Quem frequentou o Teatro Experimental do Sesc (Tesc) no final dos anos 1970 e início de 80, sabe a lacuna que a triste partida do escritor o Márcio Souza deixa para a dramaturgia e literatura amazonenses.
Talentoso e um crítico dos costumes de sua época escrevendo e dirigindo peças que deitavam um olhar irônico e bem humorado da época, como “Tem Piranha no Pirarucu”, As folias do látex “Zona Franca Meu Amor” (censurada) , “Dessana, Dessana”, “Jurupari” e livros como o antológico “Galvez, o Operador do Acre”, “Mad Maria” e o polêmico “A Resistível Ascensão do Boto Tucuxí”, uma crítica debochada da trajetória do ex-governador Gilberto Mestrinho, ilustrados com charges do cartunista Paulo Caruso que também no deixou em 2023.
Trajetória vitoriosa
Márcio foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente em Stanford, Austin e Dartmouth.
Ocupou os cargos de diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte.
*
Atualmente, dirigia a Biblioteca Pública do Amazonas e ocupava a cadeira número 25 da Academia Amazonense de Letras.
Perseguição na ditadura
Em 1969, perseguido pela ditadura militar, Márcio Souza foi obrigado a interromper o curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo por sua militância política de esquerda.
*
Foi preso em 1966 pela exibição da peça francesa A idade do ouro.
Foi parar outra vez nos porões da ditadura em 1969 e 1972, acusado de ser comunista pelos órgãos de pressão.
Diretor da Funarte
No ano de 1990, exerceu o cargo de diretor do Departamento Nacional do Livro e foi também presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) entre 1995 e 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Jornal da Amazônia
Em parceria com o jornalista (hoje advogado) Mário Antônio Sussmann, Márcio Souza chegou a lançar o Jornal da Amazônia que, apesar do curto período em que circulou em Manaus, fez história e serviu de laboratório, à época, para estudantes de comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Irreverência
Devido à sua irreverência, Márcio Souza às vezes se envolvia em polêmicas, principalmente a ala conservadora.
No auge do Pasquim, o nanico que incomodava a ditadura, ele deu uma entrevista ao tabloide onde fez o comentário:
Š Meu irmão (Amercy Souza) dá aula no grupo escolar Universidade do Amazonas!
*
Foi o suficiente para professores e alunos da Universidade caírem de pau no escritor.
Última aparição
A última aparição pública de Márcio Souza foi na abertura da 6ª semana do Quadrinho Nacional, realizada dia 26 de abril deste anos, no auditória da Assembleia Legislativa.
Em sua palestra, Márcio resgatou a paixão de Joaquim Marinho pelas HQs. Hoje, o acervo do jornalista e radialista está na gibiteca da Biblioteca Pública.
Omar aposta as fichas
O senador Omar Aziz está confiante que vencerá as eleições em todos os municípios onde o PSD tem candidato.
Inclusive em Manaus, onde, segundo ele, David Almeida (Avante) deverá vencer a eleição.
Porto para Itacoatiara
O porto flutuante no município de Itacoatiara agora sai.
Quem está confiante é o garante é o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) participou na manhã desta sexta-feira (09), participou de uma reuhnioão0 com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
*
— Em maio, a Marinha do Brasil autorizou o Porto Chibatão a instalar o píer provisório. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) também concedeu a licença prévia para a implantação do Porto ם, revelou Leite.
Entenda
Na reunião da Suframa foi confirmado que a estrutura de 15 metros de profundidade será instalada estrategicamente antes das áreas críticas de navegação.
Isso vai permitir que os navios encostem na plataforma e descarregue para a balsa, assim diminuindo a carga e facilitando a
Solução na seca
De acordo com Sidney Leite, existe previsão de que no final de setembro e início de outubro – se a vazante continuar no mesmo ritmo – , um navio não conseguirá a passar.
*
— E essa estrutura de um carrossel de 22 balsas pode fazer esse trânsito de trazer insumos e levar produtos finalizados –, explicou o deputado federal.
Haddad garante...
O Ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) afirmou que o governo tem uma agenda de ajuste fiscal que não compromete o crescimento da economia.
Ao contrário, as reformas microeconômicas, como a tributária, contribuem para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) potencial brasileiro.
... Crescimento acima de 2,5%
Haddad disse saber que tem uma agenda difícil pela frente, de muito convencimento do Congresso e da Justiça, mas que a equipe econômica tem razões para acreditar que vai colocar o país em outro patamar.
*
— Em breve vamos rever o crescimento do país para além dos 2,5% –, assegurou o ministro.
Propaganda antecipada
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ajuizou representação na manhã desta segunda-feira (12/08) contra o prefeito e vice-prefeito de Tefé por propaganda política antecipada.
*
O que provocou a denúncia ao MP foram as postagens dos perfis das redes sociais do prefeito Nicson Marreira e vice-prefeito Gilmar Willian.
Apressadinhos
Por achar que podem tudo, eles fizeram divulgação e convocação da população para participar da convenção, com marketing propagandístico.
Última Hora
TUÍRE KAYAPÓ – Morre a líder indígena que ameaçou cortar com um facão a orelha de um diretor da Eletronorte
A líder e ativista indígena Tuíre Kayapó era o orgulho de seu povo. Morta no sábado (10), aos 57 anos. A líder Kayapó era o símbolo da luta de resistência contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Ela sofria complicações decorrentes de um câncer no útero. A informação foi confirmada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kaiapó do Pará.
Tuíre foi uma das primeiras mulheres indígenas a ter protagonismo. Ela liderou marchas e protestos em Brasília e participou de sessões públicas na Câmara dos Deputados em defesa da demarcação de terras e direitos dos povos originários.
O ativismo de Tuíre ficou marcado em 1989, quando encostou seu facão no rosto do então diretor da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes, durante um debate sobre a construção da usina de Belo Monte, à época chamada de Cararaô.
*
A repercussão do protesto levou o Banco Mundial a suspender o financiamento para a usina.
Na época, Tuíre tinha apenas 19 anos e falou língua do seu povo para protestar contra a construção. Segundo os indígenas, Belo Monte causaria um grande impacto ambiental na região. Depois disso, o projeto da usina ficou interrompido por dez anos.
ORGULHO
Elas são poderosas. A Olímpiada de Paris é prova disso. Pela primeira vez na história, as mulheres conquistaram mais medalhas do que os homens nas Olimpíadas. Das 20 conquistadas, 12 foram delas, sete deles e uma mista – no judô por equipes. O encerramento do quadro de medalhas nas Olimpíadas veio com o bronze do vôlei e a prata do futebol femininos.
Nas Olimpíadas de Paris 2024, o saldo do Brasil é de três ouros, sete pratas e dez bronzes, 20 pódios no total. Detalhe: os três ouros são femininos da recordista Rebeca Andrade, na ginástica, de Beatriz Souza, no judô, e da dupla Duda e Ana Patrícia, no vôlei de praia.
VERGONHA
Apareceu mais uma filha para Neymar Jr., mas parece que o ex- craque, como sempre, rejeita a menina. E enquanto Neymar Jr aguarda o resultado de mais um teste de DNA, a suposta quarta filha do jogador, de 10 anos de idade, gravou um vídeo desejando feliz dia do pais para o atleta. A menina seria fruto de uma relação do jogador com uma ex-modelo húngara, na Bolívia. em 2013. Que vergonha, hein, a criança não tem culpa, não é? o entanto, no vídeo publicado em uma rede social, a pequena Jásmin Zoé, filha de Gabriella Gáspár e possivelmente de Neymar, declara: "Feliz Dia dos Pais". Em seguida, a criança manda um beijo para a câmera.
OUTRAS PALAVRAS
“NÓS NÃO TEMOS COMPETÊNCIA PARA ACABAR COM O BRASIL. O BRASIL VAI SOBREVIVER A TODAS AS BOBAGENS QUE NÓS FIZERMOS", Delfim Netto