Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Nem mesmo Nostradamus poderia prever o que sairá das urnas no domingo

Apesar da disputa nariz a nariz, não se pode ignorar que os áudios vazados, que implicam a vice de Alberto Neto, professora Maria do Carmo Seffair em verbas de caixa 2, poderão respingar no capitão

Charge de Mário Adolfo

Ao que tudo indica, nem mesmo Nostradamus lá do além poderia prever  que poderá sair das urnas no próximo domingo, segundo turno das eleições para prefeito de Manaus. A coisa está meio que embolada.

As pesquisas que se arriscam a apontar um empate técnico ente o prefeito David Almeida (Avante) e o bolsonarista Alberto Neto (PL) quase sempre apontam alguns pontinhos de diferença entre um e outro. O levantamento divulgado nesta terça-feira 22 pelo instituto Paraná Pesquisas, por exemplo,  David mantém uma “ligeira”  vantagem sobre o capitão direitista – 46% a 45,5%. No entanto, na pesquisa estimulada, quem está na frente é o milico com 37,1% contra 36,4% de David Almeida.

No entanto, na Pesquisa Action de intenção de votos que aparece com um “pentelhésimo” de votos à frente é o capitão, que 44,1% e Almeida, 43,2%.

E tome empate

Já na pesquisa da AtlasIntel, também divulgada  nesta 3ª feira (22)  eles novamente aparecem empatados, mas  David Almeida reaparece à frente com  50,2% das intenções de voto, enquanto o Capitão Neto encosta com 48,7%.

Empate outra vez

Na Quaest, da rede Amazônica (Globo), divulgada sábado passado (19),  a história se repete.

David tem 43% das intenções de voto enquanto Alberto  aparece com 41%. É empate técnico de novo.

Fogo cruzado

Apesar da disputa nariz a nariz, não se pode ignorar que os áudios vazados no caso “Ducamorgate” – que implicam a vice de Alberto Neto, professora Maria do Carmo Seffair em verbas de caixa 2 poderão respingar no capitão.

Assim como  o rumoroso caso da mega casamento de uma filha de David que bombou nas redes sociais.

Ambos são problemas graves para pipocarem às vésperas de uma eleição. Resta saber se surtirão efeito ou não.

Nem sempre escândalos...

Até porque não é toda vez que um escândalo muda os resultados das urnas.

Em alguns casos fez barulho, mas não mudou. Um exemplo é a capa da revista Veja do dia 23 de outubro de 2014, três dias antes da eleição presidencial daquele ano.

A capa da Veja para detonar Dilma, mas a petista venceu

... Mudam uma eleição

Pra quem não lembra, o  segundo turno caiu num domingo.

Na véspera, a notícia bombástica, espalhada em outdoors erguidos em todo o país, informava que "o doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobras,  abriu o bico.

*

A revista publicou que ele teria revelado à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal". "Eles sabiam de tudo", explodia a manchete.

Dilma venceu mesmo assim

Mas Dilma, com 51,6% dos votos, acabou vencendo a disputa com Aécio Neves, para o desgosto de quem tanto trabalhou no sentido contrário.

Depoimento fabricado

Até agora, a manobra era criticada pelo seu vazamento. Agora se sabe que as poucas linhas do "depoimento" — na verdade, um "adendo" de uma delação que ainda não existia — foram fabricadas apenas para viabilizar a reportagem.

*

Tudo armado com o juiz Sérgio Moro que  comandou a audiência preliminar, quando o caso já estava a cargo do Supremo.

Reforma sai do forno

O relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que deve entregar na tarde desta terça-feira (22) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal o plano de trabalho com o cronograma sobre o principal projeto de lei (PLP 68/2024) de regulamentação da reforma tributária do consumo.

Reunião com Pacheco

Antes, ele disse que vai se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para alinhar o plano de trabalho.

Já a apresentação ao público ocorrerá na sessão marcada para quarta-feira, da CCJ.

Todo ouvidos

Braga adiantou que o seu plano de trabalho terá duas reuniões temáticas no Plenário: uma para ouvir governadores e outra para ouvir representante

Nana, nina, não Bolsonaro!

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para permitir que ele mantenha contato com outros investigados pela suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Nem passaporte

Os ministros negaram ainda o pedido para a devolução do passaporte e o acesso à delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

As decisões foram tomadas no plenário virtual da Corte.

Mantenha a distância

Assim, após a decisão, Bolsonaro segue proibido de manter contato com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro Walter Braga Netto, candidato a vice em 2022 e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.

*

A proibição foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, em 8 de fevereiro deste ano.

O voto foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

O povo quer saber

Em Manaus

Até quando carretas gigantes de contêineres vão tomar todo os espaços das ruas de Manaus - que já são estreitas –, tumultuando ainda mais o trânsito a qualquer hora do dia?

ÚLTIMA HORA

PROJETO DE SIDNEY – Constituição será traduzida para a língua indígena

É de autoria do deputado amazonense Sidney Leite (PSD)  o Projeto de Lei 3941/23 determinando  que a Constituição Federal, as constituições dos estados, a lei orgânica do Distrito Federal e as leis orgânicas dos municípios sejam traduzidas para línguas indígenas.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida no Estatuto do Índio.

— Traduzir a Lei Maior [a Constituição Federal] para a língua mãe dos grupos indígenas é medida de efetivação do processo de integração plena dos índios à comunhão nacional –, defende o autor da proposta.

*

Sidney Leite  estima que haja cerca de 274 línguas indígenas diferentes, mas apenas cinco delas com mais de 10 mil falantes.

— Por essas razões, é razoável delegar para um órgão do Poder Executivo dotado de expertise regulamentar a qualificação do grupo indígena que tenha preservado a língua e possua considerável número de falantes" –esclarece o parlamentar.

ORGULHO

Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), uma das áreas protegidas da Itaipu Binacional, celebra 40 anos de preservação da fauna e flora em 2024. O espaço, criado em 1984, mostra a preocupação da usina hidrelétrica com o meio ambiente, protegendo ecossistemas afetados pela construção da barragem e promovendo a pesquisa ambiental. Refúgio biológico como símbolo de preservação

Inaugurado em 27 de junho de 1984, o Refúgio Biológico Bela Vista surgiu como uma iniciativa em proteção ambiental no Brasil e no Paraguai. Ocupando 1.908 hectares, o local abriga espécies da fauna e flora regional que perderam seus habitats naturais devido à criação do reservatório de Itaipu. Desde o início, o refúgio foi projetado para manter a biodiversidade e servir como um centro de pesquisa.

VERGONHA

A historiadora e cantora Tertuliana Lustosa: palestra erótica

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) suspendeu eventos e instaurou uma sindicância para investigar a performance erótica realizada durante uma palestra acadêmica. A instituição afirmou que o departamento jurídico estuda “os procedimentos judiciais cabíveis” para defender os seus interesses, dados “os prejuízos sociais e de imagem causados” à unidade de ensino superior. Durante uma palestra no dia 17/10, a historiadora e cantora Tertuliana Lustosa subiu numa cadeira e fez uma dança que levantou seu vestido e expôs suas partes íntimas. Ela finalizou a apresentação com a frase “Educando com o c (*)”. A artista, que acumula 26,9 mil seguidores no Instagram, se tornou alvo de críticas nas redes sociais e de ações legais.

OUTRAS PALAVRAS


“O QUE AS VITÓRIAS TÊM DE MAU É QUE NÃO SÃO DEFINITIVAS. O QUE AS DERROTAS TÊM DE BOM É QUE TAMBÉM NÃO SÃO DEFINITIVAS”. (José Saramago)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes