O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já estava arrumando as malas para voltar ao Brasil e continuar tocando o terror no país, quando teve que desarrumar de novo.
É que, nesta quarta-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, rejeitou um habeas corpus preventivo que pedia “salvo-conduto” para Jair Bolsonaro e Anderson Torres, investigados pelos atos do dia 8 de Janeiro.
“Nego seguimento ao presente feito, nos termos do art. 21, § 1°, do RISTF, porquanto a impetração de habeas corpus em nome de terceiros, que já possuem advogados constituídos em distintos inquéritos que tramitam nesta Suprema Corte, exige autorização expressa dos pacientes, a qual não foi juntada aos autos. Ademais, trata-se de writ impetrado contra ato de Ministro do Supremo Tribunal Federal, que encontra óbice”, disse o ministro do STF na decisão.
A ação foi apresentada por um advogado que não faz parte da defesa dos dois.
Escreveu M... de novo!
Na última sexta-feira (13), a PGR pediu que o STF incluísse Bolsonaro nas investigações sobre atos do dia 8 de Janeiro. Alexandre de Moraes acatou o pedido.
*
O pedido cita publicação feita pelo ex-presidente nas redes sociais, em 10 de janeiro, sobre o resultado das eleições presidenciais de 2022. Horas depois, a publicação foi apagada.
"Lula não foi eleito"
No vídeo publicado – e posteriormente apagado – por Bolsonaro, um homem identificado como Dr. Felipe Gimenez ataca a segurança das urnas eletrônicas.
*
A publicação traz ainda as frases "Lula não foi eleito pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE [Tribunal Superior Eleitoral]".
Aras corre do pau
O pedido ao Supremo não é assinado por Augusto Aras – que deve ter corrido do pau porque é bolsonarista –, mas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, montado após os ataques do último dia 8.
Não apaga
Carlos Frederico também pediu que seja determinado à Meta (dona do Facebook) a preservação do vídeo apagado e os metadados referentes à postagem, como data e IP, para "melhor auferir sua autoria".
*
Também quer saber informações a respeito do alcance do vídeo, como o número de compartilhamentos e comentários.
Braga Neto tentou golpe
O candidato à vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 e ex-ministro da Defesa, general Walter Braga Netto (PL), teria liderado reuniões em Brasília nas quais foram discutidas alternativas para reverter o resultado eleitoral, após a dupla ter sido derrotada nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é da CNN.
Entregaram o general
Dentre as possibilidades sugeridas pelo general está a aplicação do artigo 136 da Constituição Federal, que trata sobre o Estado de Defesa no país.
De acordo com a CNN, as informações foram repassadas ao veículo de comunicação por interlocutores do presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro Anderson Torres.
UFAM com Lula
A universidade do Amazonas esteve presente na reunião de Lula com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quinta-feira (19/1), no Palácio do Planalto, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e reitores das universidades e institutos federais.
Três universidades
O encontro com cerca de 100 representantes teve como pauta o “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país”.
A academia do Amazonas esteve representada por três universidades: Instituto Federal do Amazonas (IFAM) , Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Das trevas para a luz
No começo da reunião, em uma curta transmissão, Lula discursou e alfinetou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo desmonte na educação.
— O país está saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo –, disse o presidente.
Olha o carnaval aí gente!
O Governo do Estado lançou a programação dos desfiles das escolas de samba que compõem o Carnaval 2023.
De acordo coma Secretaria de Cultura e Economia Criativa, as apresentações das agremiações do Grupo Especial serão no dia 18 de fevereiro, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.
*
As escolas do Grupo de Acesso A e B, nos dias 16 e 17 respectivamente,
Grana do samba
Nesta quinta-feira (19), a data foi formalizada entre o titular da SEC, Marcos Apolo Muniz, e os presidentes das escolas do Grupo Especial.
Apolo lembrou que as escolas precisam apresentar a documentação para receber os recursos públicos do Governo do Estado para amparar os desfiles.
*
— O recurso está na conta do estado e pronto para ser liberado às agremiações que, por sua vez, precisam estar aptas a receber esta verba, ou seja, com regulamentação documental e fiscal –, observou o secretário.
Carpê toca terror
O vereador bolsonarista, de extrema-direita, Capitão Carpê (Republicanos), protestou nas redes sociais sobre o que ele chama de “uma nova ameaça” à Zona Franca de Manaus (ZFM).
O bolsomínion se posicionou contra a pretensão do governo Lula de dar fim ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), principal diferencial competitivo do modelo econômico local.
Demonizando Lula
Não se sabe de onde o “nobre vereador” tirou isso, porque até agora Lula não bateu nenhum martelo em relação à Zona Franca.
Mas, como os bolsomínions adoram uma Fake News e têm fixação em demonizar Lula, tá explicado por.
A verdade dos fatos
Na verdade, o vice-presidente Geraldo Alckmin – também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços –, afirmou que uma das metas da reforma tributária é acabar com o IPI e substituí-lo pelo Imposto de Valor Agregado (IVA).
*
No entanto, em nenhum momento Alckmin citou como a ZFM se ajustaria à mudança.
Perguntar não ofende
Por que o tal capitão Carpê não reagiu com a mesma virulência, quando o “ mito” dele, Jair Bolsonaro, detonou com o Polo de Concentrados na Zona Franca e deixou um monte de trabalhadores desempregados?
Inimigo nº 1
Ao que se sabe, a única ameaça á Zona Franca de Manaus foi em 2022, quando o nefasto Bolsonaro e o “ inimigo Nº 1” da ZFM, Paulo Guedes, ampliaram de 25% para 35% a redução geral das alíquotas do IPI mas deixaram os produtos fabricados na Zona Franca.
Onda andava, Carpê?
Parlamentares do Amazonas (leia-se Omar Aziz, Marcelo Ramos e Zé Ricardo) – , foram à luta para salva o modelo, alardeando que a medida reduziria drasticamente a vantagem competitiva da ZFM.
Nesse momento, onde estava o vereador Carpê mesmo, hein?
Xandão salvou
O decreto com a decisão do IPI foi suspenso parcialmente pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Papuda neles!
E por falar nele, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes analisou, nesta quarta-feira, 18, a situação de 574 presos detidos pelos atos de terrorismo realizados nas sedes dos Três Poderes.
Sai com tornozeleira
Moraes converteu a pena de 354 pessoas que tiveram prisão em flagrante para prisão preventiva.
A além de determinar liberdade provisória, com aplicação de medidas cautelares, a 220 pessoas.
Só gente fina
Nos casos das prisões preventivas, entre os crimes apontados pelo ministro estão: atos terroristas, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.
ÚLTIMA HORA
Michelle Bolsonaro está vendendo cosméticos
A ex-primeira-dama da República Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ressurgiu na internet nesta quarta-feira (18/1). Desta vez, a pauta não é política nem religiosa. Michelle apareceu nos stories do Instagram para fazer propaganda para a marca de produtos de beleza e acessórios de um amigo.
— Oi, gente? passando aqui hoje para mostrar para vocês dois produtos que eu amo do meu amigo Agustin Fernandez –, diz Michelle, em sua estreia como influenciadora digital, ao divulgar dois produtos de beleza para a pele.
Os vídeos, publicados nos stories do Instagram, são acompanhado dos links para a compra dos produtos no site do maquiador. A marca se chama ‘O Divo’. Na sequência, ela aparece aplicando e mostrando como utilizar os produtos.
*
Além dos cosméticos, a ex-primeira-dama também fez propaganda de colares de níquel, prateados ou dourados. Um tem a silhueta do Brasil e o outro é preenchido com os estados.
ORGULHO
O maior bebê do estado do Amazonas nasceu na tarde desta quarta-feira (18) , no Hospital Padre Colombo, da Diocese do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), unidade conveniada da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O recém-nascido Angerson veio ao mundo às 11h27, com 7,328 quilos e 59 centímetros, de parto cesárea, e já é um recorde na rede de saúde do Amazonas. Nascido com peso acima do normal, o estado de saúde do bebê é estável e considerado um recém-nascido saudável. A mãe Cleidiane Santos dos Santos, 27, é moradora de Parintins, tem mais cinco filhos e estava em sua 40ª semana de gestação. Ela conta que o tamanho da criança a surpreendeu, mas que o sentimento de ver seu bebê saudável foi indescritível. Ela agradeceu à equipe do hospital pela assistência oferecida.
VERGONHA
A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, acionou a Justiça contra o conselheiro do Corinthians Manoel Ramos Evangelista, conhecido como Mané da Carne. A esposa de Lula pede uma indenização de, pelo menos, R$ 50 mil por danos morais.
E com toda razão. Senão vejamos. O processo ocorre porque, em 2022, Mané da Carne ofendeu Janja, por meio de uma rede social.
– Vamos aguardar esses anos com o sapo barbudo e a putana da Janja e os quarenta ladrões – escreveu, no Twitter. Diante de reclamações de outros usuários, o conselheiro teria publicado respostas como:
— Por acaso eu menti? E “futura primeira-dama” só se for sua, seu esgoto, lixo –, respondeu Mané da carne. Por fim, o tuíte foi apagado.
A ação foi aberta, na última terça-feira (17), pelo advogado Cristiano Zanin Martins, que também solicitou uma retratação pública.