Conhecido como o “ bruxo” do marketing político, Egberto Batista é o novo coordenador da campanha do governador Wilson Lima (União Brasil) à reeleição.
Para quem não conhece a fera, Egberto é um velho conhecido de campanhas políticas no Amazonas, já tendo assessorado os ex-governadores Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo, mas sempre de forma discreta, silenciosa, e sem grandes exposições. Mas o bruxo ficou conhecido mesmo foi como o autor do mais duro golpe político sofrido por Lula na eleição de 1989. Foi Egberto Batista que levou ao programa eleitoral de Fernando Collor a ex-namorada de Lula Míriam Cordeiro.
Ela acusou Lula de tentar forçá-la a fazer um aborto. O depoimento de Míriam foi ao ar na última semana da campanha eleitoral, quando Lula vinha subindo nas pesquisas. Num país conservador e cristão, foi esse factoide criado por uma armação maligna que fez Lula desabar nas pesquisas e deu a vitória a Fernando Collor de Mello. Lula se defendeu levando ao seu programa eleitoral Luriam, sua filha com Míriam. O petista provou que tinha registrado a paternidade da menina. Mas o estrago já estava feito.
O sequestro de Abílio Diniz
Dizem, dizem, eu não sei, que também saiu de outra ideia maligna da cabeça do “bruxo” Egberto, acusar de forma leviana o envolvimento do PT no sequestro do empresário Abílio Diniz, executivo do grupo Pão de Açúcar, em 1989.
Pá de cal
Junto ao escândalo de Míriam Cordeiro, o fato foi decisivo para o resultado do segundo turno das eleições e a pá de cal no sonho do metalúrgico chegar à presidência,
Desmontada a farsa
Jornais da época suscitavam envolvimento do PT na ação, usando fontes da polícia.
Após a vitória de Collor, as acusações foram desmentidas.
*
Isso foi confirmado depois de uma analise nos jornais O Globo, Jornal do Brasil (JB) e Folha de S. Paulo, de 17 a 20 de dezembro de 1989.
Maldade premiada
Egberto era um dos coordenadores da campanha de Collor. Quando Collor assumiu, foi nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Regional.
Neste cargo, ele coordenava a distribuição de verbas para os programas de desenvolvimento nas regiões Norte e Nordeste.
Abenção Francisco
Mas nem só de “ bruxos’ depende a campanha do governador Wilson Lima. Na segunda-feira, 14, ele se reuniu com o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e aproveitou para mandar um recado ao Papa Francisco.
*
— Em nome do povo do Amazonas, cumprimento Vossa Santidade, desejando saúde e sabedoria e o convidando para conhecer o Amazonas, uma terra rica, preservada e abençoada por Deus na nossa imensa Amazônia.
Santo da floresta
De quebra, o governador entregou uma imagem de São Francisco feita com madeira manejada de reflorestamento para Dom Leonardo presentear Francisco.
Lula corre perigo
A segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em espaços públicos vem preocupando, e muito, os coordenadores da campanha.
O comício de Belo Horizonte realizado na noite desta quinta-feira (17) marcou a estreia de um amplo esquema de segurança da Polícia Federal (PF).
Snipers
Durante o evento, havia um grupo de integrantes do Comando de Operações Táticas (COT), unidade de elite da PF usada em situações de alto risco, snipersposicionados em pontos estratégicos, agentes à paisana e monitoramento do local por drone.
Ameaças
Além disso, o esquema foi reforçado por uma força extra de membros da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito.
*
Toda essa estrutura foi planejada após serem identificadas nas últimas semanas ameaças contra o candidato a presidente do PT.
Alto nível de risco
O esquema de segurança leva em conta o grau de exposição a que Lula está submetido, de acordo com a avaliação da PF.
Em uma escala de 1 a 5, o ex-presidente está classificado com o mais alto nível de risco.
Bomba anunciada
No dia 5 de agosto, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo (SP), recebeu uma ligação anônima de uma pessoa que disse que haveria uma suposta explosão no local quando Lula estivesse presente durante o lançamento do livro "Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto", de Clara Ant, assessora especial do ex-presidente.
Varredura
Horas antes de Lula chegar ao evento, a PF mobilizou uma equipe de agentes e peritos para fazer uma varredura em cada um dos pavimentos do prédio e no perímetro próximo.
Todo tipo de objeto suspeito foi descartado às pressas pelos policiais. A situação foi controlada, mas a equipe ficou em alerta.
Planejando atentado
Ainda no início deste mês, durante viagens de Lula ao Nordeste, a PF identificou um grupo de WhatsApp no qual um dos integrantes faz uma ameaça contra o ex-presidente.
O plano
No diálogo, uma pessoa descreve um plano de como executar um ataque e explica como sair sem ser identificado após o atentado.
*
Após levantar informações sobre o caso, agentes descobriram que o suspeito estava em outro estado, distante do evento do qual o candidato do PT participaria.
Bolsonaro agride youtuber
O presidente Jair Bolsonaro (PL) partiu pra cima do youtuber Wilker Leão, nesta quinta-feira (18), na saída do Palácio da Alvorada. O Youtuber sempre fica no local e faz vídeos em que provoca apoiadores do presidente.
*
O blogueiro começou a fazer perguntas quando foi empurrado por alguém da segurança de Bolsonaro.
“Tchutchuca do Centrão”
Irritado, ele passou a xingar o presidente de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”.
Os carros do vovô
A exposição “Expossante – O que é bom não sai de moda” segue em cartaz até este domingo (21) na Praça de Eventos, do piso L1 do Shopping Ponta Negra. O público pode visitar o espaço de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo, das 14h às 21h.
Preciosidades
A exposição reúne 10 modelos de veículos clássicos e esportivos que são sucessos atemporais entre os apaixonados por carros.
Entre as preciosidades em exposição estão o Corcel I do ano de 1975 e o Rural Willis de 1969.
Até o Chevette Hatch
Outro clássico é o Fiat 147C, ano 1986. O carro tem câmbio de cinco marchas e tacômetro no painel de instrumentos e motor 1300cc. Os visitantes podem ver de perto também o Chevette Hatch 1980.
ÚLTIMA HORA
CUIDADO – Golpe da “ Mão Fantasma” já fez 40 mil vítimas
O Golpe da Mão Fantasma, também conhecido pelo Golpe do Acesso Remoto, é uma nova categoria de golpe de alto risco que ataca exclusivamente dispositivos móveis, sendo descrito pelos especialistas como "uma mão invisível, que usa o seu celular bem na sua frente". A nova modalidade de golpe já totaliza mais de 40 mil vítimas no Brasil e em países da América Latina e voltou com força total durante o período da pandemia. O golpe normalmente começa com uma ligação na qual o criminoso se apresenta como funcionário de uma instituição financeira. As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional, afirmando que há uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, tentativas de invasão na conta, e até mesmo solicitação para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo.
*
O golpe acontece quando o “atendente” solicita a instalação de um app para rastrear a suposta transação alegando que seria para descobrir quem estaria usando seu app BB. Caso você instale esse app os criminosos terão acesso a todo o conteúdo do seu celular.
ORGULHO
Com vestido e coroa de princesa, a professora Andreia Souza Cássio faz valer o título de educadora! Ela criou uma Preta Princesa e tem falado sobre inclusão de forma leve e lúdica aos alunos de uma escola municipal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.A personagem, que apareceu agora na mídia, existe há cinco anos e ensina aos pequenos sobre representatividade no ensino, sobre a história e a cultura afro-brasileira. As aulas da Preta Princesa levam histórias, danças e cantigas que fazem os olhos dos alunos brilharem. Andrea conta que viu que precisava recriar o cotidiano da escola e, desde então, “convida” a princesa para as aulas. Uma professora e tanto.
VERGONHA
A ação que a cantora Daniela Mercury abriu contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ontem à PGR (Procuradoria-Geral da República), após determinação do STF (Supremo Tribunal Federal). No processo, Mercury acusa Eduardo de tê-la difamado ao publicar uma fake news em suas redes sociais. O filho de Bolsonaro havia compartilhado um vídeo editado no Twitter, depois excluído, em que a artista supostamente falava que Jesus Cristo era “gay, muito gay, muito bicha, muito viado, sim”. Na verdade, ela se referia ao amigo Renato Russo. As imagens são de Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2018. Durante a apresentação, Daniela criticou a retirada da peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu” da programação do evento. O espetáculo tinha como protagonista uma atriz trans, Renata Carvalho, que interpretava Jesus. Na época, a peça foi alvo de protestos.