Ir para o conteúdo

Dito & Feito - PEGA NA MENTIRA – Governo não entregou 14% de território indígena à multinacional

Os bolsonaristas não cansam de espalhar notícias falsas para tentar detonar o governo Lula.

Charge de MArio Adolfo

Os bolsonaristas não cansam de espalhar notícias falsas para tentar detonar o governo Lula.

As últimas   estão circulando agora nas redes sociais. São  vídeos e postagens que acusam o governo federal de ter concedido a administração de 14% do território nacional a uma empresa privada.

As publicações afirmam que o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) teria entregado terras indígenas à multinacional Ambipar, que atua no setor de soluções ambientais. A informação, no entanto, é falsa, garante o portal G1.

O conteúdo começou a se espalhar após a assinatura de um protocolo de intenções entre o MPI e a Ambipar, em 26 de janeiro de 2025.

Espalhando mentiras

Nos dias seguintes, vídeos no TikTok, postagens no Facebook e no X (antigo Twitter) sugeriram que o governo havia terceirizado a gestão de territórios indígenas para a iniciativa privada, sem licitação e sem consulta às comunidades afetadas.

Além de falsa...

Mas tudo não passa de uma mentira.

Questionada pelo Fato ou Fake, a Ambipar negou ser beneficiária de qualquer transferência de territórios indígenas pelo poder público.

*

A empresa diz ser juridicamente impossível que um instrumento como um protocolo de intenções conceda qualquer tipo de controle sobre terras indígenas.

...não tem respaldo político

Em uma nota divulgada em 26 de janeiro em seu site com o título "Fake News sobre parceria firmada pelo Ministério dos Povos Indígenas", o MPI afirmou que a alegação "além de falsa, não tem qualquer respaldo jurídico".

Constituição não permite

Além disso, a concessão da administração de qualquer território indígena do Brasil é vetada tanto pela Constituição e quanto pela Organização Internacional de Trabalho (OIT).

Embarcando na mentira

O lamentável nisso tudo é que tem muita gente que ainda acredita em fake News. E até repassa em frente.

É o caso do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que crucificou o presidente Lula e agora, que já sabe se tratar de uma mentira, não tem a humildade de se desculpar.

Invasão e área ambiental

Foco de invasão vem tirando o sono dos moradores da ruas da Orquídeas, no conjunto Tiradentes.

A polícia ambiental já foi chamada, mas nada fez.

*

O pior de tudo é que os “donos do pedaço” dizem que comprara o lote de terra e até já estão anunciando desmatar a reserva para construir sabe-se  lá o quê.

Help me, Musk

Elon Musk já está dizendo a que veio

O núcleo bolsonarista alimentam a doce ilusão de que o bilionário Elon Musk pode interferir na eleição brasileira de 2026, ajudando a extrema direita na disputa contra o campo progressista.

*

A avaliação é feita entre grupos de aliados e familiares de Bolsonaro, que acreditam que Musk usará seu poder nas redes sociais para influenciar o pleito.

Salve o imbrochável

O objetivo do núcleo bolsonarista é chamar a atenção do bilionário, dono do X (antigo Twitter), e incentivá-lo a se envolver na disputa brasileira por meio das redes sociais.

E até tornar o imbrochável elegível.

Dono do mundo

Nesta quinta, em entrevista a rádios, o presidente Lula, sem citar especificamente Elon Musk, disse que é um erro permitir que um empresário seja dono da comunicação do mundo.

*

— O que não pode é a gente achar que um empresário pode ser dono da comunicação do mundo e pode ficar falando mal de todo mundo a toda hora. Se metendo nas eleições de cada país", afirmou Lula.

Propaganda negativa...

O governo dos Estados Unidos divulgou um comunicado com dicas de segurança para turistas que pretendem passar o carnaval no Brasil.

Segundo o documento, os visitantes norte-americanos devem evitar principalmente as "favelas". A informação foi compartilhada pela emissora CNN Brasil.

...contra o Brasil

A orientação é que ao transitarem de veículos nas cidades brasileiras, os turistas norte-americanos evitem andar de janela aberta. O texto também aconselha os turista a não andarem sozinhos, principalmente no período noturno.

*

“Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros por aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos”, diz o informe.

ÚLTIMA HORA

TEATRO AMAZONAS REABRE SUAS PORTAS – E se prepara para se tornar Patrimônio Mundial da Unesco

O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é conhecido mundialmente

Após um breve período em que passou por serviços de manutenção e restauro, o Teatro Amazonas, símbolo histórico e cultural da capital amazonense, reabre suas portas ao público nesta sexta-feira (07/02).  Desde o dia 2 de janeiro, o teatro vinha passando por intervenções estruturais, mantendo, ainda assim, suas atividades de visitação turística até o início deste mês.

Entre os dias 1º e 6 de fevereiro, no entanto, foi necessário suspender completamente as visitas para realizar ajustes nas áreas de circulação, priorizando a segurança e o conforto dos frequentadores.

*

Os serviços de manutenção e restauro ocorrem em um momento estratégico, já que o Teatro Amazonas está cotado para se tornar Patrimônio Mundial da Unesco. Essa candidatura eleva a importância da preservação e reforça o valor do teatro como um símbolo cultural e histórico.

O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é conhecido mundialmente por sua imponência arquitetônica e relevância histórica.

ORGULHO

Suiça lidera ranking dos países mais inteligentes

Um levantamento realizado pela World of Card Games analisou diversos indicadores e chegou aos países mais inteligentes do mundo. A Suíça foi a grande campeã, ficando em primeiro lugar na lista. Veja os outros abaixo!

O estudo levou em conta fatores como Prêmios Nobel, nível de escolaridade da população e QI médio. A Europa foi o continente que mais apareceu, com sete dos dez primeiros colocados.

1. Suíça 92.02

2. Reino Unido 89.40

3. Estados Unidos 89.18

4. Países Baixos 87.30

5. Bélgica 86.58

6. Suécia 85.62

7. Alemanha 85.40

8. Polônia 80.70

9. Dinamarca 80.46

10. Finlândia 80.24

VERGONHA

Bolsonaro vaiado no Mané Garrincha

O ex-presidente Jair Bolsonaro ouviu vaias e repetidos gritos de “uh, vai ser preso” de parte da torcida do Vasco durante a partida contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca na noite desta quarta-feira (5). "Uh! Vai ser preso", gritavam torcedores do cruz-maltino para o ex-chefe do Executivo, que estava acompanhado do seu filho e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), trajado com o uniforme do clube lusitano do qual disse ser torcedor. Em vídeo postado nas redes sociais, é possível ver que, ao serem iniciados os gritos críticos a Bolsonaro, pai e filho deixaram o lugar.

OUTRAS PALAVRAS


“O TEMPO NÃO COMPROU PASSAGEM DE VOLTA. TENHO LEMBRANÇAS E NÃO SAUDADES”. (Mário Lago)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes