Jair Bolsonaro (PL) odeia comunista, certo? Certo! Por isso mesmo ele não quer nem papo com comunista certo? Errado, na semana passada o presidente brasileiro esteve com Vladimir Putin e saiu falando maravilhas do presidente russo que nesta quinta-feira, 24, estarreceu o mundo ao invadir a Ucrânia, matando civis inocentes que nada tinham a ver com seu sonho megalômano de restabelecer o império soviético”.
Na verdade, Bolsonaro só se aproximou do comunista russo porque seu ídolo, Donald Trump, de extremíssima direita, perdeu a eleição para o democrata Joe Biden e ele ficou isolado de grandes potências, uma vez que agrediu quase todas. No encontro do Kremelin, numa quarta-feira, 16/02, mesmo sabendo do temor de parte da comunidade internacional em relação a uma possível invasão russa à Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou a relação do Brasil com a Rússia como um "casamento perfeito". E elogiou o presidente Vladimir Putin após o encontro com o presidente russo em Moscou, dizendo que ele "busca a paz". Não foi o que o mundo viu ontem.
Casamento perfeito
Aliás, Jair disse que, realmente, é “mais que um casamento perfeito o sentimento que eu levo para o Brasil”.
— E senti também, pela fisionomia, pelo que foi tratado até fora da agenda oficial, com autoridades russas, em especial com o presidente Putin, que é esse o sentimento que ele também tem –, disse Bolsonaro, após mencionar que os dois países têm interesses comuns.
Só os brasileiros?
Agora que o estrago está feito, Bolsonaro, que na semana passada reforçou laços diplomáticos com a Rússia, informou nas redes sociais, nesta quinta-feira, 24, que está preocupado com a situação da Ucrânia e que está “totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia”.
Lula cutuca
Já o ex-presidente Lula aproveitou para ironizar Bolsonaro, lembrando que o presidente saiu de lá garantindo que a Rússia retiraria suas tropas da fronteira com a Ucrânia.
— Aliás, parece até uma piada. O Bolsonaro foi lá dizendo que ia resolver a paz e agora eu acho que é importante mandar ele lá para a Ucrânia, para ver se ele consegue resolver o problema –, cutucou o petista.
O rei da fake News
Lula disse ainda que “Bolsonaro adora contar mentira, fazer fake news”.
— Ele tentou passar para a sociedade que foi lá em uma missão.
Em defesa da ZFM
Durante a 302ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) , o governador Wilson Lima saiu em defesa da Zona Franca de Manaus, independente do que pensam os economista do governo.
Modelo intocável
Lima avaliou que a ZFM tem dado resultados para o Brasil e defendeu a sua intocabilidade.
— Esse é um modelo que não pode ser atingido, é um modelo que tem dado resultados para o Brasil, e tem sido uma carga muito pesada para a indústria e também gestores.
Faturamento recorde
O governador reforçou que ano passado a indústria instalada em Manaus teve faturamento recorde de R$ 158 bilhões, de acordo com dados da Suframa.
— Esse montante é equivalente a quase 30 bilhões de dólares e significou um aumento de 31,9% na comparação com 2020 , observou o chefe do Executivo.
Cão de guarda
O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi surpreendido com uma resposta agressiva do senador Esperidião Amin (PP), durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Como um “cão de guarda brabo”, O catarinense defendeu ações do governo Jair Bolsonaro para a compra de vacinas, em resposta às críticas do ex-presidente da CPI da Pandemia.
Arranca-rabo
O arranca-rabo aconteceu nesta terça-feira (22), quando o ex-presidente da CPI da Covid detonou o governo federal.
— Se tem vacina hoje foi porque nós denunciamos e cobramos. O governo nunca teve interesse, era negacionismo de manhã, de tarde e de noite –, disse Aziz.
“O circo acabou”
Esperidião Amin saltou nas tamancas e contra atacou. Lembrou que está careca de saber que o Executivo botou vacina no “braço de quem quis”.
— Ele comprou, não foi você que mandou. O seu palco fechou, o seu circo já acabou –, disse, em alusão à CPI.
Para inglês vê
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, apresentou ao embaixador britânico no Brasil, Peter Wilson, o Plano de Ação de Manaus (MAP - sigla para o nome em inglês, Manaus Action Plan).
A reunião para apresentação das principais diretrizes do documento ocorreu nesta quarta-feira (23/02), em Brasília.
Meu amigo Charles
O MSP é um desdobramento do encontro que o Amazonas teve com o Príncipe Charles, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia.
Laços com Reino Unido
Além de estreitar os laços entre o Amazonas e o Reino Unido, o encontro teve por objetivo apresentar os principais projetos que o estado preparou para a 12ª Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que tem o governador Wilson Lima como atual presidente.
UM “SAFONEIRO” NO PLANALTO – Bolsonaro pode ter ministro dos teclados como candidato a vice-presidente
O presidente Jair Bolsonaro tem preferência pelo general Braga Neto para ser candidato a vice na tentativa de reeleição.
No entanto, o ex-capitão não descarta o titular do Turismo, Gilson Machado (sem partido), conhecido como “ministro sanfoneiro” ou “safoneiro do Bolsonaro” por já ter se apresentado com o instrumento ao lado do presidente. Machado, que esta semana estava em Manaus, segue à risca a cartilha do bolsonarismo na tentativa de se manter no páreo para a vaga. É um dos mais ferrenhos defensores do chefe e um dos mais agressivos nas críticas ao ex-presidente Lula (PT), que lidera as pesquisas.
Hoje, a preferência de Bolsonaro é por ter como vice o ministro da Defesa, general Braga Netto. Mas, em suas postagens, Gilson Machado não esconde que se considera um bom nome para acompanhar o presidente na busca pela reeleição.
— Sou sanfoneiro nordestino com muito orgulho. Não sou lambe-botas de presidiário e cachaceiro –, acrescentou, numa referência direta a Lula, atual favorito ao Palácio do Planalto, segundo as pesquisas.
ORGULHO
O indiano Rameshbabu Praggnanandhaa, de 16 anos apenas, conseguiu uma vitória surpreendente sobre o número 1 do mundo no xadrez, o norueguês Magnus Carlsen, de 31 anos.
A vitória foi no torneio online rápido Airthings Masters, após 39 lances com as peças pretas. Rameshbabu ganhou o título de o mais jovem a derrotar o líder do ranking, desde que o norueguês conquistou o título mundial em 2013. Nascido em Chennai, no estado de Tamil Nadu, Praggnanandhaa tornou-se o mestre internacional de xadrez mais jovem da história em 2016, com apenas 10 anos. Em 2018, tornou-se Grão-Mestre, mais alto grau de competitividade a ser conquistado no xadrez.
VERGONHA
Polícia Civil prendeu o pastor Cosme da Silva Nobre, em Altamira, no sudoeste do Pará. Detido na manhã de domingo (20), ele é acusado de estupro de vulnerável. A informação é do portal Confirma Notícia. Ainda segundo a polícia, a Justiça havia expedido um mandado de prisão contra o pastor. Segundo a Polícia Civil, pelo menos três meninas denunciam ter sido vítimas do acusado. As denúncias foram registradas na Delegacia da Mulher de Altamira (DEAM). E as investigações possibilitaram que a autoridade policial solicitasse, à Justiça, a prisão do pastor, que foi decretada. Ele foi levado inicialmente para Seccional Urbana de Altamira e, em seguida, para uma unidade prisional, onde ficará preso à disposição da Justiça.