Ir para o conteúdo

Dito & Feito: PARANÓIA DE DIREITA – Na loja do “véio da Havan” de Manaus não existe caixa de Nº 13

O empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, decidiu abolir os caixas 13, mesmo número do Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula

Charge de Mário Adolfo

Havan, a segunda mega loja que o empresário Luciano Hang inaugurou em Manaus, na Avenida das Torres, no dia 06 de julho deste ano, tem uma peculiaridade no mínimo curiosa e ao mesmo tempo paranoica.

Bolsonarista roxo e inimigo mortal de Lula e da esquerda que apoia o presidente petista eleito, o “véio da Havan”, como é chamado, deu uma ordem que seus funcionários seguem à risca (e ai daquele que não siga): em nenhuma de suas lojas existe o caixa de Nº 13, o número da sigla do PT.

Ao saber da novidade, um consumidor que estava em dos caixas efetuando um pagamento perguntou ironicamente:

— Se bobear devem existir três ou mais caixas de Nº 22?

Herança da ditadura

Para entender porque cada partido tem um número fixo na sigla é preciso fazer um resgate da história.

Em 1982, em plena a ditadura militar, as eleições para governador – a primeira depois do golpe de 1964 –,   trouxeram uma novidade: o retorno do pluripartidarismo.

*

Até então, Arena e MDB eram os únicos partidos permitidos no país.

Um número para cada um

Logo, as agremiações regulamentadas para aquela disputa passaram por um sorteio com números de 1 a 5.

O PDS, sucessor da Arena e partido de Paulo Maluf, recebeu o 1; O PDT, de Leonel Brizola, o 2; O 3 foi sorteado para o PT, de Luiz Inácio Lula da Silva; O 4 foi dado ao PTB, de Ivete Vargas e Jânio Quadros, e o PMDB (antigo MDB), de Ulysses Guimarães, ficou com o 5.

Dois dígitos

Em 1985, a Justiça Eleitoral definiu que todas as siglas deveriam se apresentar com dois dígitos. Cada um dos partidos adicionou uma dezena a sua numeração.

Quatro das cinco siglas mantém sua composição e número. O PDT é o 12; PT, o 13; PTB, o 14; e MDB, o 15.

*

O PDS (o partido da ditadura)  se uniu ao PDC em 1993 e formou o PPR. Após duas reformas internas, o partido se tornou em 2003 o PP, de número 11.

Como surgiu o 22

Ainda em 1985, 24 novas siglas obtiveram registro ― parte delas provisoriamente.

Elas foram distribuídas do 16 ao 40 de acordo com a aprovação do processo.

*

Foi quando surgiram, por exemplo, o PL do presidente Jair Bolsonaro, com o 22, e o PSB do candidato à vice-presidência Geraldo Alckmin, com o 40.

Pressionado em casa

O relator da reforma tributária no Senado,  Eduardo Braga (MDB-AM), já começou a receber as primeiras pressões. E dentro da própria casa.

As indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus pedem mudanças no primeiro projeto de lei da reforma tributária, que será analisado no Senado a partir deste mês, sob a relatoria do parlamentar da região.

Esqueceram de nós

A avaliação é que pelo menos quatro grandes setores não foram totalmente atendidos pela proposta em relação a um dos subsídios dados às empresas locais: duas rodas, ar-condicionado, confecções e plástico.

Primeiro os meus

Braga já sinalizou que fará ajustes no texto que saiu da Câmara.

As alterações precisam também do aval de senadores de outros estados.

*

E aí é que está o problema, porque o benefício ao Amazonas será mantido, enquanto os incentivos das demais regiões estão sendo extintos.

Marcelo na academia

Marcelo Ramos reúne professores e pesquisadores para receber sugestões ao plano de governo


O candidato do PT a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos, foi à academia buscar experiência e inspiração para turbinar seu plano de governo.

*

Durante reunião com os professores e pesquisadores de Universidades , nesta quarta-feira (21) Marcelo conheceu projetos tecnológicos e aplicações do uso da Inteligência Artificial (IA) desenvolvidos por profissionais em Manaus.

Soluções inovadoras

O candidato do Lula saiu da reunião entusiasmado com a contribuição de professores universitários e pesquisadores para formulação de políticas públicas e soluções tecnológicas inovadoras para os problemas da capital amazonense.

*

Marcelo defende a criação de mecanismos para que a cidade converse com a aplicação dos recursos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

Agora é tarde

Dizem que no Brasil, só quando a m (*) estoura os caras resolvem concertar.

A companhia aérea Voepass acaba de anunciar a suspensão de voos diários para nove destinos no Brasil.

*

A medida, que se estenderá até o dia 26 de outubro, foi tomada após o acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, São Paulo, em 9 de agosto, que resultou na morte de 62 pessoas e um cachorro.

E só agora “ descobriram” isso? É lamentável.

Sete sóis

Sete sóis no céu da cidade de Chengdu, na China. Mas foi uma ilusão de ótica ,

Imagens de sete sóis surgindo no céu de Chengdu, na China, ganharam repercussão nas redes sociais nesta semana.

O vídeo, gravado no último domingo (18/8), mostra um fenômeno que se trata de ilusão de ótica.

Ilusão de ótica

O vídeo mostra o sol sendo replicado sete vezes no céu. Especialistas explicaram ao jornal chinês Dimsum Daily que a imagem é uma ilusão de ótica provocada pela refração e reflexão da luz em camadas de vidro.

As cenas foram registradas por um morador de Chengdu.

ÚLTIMA HORA

AMAZÔNIA SAQUEADA – 94% do ouro ilegal vendido à Europa saem do Amazonas e Pará

O Instituto Escolhas divulgou um estudo que revela o tamanho da ilegalidade na cadeia produtiva do ouro no Brasil.

De acordo com a pesquisa, 94% do minério comprado pela União Europeia do Brasil podem ter vindo de áreas de garimpo ilegal no Amazonas e Pará. “Em 2023, Alemanha, Itália e República Tcheca importaram 1,5 tonelada de ouro de áreas no Brasil expostas a um alto risco de ilegalidade”, revela a pesquisa. O Brasil é o 14º maior produtor de ouro do mundo e tem a União Europeia entre seus principais compradores.

O estudo Europe’s Risky Gold, direcionado ao público internacional, demonstra que 1.289 quilos do minério, equivalentes a US$ 78 milhões, são dos garimpos ilegais nos dois estados.

*

A diretora de pesquisa do Escolhas e responsável pelo estudo, Larissa Rodrigues, afirmou que há muito ouro ilegal no Brasil.

— Em zonas de garimpos ainda é muito difícil saber a origem exata do metal, porque não existe um sistema de rastreabilidade de origem. E, para piorar, o ouro, quando sai da área de extração, ainda circula de mão em mão, passando por muitos intermediários, antes de chegar ao mercado externo –, diz.

ORGULHO

Cão herói:Cachorro é adotado por frentistas e ganha cargo por impedir assalto

Um cão de rua se tornou herói depois de evitar um assalto em um posto de gasolina, na última semana, no Peru.

Conforme revelam as câmeras de segurança do local, dois homens armados ameaçaram uma funcionária com uma faca, mas não contavam com a coragem do animal, que não hesitou em defender a mulher. O animal começa a latir e tentar morder os ladrões, até que a dupla de assaltantes acaba por desistir e foge do local. Os funcionários se revelaram gratos ao animal, batizado de Gringo,  e reconheceram a sua lealdade, sem nunca imaginar que Gringo se ia tornar feroz numa situação de risco. Como tal, decidiram 'contratá-lo' e nomearam-no como chefe de segurança daquele posto  de combustível. O cão recebeu uniforme e identificação como trabalhador e, agora, o local de trabalho vai estar protegido de qualquer perigo.

VERGONHA

Dá cadeia: Nudes (ilustração) vira crime sexual cibernético

A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher  cumpriu, nesta quarta-feira (21/08),  mandado de prisão preventiva contra um homem de 32 anos. Ele é investigado por divulgar imagens íntimas sem autorização e de violência psicológica contra sua ex-companheira, também de 32 anos. O crime, ocorrido no dia 9 de agosto deste ano, foi motivado pela intransigência do autor em aceitar o fim do relacionamento. As investigações começaram após a vítima registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia.

OUTRAS PALAVRAS

“NUNCA SUBESTIME A IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ PODE TER, PORQUE A HISTÓRIA NOS MOSTRA QUE A CORAGEM PODE SER CONTAGIOSA E A ESPERANÇA PODE TER VIDA PRÓPRIA”, Michelle Obama
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes