Ir para o conteúdo

Dito & Feito: NÃO DEIXE A DEMOCRACIA MORRER – Alcione dedica show a Xandão

Cantora disse que o ministro do STF "é o cara". Ao pedir aplausos, plateia entoou gritos de "sem anistia"

Charge de Mário Adolfo 

O ministro Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal (STF),  segue com o herói da resistência à trama golpista e defensor da democracia. A última  a reforça essa onda positivista que vem tirando o sono da extrema-direita bolsonarista, foi a cantora Alcione, que, na noite deste sábado (11)que  subiu ao palco do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e dedicou o show, logo no início, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que estava na plateia.

A Marrom pediu palmas à plateia, que ovacionou o relator do processo da trama golpista e seguiu com gritos de "sem anistia".

— Eu quero pedir licença a todos vocês, quero dedicar esse show desta noite para o nosso ministro Alexandre de Moraes, que me deu essa honra de ter vindo aqui hoje assistir meu show. Muita honra, obrigada ministro. E ele é amado, aplausos para o nosso ministro! –, disse a cantora.

Moraes visitou a artista no camarim antes do início da apresentação, na noite deste sábado (11/10).

Visita no camarim

O público aplaudiu e Alcione contou que ele havia ido em seu camarim antes da apresentação, que ocorreu no Centro de Convenções Ulysses.

— Assim como vocês estão, eu fiquei quando ele chegou no camarim. Eu não posso acreditar que essa criatura… Eu estou muito feliz essa noite — acrescentou.

Sem anistia

A fala de Alcione  foi seguida por gritos de "sem anistia" da plateia, ao que a Alcione respondeu com “é isso aí".

Sai pra lá, Trump!

Mas essa não é a primeira vez  que Alcione sai em defesa da democracia e ao papel de Moraes como  relator do processo que condenou os envolvidos na trama golpista.

*

Em agosto, a cantora elogiou o ministro do STF publicamente ao criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter publicado uma nota criticando o ministro pela decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Macumbinha nele

Na ocasião, durante entrevista ao programa “É de Casa”, da TV Globo, Alcione disparou:

— Quero mandar um recado pro Trump. Ele precisa deixar o Brasil em paz. Larga o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso. Quando sair daqui vou fazer uma macumbinha pra Trump.

Briga de foice

A eleição para o Senado Federal em 2026 não será uma briga para amadores.

Se depender das pesquisas, ao menos três nomes não terão nenhuma chance, a não ser se acontecer algum fato que cause estragos às vésperas da eleição.

Briga pela segunda Braga

Ao menos uma vaga parece estar resolvida.

Isto porque  Eduardo Braga (MDB-AM),  bolsonarista de extrema-direita, Alberto Neto (PL) e o governador Wilson Lima (União), aparecem na liderança, indicando um empate técnico.

*

Ao menos é o que indica  pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data nesta sexta-feira e publicada por Carta Capital.

Pau a pau

Em 2026 o Amazonas  vai eleger dois senadores.

Pelos números, dá para perceber que muita coisa ainda pode mudar daqui para o dia da eleição.

Confira:

Eduardo Braga (MDB) – 21%

Capitão Alberto Neto (PL) – 21%

Wilson Lima (União Brasil) – 18%

Marcelo Ramos (PT) – 8%

Marcos Rotta (Avante) – 8%

Plínio Valério (PSDB) – 7%

Nulo/branco – 8%

Não sabe/não respondeu – 9

Omar de novo

Omar Aziz (PSD-AM) deve ser escolhido como relator do processo de recondução de Paulo Gonet à PGR (Procuradoria Geral da República).

Segundo apurou o Poder360, a escolha do senador de alinhamento governista será anunciada em breve. A expectativa é que a sabatina de Gonet seja realizada em 12 de novembro.

Lula quer Gonet

Gonet foi reconduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao cargo em agosto, antecipando a escolha.

Os mandatos para ocupar a cadeira da Procuradoria Geral da República são de 2 anos. Gonet assumiu o posto de Augusto Aras em 2023.

Alinhado com Lula

A possível escolha de Aziz é uma forma de facilitar a vida do governo.

O relatório tende a ser favorável à recondução se o dono da caneta for um congressista alinhado ao Executivo.

Corrida ao STF

Aliados de Lula consideram que o processo de escolha de um substituto de Luís Roberto Barroso no STF – que já adiantou sua aposentadoria – poderá levar em conta arranjos eleitorais para 2026.

*

Essa possibilidade é cogitada especialmente no caso de um dos “supremáveis”: Rodrigo Pacheco.

Vai depender da política

No entanto, uma indicação de Pacheco estaria atrelada, segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a um apoio do PSD a Lula em 2026.

*

Um aceno do União Brasil, devido à proximidade do senador com Davi Alcolumbre, também é colocado na balança.

Supremável preferido

A indicação de Jorge Messias, hoje considerado candidato mais forte, seria pelo critério de confiabilidade. O ministro da AGU tem relação de longa data com Lula e é considerado um nome com boa interlocução no Senado e até na oposição, por ser evangélico.

“Patriotas” de Miami

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que fugiu para os Estados Unidos, representou, neste domingo (27/7), o posicionamento conservador brasileiro em um evento em Miami: a Cúpula Conservadora.

*

A solenidade é uma reunião de membros da extrema-direita  travestidos de defensores dos valores conservadores no Brasil.

Gatos pingados

O encontro de “patriotas americanos” contou com a participação de meia dúzia de gatos pingados, figuras representantes da “fé, liberdade, família e soberania”, pra não dizer defensores de golpistas.

Fugitivo da cadeia


Um dos nomes é o do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que fugiu para os Estados Unidos após receber um mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes em 2021.

*

Alvo de dois inquéritos em curso no STF, Allan é procurado pelo governo para extradição desde 2023.

Até juíza golpista tem

Também fez presença Ludmila Lins Grilo, ex-juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Durante a pandemia, ela ganhou projeção ao incentivar o descumprimento de medidas sanitárias e atacar ministros do STF.

*

Condutas que levaram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a aplicar uma punição máxima: a aposentadoria compulsória.

ÚLTIMA HORA

LULA – Derrubada da taxação das Bets não é derrota do governo, mas sim do povo

O presidente Lula abriu o diálogo com críticas à votação da chamada “taxação BBB” na Câmara dos Deputados.

— Nós estávamos propondo […] que as Bets pagassem apenas 12% e ainda assim eles não quiseram […]. É engraçado porque o povo trabalhador paga 27,5% do Imposto de Renda do seu salário e os ricos não querem pagar 12% –, afirmou.

Para Lula, a derrubada do projeto não atinge o governo, mas o povo brasileiro.

— Eles acham que votaram achando que ‘derrotamos o governo’. Não derrotaram o governo. Derrotaram o povo brasileiro”

*

O presidente também falou sobre a orientação de priorizar quem mais precisa.

—  Muito dinheiro na mão de poucos significa miséria. Pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de riqueza –, disse.

ORGULHO

Mais da metade das crianças brasileiras, um total de 53,17%, chegam aos 5 anos de idade completamente livres da doença cárie, conforme indicou a mais recente edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), conduzida pelo Ministério da Saúde no ano de 2023. O número representa um avanço em relação ao levantamento de 2010, quando 46,6% das crianças nessa faixa etária tinham a totalidade dos dentes sem lesões cariosas no país.

Embora o atual índice ainda esteja distante do ideal, a redução de 6,5 pontos percentuais deve ser comemorada, uma vez que reflete a ampliação de políticas públicas de prevenção em Saúde Bucal, como a fluoretação das águas, ações de educação dentro das escolas e ainda ampliação do atendimento preventivo na rede primária de atendimento. Por este motivo, nesta Semana da Criança a boa notícia deve ser festejada.

VERGONHA

O vereador Jair Renan (PL-SC) rebateu a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), após ela afirmar que ele deve “ler mais os projetos" em tramitação na Câmara e buscar capacitação para atuar na Casa Legislativa. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou Pavan de “analfabeta funcional” e insinua que isso seria “ruim de esquerdista”.

O “moleque” só faz besteira, Depois de ser o único a votar contra criar o "Dia da Democracia" em Balneário Camboriú, Jair Renan  foi voto solitário também contra um projeto de lei que visa combater o furto de fios.

OUTRAS PALAVRAS

“SEGURE A MÃO DA CRIANÇA QUE HÁ DENTRO DE VOCÊ. PARA ELA, NADA É IMPOSSÍVEL”, Paulo Coelho
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes