Ir para o conteúdo

Dito & Feito: PÂNICO NAS ALTURAS

Em pane, avião do presidente Lula voa em círculos durante 5 horas para despejar combustível e pousar em segurança

Charge de Mário Adolfo 

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e comitiva que viajaram ao México  para participar da solenidade de posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum, nesta terça-feira (1º), passaram por momentos de tensão e medo no voo de volta ao Brasil. O avião em que viajavam, o Brazilian Air Force 1, um Airbus A319, teve que passar  5 horas voando em círculos sobre a região do aeroporto mexicano por causa de um problema técnico. A medida foi necessária para despejar combustível, a fim de reduzir o peso da aeronave e viabilizar a aterrissagem segura.

A FAB tinha informado que a aeronave teve de gastar combustível, no ar e em movimento, para, depois, voltar à base aérea de Santa Lucía, de onde decolou às 17h19 no horário de Brasília.

Fim do sufoco

O avião do presidente só pousou às 22h16 (horário de Brasília) na Cidade do México o avião. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o pouso se deu "em segurança". No Instagram, o governo publicou vídeo de Lula desembarcando do avião.

Susto: Avião de Lula pousa em segurança após a pane no voo de volta ao Brasil

Quem estava no voo

Estão no avião presidencial também a primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), além do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e assessores.

E dá-lhe, Haddad!

A banda dos descontentes continuam tecendo críticas ácidas ao governo Lula.

Enquanto isso o país vai se recuperando aos poucos depois do estrago bolsonarista.

Nesta quarta-feira (2) agência norte-americana de classificação de risco Moody’s elevou a nota de crédito soberano do Brasil de Ba2 para Ba1.

A um passo do paraíso

A agência de rating reafirmou a perspectiva positiva para o país, que havia sido estabelecida em maio.

Com a melhora da classificação de risco, o Brasil está a uma nota do chamado grau de investimento, a nota de corte para que uma instituição ou país seja considerado um porto de investimentos seguros.

Dólar começa a cair

Enquanto isso, o  dólar recuava frente ao real nas primeiras negociações desta quarta-feira, à medida que investidores ainda digeriam a melhora na nota de crédito do Brasil pela Moody’s.

Às 9h05, o dólar à vista caía 0,92%, a 5,4140 reais na venda.

*

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha queda de 0,23%, a 5,432 reais. Na terça-feira, o dólar à vista fechou em alta de 0,27%, cotado a 5,4640 reais.

Amom e o clima

O candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania)  é o campeão em propostas para lidar com a seca que castiga o Amazonas e deixa a capital em “estado de emergência.”

Ele apresenta em seu programa 23 propostas, 47% do total dos 5 candidatos, em seu plano de governo.

Preservar igarapés

Entre as propostas de Amom se destacam a  preservação dos igarapés; ampliação das regras de processos administrativos por crimes ambientais; plano de emergência para a qualidade do ar; e “árvores líquidas”, totens de algas que capturam dióxido de carbono no lugar de plantas adultas.

O que diz o prefeito

O atual prefeito David Almeida (Avante) tem 9 propostas entre elas dar continuidade a programas já existentes como: “Anjos da Floresta”, que instala eco barreiras e revitaliza as matas ciliares nos rios.

*

Ele também quer  aprovar o plano municipal de saneamento básico; e ampliar pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis.

Práticas sustentáveis

Marcelo Ramos (PT), o candidato do presidente Lula, propõe, se eleito, colocar e prática  5 iniciativas para fazer frente à estiagem, entre elas a criação de projetos de bioeconomia e agroecologia; preservação de áreas verdes; e programas de sensibilização e promoção de práticas sustentáveis além do foco na gestão de mitigação de riscos e adaptação às mudanças climáticas.

A hora do basta

A criação de um “Conselho de Indústria da Defesa da Amazônia” (CONDEFESA),  em parceria com o  Alto Comando das Forças Armadas,  seria  uma iniciativa louvável, levando em conta que está na hora de colocar um basta nos incêndios na floresta, a invasão de garimpeiros em terras indígenas, a poluição dos nossos rios por mercúrio e   deter o avanço do narcotráfico na região, mazelas que cresceram  ainda mais nos quatro anos do governo Bolsonaro.

*

No entanto, a própria mídia nacional está questionando o objetivo do Conselho, levando em conta sua ligação com os objetivos da extrema direita.

Golpista

Pra se ter uma ideia, o  diretor–executivo do Condefesa será o General Omar Zendim, que em fevereiro de 2024 foi exposto pela imprensa enquanto braço direito do também general Estevan Theophilo.

*

Theophilo  é  o mesmo que foi apontado pela PF como o oficial que teria concordado em dar o golpe, caso Bolsonaro assinasse o decreto do Estado de Sítio.

Soberania da região

De acordo com o site oficial do Exército Brasileiro, o objetivo do CONDEFESA Conselho  é fomentar as empresas do Polo Industrial de Manaus para o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos militares que “contribuirão para a manutenção da soberania brasileira na região amazônica.”

Tomara que seja verdade

O Conselho é reforçado pelo apoio da  Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM).

Isto porque o objetivo do CONDEFESA  é fomentar as empresas do Polo Industrial de Manaus para o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos militares que “contribuirão para a manutenção da soberania brasileira na região amazônica.”

*

O presidente da Fieam, Antônio Silva, será o presidente do Conselho.

Deixaram a boiada passar

No entanto, a bem, da verdade, boa parte dos setores que integram o “Conselho de Indústria da Defesa da Amazônia” silenciaram diante da omissão do governo passado, e alguns até aplaudiam os desmandos do imbrochável, que durante os quatro anos “ deixou a boiada passar na Amazônia”. Ou quem não lembra do Ricardo Salles?

Aplaudem e pedem bis

No Amazonas, por exemplo, onde Jair não meteu um prego – só ferrou a Zona Franca, não comprou  vacina e nem mandou oxigênio pra evitar as mortes pela Covid-19 2 –, os políticos deram até um Título de Cidadão para  ele. E a maioria dos empresários aplaudiram e pediram bis.

Ação orquestrada

Está cada vez mais evidente de que os incêndios na floresta são uma ação orquestrada para comprometer o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

*

Durante operação os crimes de desmatamento, nesta segunda-feira (30), a  Polícia Federal no Acre, prendeu dois criminosos provocando  incêndio em uma área federal de aproximadamente 950 hectares.

Incendiários

Além do cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e dos investigados presos, a  PF também apreendeu 1.100 cabeças de gado, um veículo, duas armas de fogo, entre outros equipamentos utilizados pelos criminosos.

ÚLTIMA HORA

CARMEN LÚCIA – Crime organizado tenta  influenciar e se infiltrar nas eleições e isso é “bastante grave"

A quatro dia do 1º turno das eleições municipais, a serem realizadas em 6 de outubro, a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, ressaltou que a tentativa do crime organizado de influenciar e se infiltrar nos pleitos é “bastante grave” e “não pode ser subestimada”. “Há um risco real de que esse comportamento se estenda às instâncias estaduais e até nacionais. É grave esse atrevimento criminoso. […] Há indícios de envolvimento de facções criminosas. Tudo isso mostra que a questão não pode ser subestimada”, disse, em entrevista ao jornal O Globo.

*

— Devemos adotar medidas imediatas, tanto para evitar que os criminosos alcancem seus objetivos quanto para impedir que algo que já tenha começado em outros momentos se perpetue , adverte a ministra.

ORGULHO

Aos 16 anos, Prisha Tapre, uma adolescente de Watford, Reino Unido, conseguiu um feito extraordinário: adolescente cruzou o Canal da Mancha a nado.

O desafio, que parecia impossível para muitos, foi motivado pela vontade de arrecadar fundos para uma instituição de caridade que combate a fome infantil.

Após quatro anos de intenso treinamento, Prisha se superou e cumpriu seu objetivo, nadando por horas nas águas geladas e desafiadoras do canal. Prisha, que começou a nadar aos 12 anos, enfrentou grandes desafios físicos e emocionais durante a travessia. A sensação de medo inicial foi superada com o nascer do sol, quando ela percebeu que o pior já havia passado.

VERGONHA

Em seu artigo “A Eterna Zona Franca de Manaus, no Migalhas, Kiyoshi Harada destila seu veneno contra o modelo econômico do Amazonas em defesa da indústria de São Paulo. Ele chega a escrever que  “a ZFM está fadada a continuar com o seu fracasso quanto ao atingimento dos objetivos visados pelo legislador”. Segundo o  articulista de Migalhas, a reforma tributária, aprovada pela EC 132/23, “perdeu a excelente oportunidade de colocar um fim nessa ZFM, ao estender os benefícios fiscais vigentes atrelados aos novos tributos que criou”. Em outro trecho do artigo, Harada diz que “cerca de 67 anos se passaram e até hoje não se concretizou o objetivo de desenvolver o polo industrial e comercial naquela região”.

Sem dúvida, o cidadão não conhece o Pólo Industrial de Manaus, nem os benefícios que o modelo de desenvolvimento traz para a região.

OUTRAS PALAVRAS

“ANTES DE MAIS NADA FICA ESTABELECIDO QUE NINGUÉM VAI TIRAR MEU BOM HUMOR”, Fernando Sabino
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes