
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro receber a visita de um barbeiro em sua casa, onde cumpre prisão domiciliar. O atendimento está programado para ser realizado nesta próxima sexta-feira (10), entre as 9h e as 18h.
Bolsonaro será atendido por Charlinston Borges Fernandes, barbeiro pessoal do ex-presidente.
Moraes também ressaltou na decisão que o veículo utilizado pelo barbeiro deverá ser inspecionado pelos agentes da Polícia Penal do Distrito Federal que monitoram a residência do ex-presidente.
Condenado pela Primeira Turma do STF por comandar a trama golpista , Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto, por determinação de Alexandre de Moraes.
Xandão de olho na casa
A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) enviou nesta quarta-feira (24) as explicações solicitadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre possíveis falhas no monitoramento da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.
Movimentação estranha
No mês passado Xandão considerou estranho o movimento de dois seguranças do ex-presidente que saíram do imóvel às 13h16, dentro de um Jeep Compass, e foram identificados no relatório de entradas e saídas somente como “pessoas”, e não com seus nomes.
*
Os seguranças deixaram a residência e retornaram dez minutos depois com uma terceira pessoa, que se tratava de mais um segurança. Além disso, não foram feitas imagens da inspeção.
Habemmus pernada?
David Almeida (Avante) já negou zilhões de vezes que não é candidato ao governo e está fechadíssimo com o senador Omar Aziz (PSD), candidatíssimo ao cargo.
No entanto, no início da semana começaram a pipocar notícias em alguns portais dando cota que o prefeito procurou o PL para pedir apoio à sua candidatura a chefe do Executivo.

Perguntar não ofende
Boato ou não, se o prefeito não pretende mesmo dar uma “pernada” no senador Omar Aziz (PSD), então por que foi procurar Alfredo Nascimento para pedir apoio?
A Câmara dos Deputados impôs uma derrota ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e retirou de pauta a Medida Provisória 1303 . que podia elevar impostos para aumentar a arrecadação, do governo Lula (PT) em cerca de R$ 17 bilhões.
*
Um requerimento de retirada de pauta foi aprovado por 251 votos a 193. A votação ocorreu na noite desta quarta-feira (8), último dia de vigência da MP, que agora perderá validade.
Tarcísio traíra da Pátria

O grande homenageado pela direita foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que teria sido o responsável enterrar de vez a medida, que o governo considerava importante para sustentar a arrecadação e reduzir despesas obrigatórias em 2026, ano eleitoral.
*
Ao conspirar para proteger ricaços e milionários, Tarcísio n]ao está prejudicando Lula, mas sim os interesse do Brasil.
A cara nem treme
Tarcísio nega, e até chegou a rebater o ministro da Fazenda, Fernando Haddad que o acusou de ter atuado para derrubar na Câmara a medida provisória da taxação.
*
— Tenha vergonha, Haddad. Respeite os brasileiros, cortem gastos, pensem que a gente precisa governar, a gente precisa sair do palanque, a gente precisa trabalhar e fazer a diferença, que é isso que a gente está fazendo aqui em São Paulo –, afirmou o governador.
Tenta desmentir
Ao dar o chilique, Tarcísio esquece que, nesse admirável mundo virtual, ninguém faz mais nada escondido.
E todo mundo ficou sabendo que o Republicanos – partido do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas – se juntou a União Brasil e PP contra a Medida Provisória (MP) 1303MP.
*
As duas siglas somam 154 deputados (respectivamente 45, 50 e 59).
Tarcísio é Pau mandado...
E não é só, para desmascarar Tarcísio de vez, o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), veio a púbico, na quarta-feira (8/10), agradecer o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a derrubada da Medida Provisória (MP) 1303. A retirada da pauta foi considerada uma derrota do governo atual.
...dos Bolsonaristas
— Eu quero agradecer alguns governadores que trabalharam muito esta noite. Governador Tarcísio, do estado de São Paulo, que inclusive já foi atacado na outra tribuna porque começam a se preocupar com o Tarcísio e o principal estado do país –, comentou o deputado, logo após a manobra da oposição, na tribuna do parlamento.
Candidato dos bilionários
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, é “o candidato dos bilionários, das bets e dos golpistas”.
*
— É vergonhoso o governador Tarcísio fingir que não atuou para sabotar a MP 1303, quando até o líder da oposição agradeceu a ele. O que Tarcísio quer esconder do eleitor é que ele é o candidato dos bilionários, das bets e dos golpistas. Não pensa no povo nem no país.
Central Marcelo Ramos
Candidato ao Senado em 2026, Marcelo Ramos (PT) está criando uma Central através do whatsApp para discutir propostas e soluções para o que ele convencionou chamar de “Amazonas do Futuro”.
*
— Se você recebendo esta mensagem é porque já me segue e conhece um pouco o meu trabalho. Mas eu quero te fazer um convite diferente. Quero te convidar para participar dessa nova história que a gente precisa construir paras o nosso Amazonas.
Vamos juntos nessa parada?
No áudio, Marcelo Ramos afirma que não “dá conta de fazer isso sozinho”, por isso pede aos seguidores que discuta com ele, troque ideias, apresentado soluções e até divergindo.
— Topa? Vamos juntos nessa parada. Se você topar, esse é o whatsApp da minha Centra de Engajamento. Salve e me siga que vem muita coisa boa apor aí.
Bye, bye Barroso!

O ministro Luís Roberto Barroso (charge), do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou que vai se aposentar antecipadamente, nesta quinta-feira (9). O magistrado está há mais de 12 anos na corte e disse que a decisão vinha sendo amadurecida desde a saída da presidência. As informações são do Globo.
*
— É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas — afirmou Barroso.
Indicado por Dilma
O ministro foi indicado ao STF em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. A aposentadoria estava prevista para 2033, quando completaria 75 anos. Foi presidente do STF entre 2023 e 2025.
ÚLTIMA HORA
OS INDESEJÁVEIS — Jair, Michelle e Eduardo são os mais rejeitados entre eventuais candidatos para presidente

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o mais rejeitado entre os nove eventuais candidatos à presidência em 2026, indica o levantamento da consultoria Quaest divulgado nesta quinta-feira (9). Entre os eleitores, 68% dizem que conhece e não votariam no parlamentar.
Em seguida, aparece Jair Bolsonaro (PL), com 63% de rejeição, e Michelle Bolsonaro (PL), com 61% de rejeição. Ciro Gomes (PDT) vem em quarto lugar, rejeitado por 60%. Já o presidente Lula (PT) tem rejeição de 51%.
*
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem rejeição de 40%; o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de 34%; e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de 32%.
ORGULHO

O maestro João Carlos Martins foi homenageado nesta quarta-feira, em Madri, na Espanha. Ele recebeu das mãos da rainha Sofia um prêmio internacional que reconhece sua trajetória artística e seu compromisso com a música. Aos 84 anos, o maestro João Carlos Martins voltou a ser aplaudido fora do Brasil. Desta vez, em Madri, onde recebeu o prêmio “Toda uma Vida Profissional”, concedido pela Fundação Mapfre.
A honraria foi entregue pela rainha Sofia da Espanha e reconhece a trajetória artística e o compromisso social do pianista e regente, considerado um exemplo de superação.
Com uma carreira marcada pelo talento e pela luta contra limitações físicas, João Carlos Martins destacou que cada conquista no exterior é também uma forma de valorizar o Brasil.
VERGONHA

O aumento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos, na passagem de 2023 para 2024, chamou a atenção da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, organização da sociedade civil voltada para o bem-estar na primeira infância.
Depois de ter caído 24% de 2022 para 2023, números divulgados na última sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relevaram que, no ano passado, o país registrou aumento de 22%, chegando a 122 mil crianças de 5 a 9 anos em situação de trabalho infantil. Com base nos dados do IBGE, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal constatou que, entre os mais novos, o percentual de crianças submetidas ao trabalho infantil foi o maior já registrado na série histórica, iniciada em 2016.
Para a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, “cada criança retirada de sua infância é uma falha coletiva”. Para ela, é preciso agir com urgência para garantir que nenhuma criança esteja trabalhando quando deveria estar brincar e estudar.
— Porque criança não trabalha, criança vive a infância! –, diz.
O aumento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos, na passagem de 2023 para 2024, chamou a atenção da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, organização da sociedade civil voltada para o bem-estar na primeira infância.
Depois de ter caído 24% de 2022 para 2023, números divulgados na última sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relevaram que, no ano passado, o país registrou aumento de 22%, chegando a 122 mil crianças de 5 a 9 anos em situação de trabalho infantil. Com base nos dados do IBGE, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal constatou que, entre os mais novos, o percentual de crianças submetidas ao trabalho infantil foi o maior já registrado na série histórica, iniciada em 2016.
Para a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, “cada criança retirada de sua infância é uma falha coletiva”. Para ela, é preciso agir com urgência para garantir que nenhuma criança esteja trabalhando quando deveria estar brincar e estudar.
— Porque criança não trabalha, criança vive a infância! –, diz.
OUTRAS PALAVRAS

“O MAIS NOBRE DE TODOS OS CACHORROS É O CACHORRO QUENTE; ELE ALIMENTA A MÃO QUE MORDE”, Laurence J. Peter