A CPI da Braskem no Senado elegeu, nesta quarta-feira, 13/12, Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente. A comissão de inquérito só voltará a se reunir em fevereiro.
Apesar da pressão, há uma articulação em curso, que voltará com força no início do ano que vem, para viabilizar a designação de Renan Calheiros (MDB-AL), autor do pedido de criação da CPI, como relator, reeditando a dobradinha vista na CPI da Covid, em 2021.
O problema é que Alagoas é rachado no Congresso Nacional, até quando os interesses do estado deveriam estar acima dos interesses políticos. Por isso, antes da aclamação dos dois comandantes do colegiado, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) – aliado de Arthur Lira (PP-AL) e do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas –, pressionou Omar para que ele assumisse o compromisso de não nomear nenhum senador de Alagoas para a relatoria. O recado tinha um endereço: Renan Calheiros (MDB-AL).
Ameaça velada
— Vou sair daqui extremamente insatisfeito se não estiver formalmente e cabalmente dito por todos que o senador Renan Calheiros não será o relator desta CPI, porque vai, sim, se misturar a figura do investigado com o investigador –, pressionou cutucou Cunha.
Comigo não!
Omar Aziz deu apenas um olhar de desprezo e arte rechaçou o pedido.
— Esse tipo de conversa não vai levar a lugar nenhum. Ninguém vai me impor nada –, disse.
*
E complementou:
— Parece que tem um lado aqui defendendo a Braskem e um lado defendendo o povo, e não é por aí –, acrescentou o senador amazonense.
Porto de Manaus no PAC
A boa nova foi anunciada nesta quinta-feira (14) pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Está confirmada pelo presidente Lula a inclusão do Porto de Manaus entre as prioridades do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Pé de ouvido com Lula
De acordo com o senador do Amazonas, essa foi uma das pautas da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início da noite no Palácio do Planalto.
A reunião durou cerca de uma hora e, além de Braga, contou com a participação do senador Omar Aziz (PSD-AM).
Zona Franca e BR-319
A outras duas pautas, também muito importantes, foram tratadas na reunião com o presidente: a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus e a urgente necessidade de recuperação da BR-319.
*
— Nesta estiagem, nesta seca, se não fosse a situação da BR-319 ter melhorado, ser trafegável, muito provavelmente a logística da cidade de Manaus, e até mesmo de Boa Vista, estaria definitivamente comprometida –, relatou Braga.
Agora vai
Eduardo garantiu que o presidente foi informado da atual situação da rodovia e das negociações em curso dentro do Grupo de Trabalho. criado para acompanhar as obras.
*
— Pedimos ao presidente que chamasse esse grupo de trabalho para que ele pudesse estabelecer prazos e a implementação de algumas soluções, que já são possíveis de serem implementadas com a licença prévia que foi concedida no final do ano passado – informou o senador.
Xixizinho básico
O vereador Dr. Daniel desfiou um rosário de “ grandes” projetos na legislatura de 2023, na Câmara Municipal de Manaus.
Mais elegeu um que, ao seu ver, é da maior importância: o banheiro químico nas feiras livres.
*
— sou cliente feiras e ficava agoniado quando via que os feirantes tinha que pedir favor aos vizinhos para atender às suas necessidades –, justificou o Vasconcelos.
Ódio à Janja
Um adolescente de 17 anos, que foi alvo de mandados de busca e apreensão no Distrito Federal nesta quinta-feira (14), disse à Polícia Federal (PF) que foi o autor da invasão da conta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na rede social X (antigo Twitter). Por causa de sua idade, o adolescente foi ouvido na condição de informante.
*
Além dele, um homem de 25 anos, morador de Minas Gerais, foi alvo de uma operação da PF na terça (12).
Lula e Xandão
O perfil da primeira-dama foi alvo de um ataque hacker na noite de segunda-feira (11/12).
As primeiras postagens suspeitas foram publicadas a partir das 21h30 com frases como "Super Xandão presidente do Brasil em 2026" e “Eu apoio o mensalão”. Também foram feitas publicações chamando o presidente Lula (PT) de "vagabundo" e textos misóginos.
Lógico, querida!
A ex-presidente Dilma Rousseff, que hoje comanda o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), foi provocada por uma passageira por estar na primeira classe de um avião.
Lógico, querida 2
O diálogo foi gravado e circula nas redes sociais desde esta quarta-feira, 13.
— De primeira classe? –, questionou, em tom jocoso, uma passageira bolsonarista.
— Lógico, querida. Eu sou presidente de banco. Como você acha que viaja presidente de banco? –, retrucou Dilma.
*
A ex-presidente estava no Brasil para compromissos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Mercosul na semana passada.
ÚLTIMA HORA
Filha de Ana Maria Braga chama vacina de “agenda satanista”
A filha mais velha de Ana Maria Braga andou falando besteira e agora tenta concertar.
Mariana Maffeis chamou de "agenda satanista" a imunização contra o vírus e que considera um "absurdo" a campanha de vacinação do Ministério da Saúde. E ainda tem a coragem de dize que não é negativista.
— Cada um tem o direito de escolher o que coloca no próprio corpo, vacina é vida para você, [mas] pode não ser para outras pessoas. Salvou vidas com certeza, mas realmente não para a transmissão do vírus, começa por aí.
*
Na tarde de quarta-feira (13), fez uma transmissão ao vivo em seu perfil oficial de Instagram para dizer que e mexeu no vespeiro e afirma não ser antivacina.
— As pessoas têm que ter opção, saúde é um assunto pessoal e intransferível, muito importante termos direito à liberdade.
ORGULHO
Taylor Swift, além de ser uma das maiores cantoras da atualidade, bonita e rica, tem um coração de ouro. Esta semana ela demonstrou o quanto é generosa ao doar US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5 milhões) para vítimas de tornados nos EUA. A loirinha enviou o valor para o Fundo de Resposta a Emergências do Tennessee, um dos condados atingidos pelo desastre natural na última semana. As doações serão para assistência financeira, alimentos, moradia
— Nashville é minha casa e o fato de tantas pessoas terem perdido suas casas e muito mais em Middle Tennessee é devastador para mim –, disse a cantora no Instagram.
VERGONHA
Ao todo, 40% dos resíduos do Brasil têm destinação inadequada, com impactos sobre o meio ambiente e a saúde. De acordo com o relatório divulgado segunda-feira (11) pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, apenas em 2022, 33 milhões de toneladas de lixo foram parar no lugar errado, principalmente nos 3 mil lixões a céu aberto espalhados pelo país. Isso daria para encher até o topo 233 estádios do Maracanã.
A 8 meses do fim do prazo, Brasil está longe de cumprir a meta de acabar com os lixões. Segundo relatório, no intervalo de um ano, entre 2021 e 2022, a destinação correta do lixo no país não avançou quase nada. Nesse ritmo, o Brasil levaria 65 anos para dar destinação inteligente a todos os resíduos.