Ir para o conteúdo

Dito & Feito: MUSK ESTÁ COMENDO POEIRA

BYD, uma gigante chinesa, avança para se tornar líder na produção de carros elétricos e híbridos

Charge de Mário Adolfo

O bilionário Elon Musk se sente invencível e o senhor do universo. Ao menos é o que ele propaga ao tentar  atropelar governos e empresas de vários países.

No entanto, na corrida global pelo domínio do mercado de veículos elétricos, o arrogante vem tomando cacete! E para uma mulher, o que deve irritá-lo mais ainda. Seu nome é Stella Li, CEO da Build Your Dreams (BYD) – uma gigante chinesa inicialmente focada na fabricação de baterias. Sob sua liderança perspicaz, a Byd   avança para se tornar líder na produção de automóveis elétricos e híbridos, desafiando grandes nomes como a Tesla.

Já em 2023, a  ferrenha concorrência chinesa chacoalhou os negócios da empresa de Elon Musk. O solavanco foi tamanho que, no cenário global, a gigante BYD superou a Tesla durante o último trimestre de 2023.

Quem é  Stella Li?

Nascida em 1978, na província de Anhui, China, Stella Li é um exemplo de liderança no setor automotivo.

Formou-se em engenharia automotiva pela renomada Universidade de Tsinghua e logo ingressou na BYD, trazendo uma visão inovadora que transcendeu a fabricação original de baterias da empresa.

Stella Li: CEO da BYD que está deixando Musk pra trás

Te cuida, Musk!

No início de 2024, Stella Li levou a BYD a ultrapassar a Tesla em volume de fabricação e venda de veículos elétricos.

*

Em um evento recente na Cidade do México, Stella mencionou manter uma boa relação com Elon Musk, CEO da Tesla, e vê a concorrência com positividade.

Acreditando no Brasil

No início do ano, a  montadora chinesa anunciou um aporte adicional, totalizando R$ 5,5 bilhões, no Brasil.

O valor extra servirá para agilizar o início das atividades fabris no Brasil com a produção de carros eletrificados e baterias.

Líder em vendas

A marca é a líder no Brasil em veículos eletrificados (elétricos + híbridos), com 2.523 carros elétricos vendidos em fevereiro.

*

Isso representa 69,8% do segmento, e 1.900 unidades híbridas vendidas, totalizando 28% de participação de mercado.

Marcelo com pé na estada

O pré-candidato a prefeito, Marcelo Ramos (PT), já está com pé na estrada.

Neste final de semana ele  começou a intensificar as atividades com idas aos bairros de Manaus.

*

Na sexta-feira à noite esteve no bairro Nossa Senhora de Fátima II, na zona Norte, onde conversou com moradores sobre os principais problemas da área.

Homem da kombi

O pré-candidato do PT  apresentou algumas das propostas e projetos que farão parte do plano de governo em elaboração.

Ele estava acompanhado do candidato a vereador Zé Ricardo (PT).

Saiu da Petrobras

Na última quarta-feira (15), Marcelo anunciou que está deixando o cargo de consultor do gabinete de Relações Institucionais da Petrobrás, após a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal.

*

Ele afirmou que adiantou seu desligamento da empresa para focar na disputa à Prefeitura de Manaus no pleito de outubro deste ano.

O mundo é de quem ousa

Ao lançar o nome da vereadora  Brena Dianná    como pré-candidata a prefeita de Parintins, o governador Wilson Lima (UB)  citou sua própria história para incentivar a moça.

*

De um simples apresentador de TV, e ao lado de um grupo político pequeno,  Wilson meteu a cara – quando ninguém acredita – e  venceu a eleição para governador, em 2018, enfrentando caciques da política amazonense.

Alô prefeitura!

Devoradora de rodas de carros: Cratera perigosa numa das principais ruas do conjunto Petro

Uma enorme continua aberta em uma das ruas interna do Conjunto Petro, Aleixo,  colocando em riscos carros que transitam na área. O risco é maior à noite, devido à iluminação fraca, o  que dificulta a visualização do perigoso buraco.

Que tal o  secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior,  dar uma passadinha lá?

Claro multada

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral Ferreira, aplicou multa de R$ 922,8 mil à empresa Claro.

O  despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 20.

Praça ganha outro nome

Projeto de Lei do vereador William Alemão (Cidadania) que muda o nome da praça no Pico das Águas, no bairro de São Geraldo,  foi aprovado pela Câmara Municipal.

*

Não se sabe se  comunidade aceita a mudança, embora o vereador garanta que a ideia foi reforçada por abaixo assinado..

Justa homenagem

A praça passará a se chamar “Eduardo Maciel” e,  segundo Alemão, será “uma justa homenagem” ao policial civil que morreu em um acidente de barco, ocorrido em julho de 2020, no município de Envira.

Propaganda enganosa

Segundo o documento, a punição à operadora se deve a falha na prestação de informações corretas, claras, precisas e ostensivas, publicidade enganosa, mensagens publicitárias referentes a 5G.

*

Essa propaganda teria induzido os consumidores ao erro, por não informarem com clareza e adequação as limitações da tecnologia DSS, entre outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

ÚLTIMA HORA

LULA, filme de Oliver Stone é aplaudido em Cannes

Lula e o cineasta Oliver Stone: filme sobre o presidente aplaudido em Cannes

"Lula", documentário que os cineastas Oliver Stone e Rob Wilson preparam há vários anos sobre o presidente, finalmente teve sua primeira sessão para o público. Exibido para o público do Festival de Cannes na noite deste domingo, o filme integra a mostra "Sessões Especiais" do evento e foi recebido de forma calorosa pelos espectadores que lotaram a sala Agnès Varda que, ao contrário do que se imaginava, não tinha a maioria de brasileiros, mas sim um público bastante eclético, que aplaudiu o filme.

— Este filme é sobre uma pessoa muito especial no mundo hoje. Acho que ele é um dos únicos líderes que é da classe trabalhadora, que veio da base, que aprendeu a ler tarde. Ele realmente lutou para ser quem ele é – disse Stone.

*

Conhecido por filmes políticos, Oliver Stone, que já dirigiu obras como Salvador (1986), Platoon (1986), JFK: A Pergunta que Não quer Calar (1991) e Snowden (2016), concedeu entrevista à revista Variety e apontou os motivos que o levaram a produzir um longa sobre Lula.

—  Ele teve dois ótimos mandatos como presidente. Foi muito bonito, não se poderia pedir mandatos melhores –, afirmou Stone. Sobre o novo turno de Lula como presidente, o cineasta também oferece um olhar positivo.

ORGULHO

Shakira: Construindo escolas para crianças e Cartagena

Mirem-se n o exemplo!  A cantora Shakira acaba de inaugurar a 19ª escola para que mais crianças da Colômbia possam ter acesso a uma educação de qualidade. As informações são do site SóNotíciaBoa. A nova escola fica na comunidade de Villas de Aranjuez – em Cartagena – e vai beneficiar mais de 900 meninas e meninos carentes da região.

— Estou muito grata a todos que tornaram isso possível para nossos meninos e meninas da Colômbia. Seguimos e juntos vamos em busca de mais! –, agradeceu Shakira no Instagram.

VERGONHA

Casal de pilantras:  Luiz Antônio e Tainara Ribeiro já estão presos

Tem gente sem escrúpulos que não respeita nem o sofrimento de crianças.  É o caso do  casal Luiz Antônio dos Santos e Tainara Ribeiro Subtil, que  foi indiciado pela Polícia Civil do Rio por aplicar um golpe que utilizava fotos de crianças com câncer para fazer "vaquinhas" na internet. Os dois usaram dados até da mãe de Luiz para abrir uma conta e receber o dinheiro. A própria cunhada de Tainara desconfiou que algo estava errado com o estilo de vida do casal e começou a investigar o caso, pelo Fantástico, da TV Globo.

OUTRAS PALAVRAS

Com o dinheiro numa mão e o chicote na outra”.

Antônio Carlos Magalhães, o Toninho Malvadeza, quando perguntado como conseguiu eleger seu candidato, o inexpressivo João Durval Carneiro, governador da Bahia.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes