Ir para o conteúdo

Dito & Feito: O BRASIL VOLTOU A SORRIR

“É preciso fazer aquilo que o povo necessita”, afirma Lula ao entregar 400 Unidades Odontológicas Móveis em todo o país

Charge de Mário Adolfo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, 21 de agosto, da entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a 400 municípios brasileiros. O investimento de R$ 152 milhões faz parte do Novo PAC Saúde e vai ampliar o acesso da população a serviços de saúde bucal, beneficiando cerca de 1,4 milhão de pessoas em todos os estados.

— O Brasil sempre teve um problema crônico de falta de atenção às necessidades básicas do povo. É muito fácil ser governante para fazer um viaduto. É muito fácil ser governante para fazer uma ponte. Agora, é muito difícil você ser governante para fazer aquilo que o povo tem necessidade prática e rápida. E a questão odontológica é uma dessas necessidades –, disse o presidente durante a cerimônia em Sorocaba (SP).

Mais importante que viaduto

A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, reconhecido como o maior programa de saúde bucal pública do mundo.

*

— Precisamos garantir que essas pessoas tenham acesso ao mínimo necessário. É preciso que a gente saiba mais do que fazer ponte ou viaduto, é preciso que a gente saiba fazer aquilo que o povo necessita: carinho, aconchego e tratá-lo com o amor que é preciso tratar –, afirmou o presidente Lula

Odontomóvel

A iniciativa de entrega dos veículos ‘Odontomóvel’ marca a retomada da ação estratégica do Brasil Sorridente após 10 anos. Em 2023, o presidente incluiu a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde, o que tornou o atendimento odontológico pelo SUS uma política de Estado.

Indígenas e quilombolas

As novas unidades móveis vão reforçar o atendimento odontológico a populações que têm dificuldade de acesso ao serviço, como comunidades indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pessoas em situação de rua.

Como funciona

Cada veículo é equipado com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, gerador de energia e outros instrumentos que garantem atendimento de qualidade.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o impacto da retomada.

— Vocês sabem há quantos anos o Governo Federal não comprava uma Unidade Odontológica Móvel? –, perguntou o ministro, para responder em seguida:

*

— Há 10 anos não se comprava uma unidade móvel. Teve que vir o presidente Lula para que o cuidado daquela pessoa, que às vezes tem vergonha ou não tem dinheiro para pegar um transporte, chegasse até ela. Graças ao presidente Lula, o Brasil voltou a sorrir –, disse.

Governar é cuidar

Lula desabafou. Segundo ele, quando um governo como o seu investe 400 bilhões de reais para fazer política de inclusão social tem gente que não gosta, acha que esse dinheiro deveria estar na especulação.

— Os banqueiros: para que gastar dinheiro com pobre? E esse Lula é um babaca! –, lembra o presidente.

Trump, não dê palpite

Além dessa força contrária ao progresso dos mais pobres, agora o presidente lida com ataques externos dos Estados Unidos, que, sob o comando do presidente Donald Trump, tenta ingerir em assuntos internos do Brasil.

*

— Governar é cuidar. Eu quero cuidar desse país. Por isso, o presidente norte-americano [Donald Trump], não dê palpite aqui, porque aqui cuidamos nós!

Defensores de golpistas

O Amazonas em toda a sua história nunca teve uma bancada tão de direita como tem agora.

Chega a ser vergonhoso saber que cinco ou mais parlamentares da bancada do Amazonas dizer que são favoráveis à anistia para  os golpista do 8 de janeiro.

*

Dos oitos membros da bancada, ao menos seis já anteciparam seu voto pelo “Sim” ao projeto de anistia para aos golpistas.

Vejam quem são: Amom Mandel (Cidadania-AM), Alberto Neto (PL-AM), Pauderney Avelino (União-AM) e Silas Câmara (Republicanos-AM) e Adail Filho.

Cabra macho

Destoando da bancada, apenas o deputado Sidney Leite (PSD-AM) é contra anistiar os disse “malucos” que depredaram a sede dos três poderes: wele mesmo, Sidney Leite.

*

“Raposa felpuda” da política baré, o deputado Átila Lins (PSD – AM)  segue em cima do muro

Sem teto na COP

Restando menos de três meses para o início para o início da COP-30, em Belém, delegações de apenas 39 países já confirmaram suas reservas na plataforma de hospedagem do governo federal.

*

Outros oito já locaram acomodações por fora. Estão neste último grupo Egito, Espanha, Portugal, República do Congo, Cingapura, Arábia Saudita, Japão e Noruega. Ou seja, de 196 delegações previstas, somente 47 já têm a hospedagem confirmada.

Força tarefa

Diante do cenário, o governo brasileiro vai criar uma força-tarefa para ajudar diretamente na negociação de hospedagens para delegações estrangeiras em Belém durante a COP-30.

Até um colchão serve

A organização da COP também afirmou que está fazendo negociações extras para dar conta da demanda.

Entre as opções estão a adaptação de escolas para funcionamento como albergue, "ampliando as opções para diferentes perfis de delegações."

Patixa bomba no Correio

Patixa Teló já tem até boneca personalizado

O jornal Correio Braziliense, de circulação nacional,  publicou reportagem com Patixa Teló, personagem  da amazonense bastante querida em Manaus e em cidades do interior com Parintins, pelo sucesso que faz nas redes sociais.

1,2 milhão de seguidores

O Correio tratou Patixa como influenciadora que  acumula mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram “e tem chamado atenção nas redes sociais com vídeos onde mistura autenticidade, humor e forte conexão com a cultura amazônica”.

Projeção nacional

Patixa ganhou projeção nacional após participar, em 2024, do reality show Rancho do Maia, idealizado pelo influenciador Carlinhos Maia, sendo uma das primeiras pessoas com síndrome de Down a participar de um reality show no país, publicou o matutino de Brasília.

Embaixadora do Caprichoso

Autointitulada “Rainha do Amazonas”. Segue o Correio, “Patixa é embaixadora do Boi Caprichoso, tricampeão do Festival de Parintins — uma das maiores manifestações culturais do Norte do país”.

*

Em uma publicação recente do bumbá nas redes sociais, ela foi descrita como “ousada, irreverente, inconfundível… um ícone que representa, com autenticidade, toda a essência de ser do Povo Caprichoso”.

ÚLTIMA HORA

DEPOIS DA DERROTA DE OMAR – Eduardo Braga e Renan Calheiros estão decididos a Abandonar a CPI do INSS

A derrota sofrida pelo governo na eleição para o comando da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do INSS deixou aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frustrados e sem ânimo para se desgastar no colegiado defendendo a gestão petista. Ao menos dois integrantes da comissão de inquérito indicaram nos bastidores que querem deixar o grupo.

Tratam-se dos senadores Eduardo Braga, líder do MDB, e Renan Calheiros (MDB-AL), ex-presidente do Senado. Nenhum dos dois era entusiasta da CPI desde o início, mas a perda do comando do colegiado deixou a permanência de ambos insustentável; As informações são da Folha.

*

Segundo o jornal paulista, caso a troca seja confirmada, é provável que haja um enfraquecimento político do grupo lulista na comissão. Braga e Renan estão entre os integrantes mais poderosos do Senado.

ORGULHO

Vencedor do  Urso de Prata do Festival de Berlim, drama de Gabriel Mascaro, Rodrigo Santoro,  ator brasileiro que brilha em Hollywood,  completou 50 anos nesta sexta-feira (22). Com mais de três décadas de carreira, o ator natural de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, fez sucesso na TV com fenômenos como a minissérie “Hilda Furacão” (1998) e a novela “Suave veneno” (1999) antes de despontar no cinema em grandíssimo estilo ao protagonizar “Bicho de sete cabeças” (2000), de Laís Bodanzky. Na sequência, emendou obras consagradas como “Abril despedaçado” (2001), de Walter Salles, e “Carandiru” (2003), de Hector Babenco, que ajudaram a abrir as portas do mercado internacional. Em Hollywood, estrelou hits como “Simplesmente amor” (2003) e “300” (2006), além de seriados como “Lost” (2004) e “Westworld” (2016).

— Recebo os 50 anos com muita alegria e gratidão. É um marco e também um tabu. Continuo cheio de planos, desejos. Acabamos de ter uma filha, algo que traz uma grande mudança, muito positiva. Temos uma filha de 8 anos, agora uma de 1.”

Merece todos os aplausos.

VERGONHA

Isto é uma vergonha: 89% das multas aplicadas até maio deste ano por uso de celular ao volante no Brasil foram cometidas por motoristas profissionais, entre eles taxistas, condutores de aplicativos, ônibus e caminhões, além de motoboys. Foram 952 mil infrações emitidas pelos departamentos de fiscalização de todo país. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito e foram obtidos com exclusividade pela CBN. Apesar de representarem apenas 23% do total de carteiras de habilitação emitidas no país, esses condutores respondem por uma parcela expressiva das infrações relacionadas ao uso de telefone celular na direção. Não é à toa que relatos de passageiros sobre flagrantes desse comportamento são cada vez mais comuns nas redes sociais e motivo de insegurança. Muitos falam de momentos de tensão ao fazer viagens com motoristas que não largam o celular.

OUTRAS PALAVRAS

“COM A EXTREMA-DIREITA NÃO SE BRINCA, NÃO SE ALIVIA, NÃO SE TERGIVERSA, NÃO SE COMPACTUA. QUEM NÃO PERCEBER ISSO – ESTEJA NA SITUAÇÃO OU NA OPOSIÇÃO –, OU ESTÁ SENDO INGÊNUO OU IRRESPONSÁVEL, OU MAL INTENCIONADO”, Mauro Santayana


Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes