
O prefeito David Almeida (Avante) já andava desconfiado. Toda vez que convidava o seu fiel escudeiro Tadeu de Souza (Avante), que é o vice-governador de Wilson Lima (União), para alguma coisa, ele tinha sempre desculpas.
— Tadeu8, vamos pro culto hoje à noite?
— Nâo dá. Hoje à noite vou assistir o Big Brother!
Nos feriadões:
— Tadeu, v amos pássaro carnaval no Caribe?
— Ih, prefeito. No carnaval vou a Lábrea, Manicoré e Tefé!
Do outro lado da linha, David pensava em voz alta:
—Mas o que esse cara vai fazer no interior? Nem candidato ele é...
As suspeitas do David se confirmaram na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, onde ele leria a sua mensagem. David chegou ao plenário, passou as vistas geral e estava todo mundo lá. Até a Any Margareth. Mas, nada de Tadeu.
— Hummm isso está me cheirando a trairagem!... –, resmungou o prefeito.
Não deu outra. Dois dias depois explodiu a bomba: Nesta quarta-feira (11) Tadeu abandonou o partido Avante e se filiou, em Brasília, ao partido Progressistas (PP).
Adeus duas máquinas
Com isso, se dissolveu no ar o sonho de David de ter as duas máquinas na mão: a do governo do Estado – já que Tadeu assume o cargo quando Wilson Lima se descompatibilizar para concorrer ao Senado –, e a da prefeitura.
*
David estava quase certo que Tadeu era um iel aliado. E, com as duas máquinas nas mão seria mais fácil se eleger governador.
Por que não eu?
Pelo andar da carruagem, Tadeu de Souza – que agora é o dono da bola –, também será candidato ao governo, com a promessa de apoia a candidatura de Wilson Lima ao senado.
Fui eu que fiz
A pernada de Tadeu deve ter sido dolorida para David Almeida.
Afinal, foi o prefeito que, em troca de seu apoio à reeleição de Wilson Lima, em 2022, indicou Tadeu para o caro de vice.
Na ocasião, Tadeu jurou fidelidade eterna ao prefeito e amigo.
Éramos três
No ano eleitoral, o troca-troca e as pernadas mudam completamente o quadro da pre-candidatura.
Eram três candidatos a candidatos. Agora são quatro candidato ao governo do Estado – Omar Aziz (PSD), David Almeida (Avante), Maria do Carmo (PL) e Tadeu de Souza (PP).
Mamãe eu quero Manaus
Muita gente questiona por que Manaus nunca é enredo das escolas de samba do Rio de Janeiro, quando Belém (P) volta e meia vira enredo nas grandes agremiações.
No entanto, quem cobra isso deve ser por volta de conhecimento. No carnaval de 1984, quando o bicheiro Castro de Andrade era o patrono, o GRES Mocidade Independente de Padre Miguel foi vice campeã com enredo “Mamãe eu Quero Manaus”.
*
Desenvolvido pelo lendário carnavalesco Fernando Pinto, o desfile abordou de forma irreverente o comércio e a Zona Franca de Manaus, brincando com a figura do "muambeiro".
Muamba e Zona Franca
O refrão do samba era bem animado, mas desagradou alguns empresários na época, que consideram o termo “muamba” uma afronta ao comércio da ZFM.”
*
“Me leva mamãe/ Me leva, nessa viagem tão legal/ Eu quero, mamãe eu quero/ Mamãe eu quero Manaus/ Muamba, Zona Franca e Carnaval...”, diz um trecho do samba.
Flávio causa azia

Embora tenham “engolido” a escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro em dar ao filho mais velho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a missão de ser candidato à presidência da República, bolsonaristas ainda estão com “azia” e resistem a candidatura do “01”.
Só tem sobrenome...
Para eles, Flávio tem apenas o sobrenome do pai para embalar a campanha.
Alguns aliados afirmam não ver capilaridade de Flávio em absorver os votos do pai.
... Carisma que é bom
Além da falta de carisma, pares do bolsonarismo avaliam que o senador afasta nomes importantes da cúpula, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Nem Micheque quer
Aliás, a madrasta, inclusive, é uma das resistências à candidatura do enteado.
Antes cotada como vice, Michelle não fez acenos a Flávio, evita agendas públicas como presidente do PL Mulher e nem explicita seu apoio a ele nas redes sociais.
Telhado de vidro
Diz um velho ditado da selva que, quem tem telhado de vidro não deve atirar pedras no telhado dos outros.
E o caso de Sóstenes Cavalcante. O líder do PL na Câmara dos Deputados protocolou nesta segunda-feira (9) uma representação na PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
*
O parlamentar pede a abertura de investigação por abuso de poder político e uso da máquina pública com finalidade eleitoral, com foco no pleito de 2026.
Olha quem fala

Agora, olha quem fala em abuso de poder político!
Sóstenes é aquele que não conseguiu explicar os R$ 430 mil em dinheiro vivo encontrados pela Polícia Federal em um flat alugado por ele no Distrito Federal.
*
Sóstenes é suspeito, juntamente com o colega de bancada Carlos Jordy, de desviar verba pública da cota parlamentar.
ÚLTIMA HORA
LULA PARA TOFFOLI: O renuncia à investigação do Master ou deixa o STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado para Dias Toffoli. Para ele, é insustentável a permanência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na relatoria do inquérito sobre o Banco Master na Corte. A auxiliares, Lula disse que a insistência de Toffoli em se manter à frente do caso contamina e prejudica o governo. Diante disso, o presidente avalia que o magistrado não tem escolha: ou renuncia à investigação e manda tudo para a primeira instância da Justiça ou deve sair do STF.
A contrariedade de Lula com Toffoli cresce dia a dia, mas atingiu o auge na quarta-feira, 11, quando a Polícia Federal pediu ao presidente do STF, Edson Fachin, a suspeição do ministro após encontrar menções a ele no celular de Daniel Vorcaro, dono do Master. Toffoli disse a Lula, durante um almoço na Granja do Torto, em dezembro, que não abriria mão da relatoria do caso e mantém essa disposição.
*
A conversa teve a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, Toffoli afirmou que havia autoridades e políticos de vários partidos, e não apenas do Centrão, envolvidos nas irregularidades. Chegou a dizer ainda que, se o processo fosse para a primeira instância, poderia ter outros desdobramentos e se transformar numa “Lava Jato 2”.
ORGULHO

Felca, o youtuber que recentemente denunciou a adultização de crianças por influenciadores digitais, agora volta sua atenção para uma causa que mobilizou o país: a morte do cão Orelha, agredido por adolescentes na Praia Brava, em Florianópolis (SC).
No início do vídeo, ele lançou uma frase provocadora:
— Já deu de falar do cachorro Orelha. É só um cachorro.
A frase de impacto, claro, era uma isca. Em segundos, Felca explicou:
— Não, não deu. E nunca vai dar enquanto o Brasil não tiver um sistema eficiente para impedir que crueldades como essa se repitam.
O influenciador aproveitou a comoção nacional para lançar um abaixo-assinado pela criação de um disque-denúncia nacional, gratuito, anônimo e com funcionamento 24 horas exclusivamente para casos de maus-tratos contra animais
VERGONHA

Como são pequenos os partidos bolsonaristas, hein? Dessa vez o Novo e Missão, dois partidos de direita, tentaram impedir o desfile do GRES Acadêmicos de Niterói, simplesmente porque a escola está homenageando o presidente Lula em seu enredo. Só que o Superior Eleitoral (TSE), rejeitou, por unanimidade, os dois pedidos. Os ministros apontaram que a proibição seria uma censura. agremiação carioca, que pela primeira vez desfilará no Grupo Especial, apresentará um enredo que conta a história de Lula intitulado "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". As legendas acusam Lula, o PT e a escola de samba de propaganda eleitoral antecipada.
OUTRAS PALAVRAS
“MACHO É PREDADOR DE MULHER. HOMEM DE VERDADE GOSTA E RESPEITA A MULHER PORQUE ESTÁ RESPEITANDO SUA MELHOR PARTE, A FEMININA", Clodovil