
A denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), à qual O GLOBO teve acesso, descreve episódios de tortura praticados pelos integrantes do Comando Vermelho (CV), com intenção de punir comparsas e até moradores. O grupo criminoso, alvo da megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, é comandado por Edgar Alves Andrade, o Doca, que segue foragido. Mas a figura responsável por orientar as punições e participar dos chamados "tribunais do tráfico", com autonomia para determinar até a execução de rivais de menor expressão, conforme consta no relatório, é um dos chefes do grupo paramilitar: Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, o BMW.
Apontado como gerente do tráfico na Gardênia Azul, BMW "goza de prestígio e atua em alta posição hierárquica dentro do Comando Vermelho" e é chefe do grupo de matadores nomeado de Equipe Sombra, segundo o MPRJ. "Além disso, em nome do predomínio violento da facção criminosa Comando Vermelho, o denunciado Juan Breno orienta a prática de punições e tortura contra moradores", diz trecho da denúncia, que anexa uma imagem de uma mulher mergulhada numa banheira de gelo, só com a cabeça de fora. Na legenda do registro fotográfico, ela é apresentada como "brigona que gosta de arrumar confusão no baile" e que essa é a "melhor forma" de punição, já que "não quer bater em morador".
Arrastado por um carro
Em outro episódio, um homem amordaçado e algemado é arrastado por um carro, vestindo short, sem camisa. "Em meio a gritos implorando por perdão", o alvo da punição cita BMW diversas vezes, enquanto o denunciado "faz piada do sofrimento alheio, debochando da vítima agonizante", diz o MP.
As imagens, fortes, mostram o homem justificando-se sobre cifras. BMW então manda o alvo calar a boca e só para o carro quando vê um possível desmaio do punido:
— Ih, apagou! –, diz.
Morte dos médicos
O nome de BMW já apareceu no noticiário há dois anos, como um dos responsáveis pelo assassinato de médicos em um quiosque na orla da Barra da Tijuca.
Na ocasião, o grupo, que participava de um congresso no bairro, foi alvo de tiros: Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida morreram no local, enquanto Diego Ralf de Souza Bomfim morreu no hospital. O único sobrevivente foi Daniel Sonnewend Proença.

Mortos por engano
Segundo a investigação da Delegacia de Homicídios, os médicos teriam sido mortos por engano, já que Perseu Ribeiro de Almeida teria sido confundido com o chefe da milícia de Rio das Pedras, Taillon de Alcântara Pereira Barbosa. A própria facção tratou de executar os responsáveis pela ação, mas, como BMW não esteve presente na execução em si, foi poupado.
Vestida para matar. Ou morrer
'Japinha do CV': combatente do tráfico morta durante megaoperação no Rio usava roupa camuflada que pode ser comprada na internet por R$ 150
Penélope, conhecida como "musa do crime", atuava na defesa de pontos estratégicos e na proteção de rotas de fuga do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha.

A última pose
Uma foto da “musa do crime” foi registrada antes da megaoperação do Governo do Rio de Janeiro. A ação terminou com a execução da traficante, morta com um tiro de fuzil na cabeça.
Time destaca Lula...
A Revista Time colocou o presidente Lula (PT), o presidente da COP, André Corrêa do Lago, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) na lista dos cem líderes globais mais influentes do ano. A publicação também incluiu o nome de um quarto brasileiro, o DJ Alok, como um dos "catalisadores" do clima de maior influência.

... Entre os 100 líderes Globais
O texto da revista afirma que Lula, após assumir a presidência, transformou o Brasil em um líder global ao sediar a COP30 em Belém neste ano.
Alok e as etnias indígenas
Já o DJ Alok foi incluído na categoria de "catalisador" do clima pelo lançamento de seu álbum "O futuro é ancestral", criado com a participação de oito etnias indígenas e nomeado ao Grammy Latino de 2024.
O texto também destaca que o músico também atua em colaboração com um projeto musical da ONU denominado NATURE.
Condenada definitivamente
STF declarou o "trânsito em julgado" da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir um homem negro com uma arma de fogo em 2022.
*
A pena de Zambelli já pode começar a ser executada, já que a parlamentar não tem mais possibilidade de recorrer da decisão.
Em agosto deste ano, ela foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
Segunda condenação
Essa é a segunda condenação de Zambelli pelo STF. A parlamentar foi condenada pela Primeira Turma da Corte (por 5 votos a 0) a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e alteração de documentos.
Relatório do Setor Elétrico
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) protocolou nesta terça-feira (28) seu relatório sobre a medida provisória 1.304/2025, que trata de ajustes estruturais no setor elétrico. O parecer, apresentado à comissão mista temporária, acolhe 109 das 435 emendas propostas por deputados e senadores e busca conter a escalada dos custos de energia para o consumidor, além de estimular o uso de tecnologias de armazenamento.
Energia barata e eficiente
Segundo o relator, a MP tem como foco promover a modicidade tarifária e a segurança energética.
— A nossa prioridade é que o consumidor não tenha mais encargos e subsídios contra ele, e sim a favor dele. Ao mesmo tempo, precisamos reequilibrar o sistema, reduzir desligamentos e tornar a energia mais barata e eficiente para o povo brasileiro –, afirmou Braga.
Braga questionado
Entre os principais pontos do parecer de Braga, estão fatores controversos como obrigação de comprar energia de termelétricas a gás, contratação de usinas a carvão até 2040 e uso de recursos do Tesouro Nacional para financiar gasodutos com risco assumido por bancos federais.
*
Conforme mostrou a Folha, as sugestões favorecem empresas ligadas a grupos dos empresários Carlos Suarez e dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
“Não olhei CNPJ de ninguém”
Diferentes parlamentares questionaram os benefícios às empresas, sobretudo à J&F (dos irmãos Batista) –que viu sua usina de carvão em Candiota (RS) ser contemplada no relatório com a previsão de contratação até 2040.
*
Braga defendeu a contratação da unidade a carvão dizendo que o relatório não olhou "o CNPJ de ninguém" e que, em vez disso, é resultado de um diagnóstico feito em parceria com o setor elétrico.
Caminhão vira hotel...
O ministro dos Transportes Renan Filho (MDB-AL) anunciou nesta quarta-feira (29) que irá para a COP30, em Belém, de caminhão para “incentivar” os propósitos do seu ministério, responsável pela construção das rodovias federais.
... de Ministro na COP30!
O ministro disse que pretende ficar hospedado no caminhão e mencionou a “dificuldade de hospedagem” em Belém, em referência aos altos preços que estavam sendo cobrados pela estadia na capital paraense.
Viagem histórica
Segundo o ministro, a viagem deve durar cerca de 6 dias.
Além de Brasília e Pará, ele deve passar pelos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão.
*
Eu vou de caminhão lá para a COP, saindo de Brasília. Eu vou pegar a Belém-Brasília. Será uma viagem histórica! –, declarou Renan em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC.
Convite de Lula
O ministro afirmou que tinha se planejado para “ficar na COP no caminhãozinho”, mas que recebeu um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ficar em navio da Marinha e que deve se hospedar com o chefe do Executivo por alguns dias.
ÚLTIMA HORA
ATÉ A DIREITA APLAUDE LULA – Presidente sanciona Lei que endurece o combate ao crime organizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (30), a Lei nº 15.245/2025, que endurece o combate ao crime organizado e amplia a proteção de agentes públicos, policiais e membros do Judiciário que atuam nessa área. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União e altera trechos do Código Penal, da Lei das Organizações Criminosas (12.850/2013) e da Lei nº 12.694/2012.
medida, que surgiu após a Operação Contenção — considerada a mais letal da história do país, com mais de 120 mortos no Rio de Janeiro —, teve repercussão positiva inclusive entre parlamentares de oposição, que viram na iniciativa um avanço no enfrentamento à criminalidade.
Mesmo figuras da oposição, historicamente críticas ao governo, elogiaram a medida. Para analistas políticos, o gesto demonstra uma rara convergência entre diferentes campos ideológicos em torno de um tema que exige ação coordenada do Estado.
Com a sanção, passam a existir duas novas tipificações penais: Obstrução de ações contra o crime organizado e Conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado
*
Para ambas, a pena será de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa. O texto também determina que investigados nesses casos cumpram prisão provisória em presídios federais de segurança máxima, antes mesmo da sentença definitiva. Outra mudança significativa é a alteração do artigo 288 do Código Penal, que agora prevê pena de 1 a 3 anos de prisão para quem contratar integrante de organização criminosa com o objetivo de cometer delitos — punição que se soma à pena do crime efetivamente praticado.
ORGULHO

Xuxa, Angélica e Eliana não cobraram nada para apresentar a edição de 40 anos do Criança Esperança, na última segunda-feira (27). Elas assumiram o comando do especial depois da enorme repercussão do encontro das três na edição do ano passado. O evento anual da Globo contou com a aparição de outros artistas, como Ivete Sangalo, Fábio Jr., Nicole Bahls, Ludmilla, entre outros.
E talvez você tenha se pegado imaginando quanto essas pessoas ganharam para comparecer… e a resposta é: nada. De acordo com a programação, todos os artistas que participam do Criança Esperança o fazem de forma voluntária. Não tem cachê, contratos comerciais ou qualquer tipo de remuneração.
VERGONHA

Os mineiros Nikolas Ferreira (PL) e Romeu Zema (Novo) figuram entre as lideranças políticas com maior rejeição no país, segundo levantamento divulgado pela Atlas Intel. A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 19 de outubro, ouviu cerca de 14 mil pessoas em todo o Brasil e tem margem de erro de um ponto percentual.
De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados avaliam negativamente a imagem do deputado federal Nikolas Ferreira, um dos principais nomes da extrema direita nas redes sociais. A avaliação positiva dele é inferior à negativa, o que o coloca na mesma faixa de rejeição do líder da organização criminosa da trama golpista, Jair Bolsonaro (PL).
Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que tem se movimentado como pré-candidato à Presidência da República em 2026, também aparece com imagem mais negativa do que positiva. Segundo o instituto, 51% da população avaliam o governador de forma desfavorável.
OUTRAS PALAVRAS

“EU ESTOU MORRENDO DE TÉDIO, SEM SABER O QUE FAÇA DE MIM. NÃO SOU BANQUEIRO — E DIRIJO UM BANCO. NÃO SOU COMERCIANTE — E TENHO DE COMPRAR E VENDER. SOU POLÍTICO — E A POLÍTICA ME MANDOU EMBORA”, Juscelino Kubitschek (depois da cassação)
 
         
       
       
         
       
         
         
     
     
     
     
     
     
    