Já está tramitando na câmara municipal projeto do vereador Rodrigo Guedes (PSC) propondo a revogação da Lei nº 481/2020, que reajusta o salário dos vereadores da capital, a partir de 2022.
A lei municipal, aprovada na legislatura passada, aumenta em 26%, a partir de janeiro de 2022, o salário dos vereadores de Manaus, que passarão dos atuais R$ 15 mil para R$ 18,9 mil. O PL do
vereador Rodrigo Guedes, propõe a revogação desse reajuste e manutenção do salário no valor atual. Para o parlamentar, o aumento salarial dos vereadores, neste momento, é uma medida inoportuna, tendo em vista a crise econômica e o alto índice de desemprego em decorrência da covid-19.
— Mesmo que tenha justificativa do ponto de vista técnico, no sentido de que há orçamento aqui da Câmara para este aumento de salário, do ponto de vista moral e ético, é algo inaceitável –, justifica Guedes.
Não é hora
O vereador do PSC observa que estamos em um momento de crise econômica e social muito forte e as pessoas querem “ações concretas de moralização da Casa”.
Ai se eu te pego
É claro que deve ter coleguinha querendo comer o fígado de Rodrigo Guedes. Principalmente aqueles que vêm reclamando que estão desde 2012 sem nenhum reajuste salarial.
Próximo passo
Depois da análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitirá parecer sobre a constitucionalidade ou não da proposta derrubando o aumento de salário dos senhores vereadores.
Em seguida o plenário discute se aprova ou rejeita o parecer. Só então a matéria segue para a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).
E Max partiu...
Maxwell era o mais amazonense dos mineiros. Deixou sua terra natal, Rio Preto (MG) e veio para o Amazonas com apenas 22 anos. Tinha 70, ao nos deixar, vítima da Covid-19, nesta terça-feira (16/02) , a terça-feira gorda mais triste que já amargamos.
Saudades do La Barca
Max, como os familiares e amigos o chamavam, criou com a ex-mulher, Helena Brito, a mais deliciosa lanchonete, a Karina, no Centro de Manaus, e o mais gostoso e inovador restaurante de Manaus (à época) o La Barca, sinônimo de bom espaço físico, bom atendimento, boa comida e boa música.
Vai fazer falta
Simpático, bem humorado e solidário, Maxwell adorava trabalhar. Nos últimos anos vinha lutando para manter vivo o Armazém, o restaurante que abriu ao se separar de Helena ( que também seguiu em frente em seu Village).
Com o mesmo sorriso aberto com que recebia os antigos frequentadores do La Barca. Os que o conheciam sabem que o mineiro vai fazer muita falta.
Por antiguidade...
A juíza Onilza Gerth só será desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) , na vaga deixada pelo desembargador Aristóteles Thury – que faleceu por complicações da Covid-19 , se o critério de escolha for antiguidade.
...ou por merecimento!
No entanto, existe a possibilidade de a vaga ser ocupada pelo critério de merecimento. E aí existem fortes candidatos, como por exemplo o juiz Cesar Bandiera, que tem até doutorado e já ocupou relevante funções no Conselho Nacional de Justiça, na administração da Corregedora Nancy Andrighi.
Entenda
O Tribunal de Justiça substitui seus membros na classe de juízes de duas formas: uma vem por meio de merecimento que o momento em que os magistrados vão analisar o trabalhado juiz, as diversas funções que ocupou, especializações, atualizações, cursos e a abrangência de conhecimento em todas as áreas.
General ironiza
O general Villas Bôas tirou sarro da demora do STF – através do ministro Edson Fachin –, em responder a sua tentativa de intimidar as instituições.
— Três anos depois –, ironizou o general sobre a postagem de Fachin.
Intimidação ao STM
Em livro que está lançando pela FGV, Villas Bôas relata ter articulado com a cúpula do Exército, em 2018, postagens que faziam “alerta” ao Supremo pouco antes do julgamento de um habeas corpus de Lula.
Ditadura nunca mais
Procon municipal
O vereador Dr. Eduardo Assis solicitou ao prefeito David Almeida (Avante), em sessão plenária desta terça-feira (16/2) que encaminhe à Câmara Municipal Projeto de Lei para recriação do Procon municipal. Assis é vice-presidente da Comissão de defesa do Consumidor (Comadec).
Boca no trombone
Na avaliação do vereador, a recriação do Procon Municipal, além de auxiliar as comissões, vai ajudar diretamente a população que sofre com preços abusivos.
Principalmente em relação aos serviços básicos como água, energia, venda de alimentos, além da falta de qualidade na prestação desses serviços.
Arthur detonou
O Procon municipal foi extinto pela prefeitura de Manaus em julho de 2020, na gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, após uma reforma administrativa.
Solidariedade no carnaval
A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) aproveitou o recesso de Carnaval para lançar uma campanha de sensibilização junto a iniciativa privada para doação de cestas básicas às famílias que são amparadas por organizações Sociais.
— O nosso objetivo é contribuir para a redução da insegurança alimentar que ameaça diversas famílias neste período pandêmico – disse a ex-primeira dama.
Pazzuelo na mira
O inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar se houve omissão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no colapso da rede pública de hospitais de Manaus pode levar a uma condenação do general da ativa e até mesmo, em última análise, à sua perda de posto e patente pelo Superior Tribunal Militar (STM).
Carreira em risco
Em outras palavras, na visão de especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, o oficial do Exército coloca em risco sua carreira militar por atos como agente político.
Posto e patente
Uma eventual condenação de Pazuello pela Justiça Militar, em um segundo momento, com a perda de posto e patente (uma espécie de encerramento da carreira no Exército), está diretamente ligada aos desdobramentos do inquérito contra o ministro que atualmente tramita no Supremo.
Notícia triste
A apresentadora Ana Paula Araújo, do 'Bom Dia Brasil', foi surpreendida na manhã desta terça-feira (16) com uma triste notícia: a do falecimento de seu pai, Djair Soares.
A informação foi confirmada pela assessoria da TV Globo, mas a causa da morte não foi divulgada.
Substituída às pressas
Ana Paula precisou ser substituída às pressas pela apresentadora Silvana Ramiro no telejornal nacional. Silvana havia acabado de apresentar o 'Bom Dia Rio' quando foi comunicada de que precisaria acumular as duas funções.
ÚLTIMA HORA
54 milhões de doses de vacinas para socorrer os Estados
O Ministério da Saúde formalizou a compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac, no momento em que Estados reclamam da falta da vacina contra a covid-19 ( no traço de Laerte) para darem prosseguimento à campanha de imunização. Segundo informou a Pasta, o contrato para aquisição do imunizante foi assinado na noite desta segunda-feira, 15, com o Instituto Butantan. Somando-se às outras 46 milhões de doses já contratadas, a expectativa é que, até setembro, sejam distribuídas 100 milhões da vacina aos Estados brasileiros.
Em nota divulgada na tarde desta terça, 16, o ministério lembra que tinha opção de comprar essa remessa adicional da Coronavac até 30 de maio. "Preferimos adiantar a confirmação para termos logo essas 54 milhões de doses", afirma o secretário executivo do Ministério, Elcio Franco, na nota.
ORGULHO
Três meses depois de o governo Trump rejeitá-la, a ex-ministra das Finanças nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala recebeu um apoio unânime nesta segunda-feira e se tornou a primeira mulher e a primeira africana a assumir a diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Autodenominada “realizadora” e conhecida por enfrentar problemas aparentemente insolúveis, Okonjo-Iweala terá muito com que se ocupar na entidade comercial mesmo sem Donald Trump, que ameaçou retirar os Estados Unidos da OMC. Com a nomeação, anunciada nesta segunda, 15, a Dra. Okonjo-Iweala faz história como a primeira mulher e a primeira africana a liderar a OMC, instituição que regula as ações comerciais entre 164 nações, incluindo o Brasil. Okonjo-Iweala tem 66 anos e já foi por duas vezes ministra das Finanças da Nigéria – ela foi a primeira mulher a comandar o ministério.
VERGONHA
Investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em atos antidemocráticos, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais fazendo ataques, com xingamentos e palavrões, ao ministro Edson Fachin e aos demais ministros da corte, após as críticas feitas ontem por Fachin à interferência de militares no Judiciário. No vídeo, o parlamentar faz apologia à realização de agressões aos ministros e cita nominalmente, além de Fachin, os ministros Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli. Diante dos ataques, a oposição já estuda fazer uma representação ao Conselho de Ética da Câmara solicitando que Daniel Silveira tenha seu mandato cassado.