de chorar! Ele o humilhava, dizia que ele não sabia tocar (teclado), que era ultrapassado. Falou tanto que a Globo tirou ele”.
Segundo ele, uma moça, Ângela Sander, de tão perseguida por ele, tomou remédio e cometeu suicídio.
— Foi uma desgraça que a Globo tentou esconder por todos os meios. Eu já estava fora. Ela estava tão desesperada, ele humilhou tanto ela, que um dia ela tomou remédio, foi dormir e não acordou mais –, acusou o ex-diretor.