Você, inocente eleitor, colocaria fé em um político que tem três candidatos a presidente? Aquele que acende uma vela pra deus e outra poro diabo? É claro que não, não é mesmo?
Pois esta é a estratégia do nacional do PSD, Gilberto Kassab, que ele próprio convencionou chamar de “movimento três em um". Isto é, três presidenciáveis para uma candidatura – Ronaldo Caiado (PSD), Ratinho Jr. (PR) e Eduardo Leite (RS), que hoje se autoproclamam candidatos a candidatos para concorrer à sucessão de Lula (PT).
O que ninguém ainda não sabe, é como o senador Omar Aziz (PSD-AM) vai conviver nesse ninho de cobras, s endo um aliado histórico do presidente Luiz Inácio Lua da Silva.
Para se te a ideia do saco de gatos que o PSD pode virar, o abominável líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) – que não tem nada a ver com o partido –, comemorou entusiasticamente a
decisão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de deixar o União Brasil e se filiar ao PSD.
Metendo o nariz,
Para Sóstenes – aquele que guardou R$ 430 mil em espécie dentro do guarda-roupa de sua casa –, o a mudança reforça o afastamento do PSD do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026.
...onde não é chamado
— A saída de Caiado do União Brasil e sua ida para o PSD é uma boa notícia” para a oposição e mais uma perda para o Palácio do Planalto
Do centro pra direita
Ao adotar a estratégia “três em um”, o PSD de Gilberto Kassab migrou do centro para a direita. Mas, o que pretende o cacique pedessista ao adotar com essa postura?
*
De cara, ele tem três objetivos: O primeiro é eleger a maior e mais forte bancada congressual, desbancando na Câmara o PL de Valdemar Costa Neto.
Quero ser grande...
Ao atirar para todos os lados, Kassab acredita que possui grandes chances nas disputas estaduais pelo Senado.
Em outros termos, o PSD tem agora três pré-candidatos a presidente e dois potenciais senadores eleitos.
... na Câmara e no Senado
O PSD também trabalha com a possibilidade de saltar de 47 para 80 parlamentares na Câmara e voltar a ter 15 senadores, após ter perdido um deles para o PL (Carlos Portinho).
Ele está de olho...
O segundo objetivo de Kassab é o futuro do próprio Kassab, que quer ser governador de São Paulo a partir de abril de 2030.
... é no governo dele!
Para isso, ele precisa que Tarcísio de Freitas (Republicanos) seja candidato à reeleição em São Paulo. E o escolha ou o aceite como vice na chapa deste ano.
Discurso murista

O terceiro objetivo de Kassab, com o lançamento de três nomes para o Planalto, é criar um discurso de "neutralidade propositiva" – no popular, em “cima do muro – na provável polarização entre o presidente Lula (PT) e Flávio Bolsonaro.
*
Essa condição retira o peso hoje colocado sobre os candidatos do PSD a governador e ao Congresso nos estados de se posicionarem entre um ou outro polo, facilitando seus projetos regionais.
Aval do presidente
E por falar em senado, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) está aguardando o momento certo para apresentar sua candidatura ao presidente Lula.
Bom sinal
No entanto, Marcelo já teve um sinal de que vai poder cotar com o apoio do presidente.
Na única vez que o presidente fez referência a isso foi na posse da ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais.
*
— Foi quando ele me cumprimentou dizendo: “meu senador pelo Amazonas” –, disse ao portal o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Lula só em março
Nesse ínterim, enquanto aguarda o reforço de Lula, Marcelo Ramos conversou com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e o deputado federal José Guimarães, coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT Nacional.
*
— Ambos reafirmaram a candidatura como parte do projeto nacional do PT para o Senado. Segundo o Edinho, agora em fevereiro e março o presidente chamará os pré-candidatos ao senado para organizar o palanque em cada Estado –, adiantou Marcelo.
O lago do lixo

Esta é a situação de um igarapé que fica na rua Dom Jackson Damasceno, no conjunto João Bosco, no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus.
O volume de lixo é tão grande que chega a acobertar o leito do igarapé quase que totalmente.
*
Nesta situação, os moradores do condomínio são obrigados a conviver com ratos, baratas, moscas e toda ordem de insetos.
Alô, prefeitura!
Preocupados com o “lago do lixo”, condôminos já ligaram para a Secretaria Municipal de Limpeza Púbica cobrando uma providência.
Mas até agora... nada!
Cruz credo!
Não e só isso, o estado de abandono e falta de segurança da rua Dom Jackson – onde existem ao menos mais três prédios de apartamentos – é tamanho que, no dia 13 de março de 2025, um corpo esquartejado foi encontrado dentro de uma mala, boiando no igarapé.
Lula passa por cirurgia...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de catarata na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília, e recebeu alta poucas horas depois, segundo informou o Palácio do Planalto.

... de catarata!
O procedimento ocorreu sem intercorrências no Hospital de Olhos CBV, na Asa Sul, onde o presidente chegou por volta das 7h40 e deixou o local às 10h, após acesso por uma entrada reservada, com esquema de segurança reforçado.
BARRACO NA REALEZA – Príncipe Harry joga m(*) no ventilador e detona o pai, que por sinal é o Rei

Quem disse que a família real não sai no pau? Sai sim, e às vezes entre eles mesmos. Desde que se afastou da Família Real Britânica lá em 2020, Príncipe Harry tem aproveitado a liberdade para falar (e muito) sobre seus parentes, incluindo o seu pai, o Rei Charles III. Uma das revelações de Harry envolve algo que seu irmão William e sua cunhada Kate Middleton fazem que o rei “não consegue tolerar”.
De acordo com a revista Monet, a revelação saiu do controverso livro de memórias de Harry, O Que Sobra, publicado lá em 2023. Em um momento do livro, referindo-se ao ano de 2015, Harry contou que o então príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker-Bowles, tinham ciúmes da atenção pública que William e Kate recebiam.
— Willy* fazia tudo que ele (Charles) queria, e às vezes ele [Charles] não queria que ele [William] fizesse muito, porque meu pai e Camilla não gostavam que Willy e Kate recebessem muita publicidade –, escreveu o marido de Meghan Markle.
Segundo Harry, a equipe de Charles fazia absoluta questão que Kate nunca fosse fotografada em um evento real segurando uma raquete de tênis, porque isso tiraria Charles e Camilla de qualquer capa.
*
Esse medo de Charles de perder os holofotes continuou. Harry conta que, em 2017, quando apresentou Meghan à família, o pai novamente teria ficado com medo porque Meghan teria o potencial de “dominar a monarquia”. De acordo com o príncipe, Charles tinha medo de alguém de fora da família real, como a falecida Princesa Diana, “roubasse” a atenção da mídia.
ORGULHO

Mais um planeta foi descoberto pela Nasa e, segundo a agência espacial norte-americana, ele tem grande possibilidade de ser parecido com a Terra, semelhante em alguns aspectos. As informações são do portal SoNotíciaBoa.
O anúncio, feito nesta terça, 27, diz que o planeta HD 137010 b é rochoso, orbita uma estrela semelhante ao Sol e está a cerca de 146 anos-luz de distância.
Porém, a Nasa informou que ele planeta pode ser mais frio do que Marte, o planeta congelado, no entanto, poderia abrigar vida. O exoplaneta foi captado pelo telescópio espacial Kepler, aposentado em 2018 e os dados dele ainda estão sendo explorados.
VERGONHA

A discriminação contra os povos indígenas no Brasil é um problema histórico e persistente, manifestando-se de diversas formas, incluindo preconceito social, desigualdade no acesso a direitos básicos, apropriação cultural sem reconhecimento e violência física e institucional. Mas até hoje tem gente dizendo que “ isso não existe”. Existe uma percepção comum e estereotipada de que o indígena "autêntico" deve viver isolado em uma aldeia, usando roupas tradicionais e arco e flecha. Quando um indígena frequenta a universidade, usa celular ou vive em um centro urbano, ele frequentemente enfrenta questionamentos sobre sua identidade e sofre preconceito por não se encaixar nesses padrões fantasiosos.
Os povos indígenas frequentemente enfrentam dificuldades no acesso a direitos básicos, como saúde e educação de qualidade, de forma semelhante a outros grupos étnicos marginalizados no Brasil. Muitos indígenas que migram para as cidades vivem em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social. A discriminação também ocorre no âmbito institucional e político. O ódio contra culturas e povos diferentes (xenofobia) também é um fator, incitando violações de direitos e desrespeito. Estudos recentes apontam que um em cada cinco brasileiros manifesta preconceito em relação aos indígenas.
OUTRAS PALAVRAS

“EU DIGO: NÃO HÁ NO BRASIL, NÃO HÁ NO MUNDO NINGUÉM TÃO TERNO, NINGUÉM TÃO PASSARINHO COMO O MANÉ." (Nélson Rodrigues - escritor, dramaturgo e jornalista esportivo, sobre Garrincha)