Como diria o velho Ibrahim Sued, “Bomba! Bomba! Bomba!”
Durante entrevista ao G-6 — grupo de blogueiros formado pelos jornalistas Cláudio Barbosa, Walmir... Mário Adolfo, Hiel Levy, Newton Corrêa e Marcos Santos –, o prefeito David Almeida (Avante), candidato a reeleição, foi questionado onde e como começou a azedar a sua relação política com o governador Wilson Lima (União).
— Do ponto de vista pessoal não o tenho nada contra o governador.
— Estamos falando da relação política? – cutucou um dos entrevistadores.
— O que aconteceu é que ele fez uma proposta que eu não topei.
— Que proposta?
— Ele queria que eu fizesse do Tadeu (de Souza, vice-governador) o meu candidato a vice. E aí e disse pra ele perguntar isso do Tadeu e não pra mim.
— Então o governador queria se livrar do vice? –, cutucou
o G-6.
— Ah, não sei se era isso.
— Então o racha aconteceu aí?
— Não, ficou impossível a relação política depois que ele lançou um candidato próprio e não cumpriu nenhum dos nossos acordos.
Faz um Pix, Wilson!
Alguém ainda insistiu em perguntar se haveria possibilidade de um retorno na parceria política.
David, que prometeu ao G-6 não fugir a nenhuma pergunta, respondeu entre risos:
— Não tenho nada contra ele. Desde que ele faça um pix pagando o que deve à prefeitura!
*
O prefeito se referia às obras que eles lançaram e prometeram concluir juntos, quando eram aliados, e a parceria não foi cumprida.
Vai fugir do debate?
David também foi questionado se estava disposto a manter a sua decisão de não comparecer a nenhum debate eleitoral neste primeiro turno.
*
— Não quero participar de uma sessão de ataques, de agressões, onde os candidatos são estão preocupados em lacrar na internet. Me mostra em que debate discutiram propostas? A política já é muito mal vista pelo povo e eu não vou contribuir com isso –, respondeu o prefeito.
Aproximação de Lula
O prefeito, que é assumidamente bolsonarista, citou várias vezes o presidente Lula, dizendo que ele tem ajudando muito a prefeitura de Manaus, “mesmo sabendo que eu não apoiei a sua eleição”.
— Principalmente com o Mais Médico que reforçou a saúde.
Bolsomínions contra Manaus
Na sabatina, os jornalistas insistiram:
— Então, por que o senhor continua apoiando Bolsonaro. O senhor acha que em quatro anos de governo ele fez alguma coisa por Manaus?
— Bolsonaro me recebeu quatro vezes. Me encaminhou a todos os ministérios. E sabe porque essa verba não chegou a Manaus?
— Por quê?
— Porque os aliado dele não deixaram. Mas a ajuda prometida só não saiu porque os aliados deles daqui do Amazonas não deixaram.
Nome aos bois
Mais uma vez os blogueiros “imprensaram” o prefeito para ele dar nomes aos bois.
Como ele tentou fugir das acusações, alguém sugeriu quem poderia ser:
— O coronel Menezes, né?–, arriscou um dos entrevistadores.
— Ainda bem que o ele hoje foi afastado –, respondeu o prefeito, confirmando quem foi o traíra de Manaus.
*
David referia-se à decisão de Bolsonaro de preferir Alberto Neto e colocar o “ex-compadre” Menezes pra escanteio.
Meu partido é Manaus
O G-6 insistiu na pergunta sobre o apoio a Bolsonaro se hoje, que respeita Manaus e abre as portas pro prefeito é o presidente Lula.
Sem confirmar que está mais pra Lula do que para o imbrochável, David respondeu:
— Não misturo os interesses de Manaus com a minha ideologia política. Meu partido é Manaus, meu aliado é a Zona Franca.
Segundo maior tempo
O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), tem o segundo maior tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio e televisão.
O petista fica atrás apenas de Roberto Cidade.
Marcelo conta com 2 minutos e 18 segundos de programa eleitoral.
*
Além das inserções diárias durante a grade de programação das emissoras.
Começa hoje
As inserções e programas começam a ser veiculadas a partir desta sexta-feira, 30/08, e vão até 3/10.
A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito serão veiculadas pelas emissoras de segunda a sábado.
*
Das 6h às 6h10 (horário local) e das 11h às 11h10, a propaganda será no rádio; das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40, na televisão.
Amon não está pendurado
Não é verdade que a candidatura do deputado federal Amom Mandes (Cidadania) estaria pendurada na Justiça Eleitoral.
O desmentido é da assessoria de marketing do candidato que tratou de descartar a fake news que começou a pipocar nas redes sociais no final da tarde desta quinta-feira (29).
Dentro do prazo
Diante da boataria, a equipe de comunicação de Amom informou ao portal marioadolfo.com que o advogado da coligação foi consultado e ele garantiu que “não procede, uma vez que o pedido está dentro do tempo hábil para o TER-AM analisar o registro”.
À espera do “deferido”
De acordo com as publicações, o bolsonarista Alberto Neto (PL) também ainda não teve sua candidatura aprovada pela Justiça eleitoral.
*
Até a tarde desta quarta-feira, apenas quatro candidaturas haviam recebidos o carimbo de “deferido”. As de David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT), Roberto Cidade (PL) e Wilker Barreto (Mobiliza).
Musk abusado
O bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) já está querendo abusar de mais.
Que ele nunca respeitou autoridades brasileiras – e essa liberdade lhe foi dada por Jair Bolsonaro –, todo mundo já sabe. Mas agora o empresário passou dos limites.
*
Musk publicou em seu perfil na rede social uma foto produzida por inteligência artificial comparando o ministro Alexandre de Moraes a vilões dos filmes Harry Potter e Star Wars.
Ultimato
O ministro havia, nesta quarta-feira (28) dado prazo de 24 horas para que Musk nomeasse um novo representante legal para o X no Brasil, sob a pena da rede social ter suas operações suspensas no País.
Lula tira o time
De olho no arranca-rabo entre Xandão e Musk, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma atitude preventiva nesta quinta-feira (29) ao compartilhar em sua conta no X (antigo Twitter) links para suas redes sociais alternativas.
*
A medida vem em resposta à iminente suspensão da plataforma no Brasil.
Presidente no Bluesky
A iniciativa de Lula visa criar canais alternativos de comunicação com seus seguidores, reconhecendo a importância de manter uma presença ativa nas redes sociais, especialmente diante da incerteza sobre o futuro do X no Brasil.
*
Entre as alternativas apresentadas pelo presidente estão suas contas no Bluesky, em primeiro lugar, no WhatsApp, Threads, Instagram, TikTok e Facebook.
Bye, bye Globo
Carol Barcellos pediu demissão da Globo após 20 anos de casa, semanas após o fim das Olimpíadas de Paris. Segundo o portal, a jornalista pretende investir na carreira digital e ter mais liberdade para participar de eventos no mercado corporativo.
ÚLTIMA HORA
COMBATE ÀS QUEIMADAS – Rondônia Decreta Suspensão do Uso do Fogo por 90 Dias
O estado de Rondônia resolveu radicalizar para acabar com o fogo e o fumacê. Em uma resposta emergencial ao crescente número de queimadas que assolam o estado, o governo publicou nesta quarta-feira (28) o Decreto nº 29.428, que suspende a permissão para o uso do fogo em todo o território por um período de 90 dias. A informação é da Gazeta do Brasil. A decisão faz parte do Plano de Operações para Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) 2024, elaborado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), e mobiliza todos os órgãos estaduais, sob a coordenação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CEPCIF), para enfrentar a crise ambiental.
*
O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), destacou que a medida foi tomada em resposta à grave situação ambiental agravada pela escassez de chuvas e pela intensificação do fenômeno El Niño.
— Estamos enfrentando um aumento de 23,7% nos focos de incêndio somente em agosto. Esse decreto é uma ação necessária para proteger nossa população e preservar o meio ambiente –, afirmou o governador.
ORGULHO
A história de Fernanda Montenegro, uma das maiores estrelas do Brasil, vai virar filme. Já começaram as gravações do novo documentário, sobre os bastidores e os trabalhos mais recentes da “grande dama da dramaturgia brasileira”.
Aos 94 anos, a atriz vai ter sua história contada pelas lentes do produtor Andrucha Waddington, genro de Fernanda. A direção será de Pedro Waddington, filho de Andrucha. Fernanda também está prestes a estrear um filme dirigido pelo filho, Cláudio Torres e continua a rodar o país com “A cerimônia do adeus”, de Simone Beauvoir.
VERGONHA
O tempo passa, o tempo voa e os políticos continuam tentando burlar a legislação eleitoral. Com o início da propaganda eleitoral no dia 16 de agosto, o aplicativo Pardal Móvel também foi disponibilizado para o recebimento de denúncias. Após dez dias em funcionamento, já foram recebidos mais de 14 mil relatos de propaganda eleitoral irregular. Aproximadamente metade das denúncias é relativa ao cargo de vereador. Disponível para download nas lojas de dispositivos móveis (no Google Play ou na App Store), é possível denunciar, por meio do aplicativo, propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio app.
OUTRAS PALAVRAS
“UM TRAIDOR É UM HOMEM QUE DEIXOU O NOSSO PARTIDO PARA FILIAR-SE A OUTRO. UM CONVERTIDO É UM HOMEM QUE DEIXA O OUTRO PARTIDO PARA FILIAR-SE AO NOSSO”, George Clemenciau