Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Prefeito diz que conservação de igarapés de é responsabilidade do Estado

David disse que compreende a preocupação dos moradores mas considera as cobranças injustas

Charge de Mário Adolfo

Não adianta os habitantes de Manaus reclamarem da poluição e acúmulo de lixo nos igarapés, como o Tarumã por exemplo, porque a responsabilidade precisa ser debatida. A cutucada foi dada nesta manhã de sexta-feira (27) pelo prefeito David Almeida em entrevista à CBN.

— Rios são de responsabilidades do governo federal ou do governo estadual, mas como esses ente federativos não resolvem seus problemas, a cobrança vem pra cima de quem? Da prefeitura.

A responsa é do IPAAM?

David disse que compreende a preocupação dos moradores mas considera isso injusto, porque a Prefeitura tem menos recursos que o estado e a depois a responsabilidade não é dela.

— No caso do Estado, que tem que cuidar dos igarapés é o Instituto de Meio Ambiente do Amazonas (IPAAM) –, disse o prefeito.

Legislação

David Almeida tem um ponto. De acordo com  a legislação, todos os rios existentes se incluem em uma das duas categorias, da União ou dos Estados.

*

Os rios incluem-se em dois grandes grupos:  os do domínio público da União; e os do domínio público dos Estados.

A Agência Nacional de Águas (ANA) é responsável por regular os rios de domínio da União, isto é, aqueles que passam por mais de um estado brasileiro ou por território estrangeiro.

Braga e Omar apelam...

Emendas parlamentares: Braga e Omar foram conversar com Flávio Dino

Peça-chave do impasse sobre as emendas parlamentares, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino esteve nessa quinta-feira (26) com os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), que recorreram a ele para pedir a liberação dos recursos e das contas usadas pelos municípios para saúde.

... a Flávio Dino

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e outras entidades municipalistas alertam que determinações recentes do ministro podem impactar diretamente os serviços de saúde pública. Segundo argumentação desses entes, duas decisões diferentes de Flávio Dino põe em risco o atendimento à população.

EUA na falência

Em recente declaração divulgada pela rede social X, o empresário Elon Musk afirmou que os Estados Unidos podem “ir à falência de fato” caso não seja alterada a trajetória de crescimento de sua dívida nacional.

Musk toca terror

As informações são da agência de notícias russa TASS, que noticiou as falas de Musk após ele comentar uma publicação do mercado regulado de previsão Kalshi sobre o nível de endividamento norte-americano.

— Precisamos resolver isso ou iremos à falência de fato – alertou Musk.

Rombo é de US$ 36 trilhões

Ainda segundo a TASS, o endividamento do país ultrapassou, pela primeira vez, a marca de US$ 36 trilhões em 15 de novembro.

O  patamar que acende um sinal de alerta em especialistas e investidores de todo o mundo.

Um ano de tretras

Pau comeu na Câmara: Deputados saíram no tapa em plena sessão

A Câmara dos Deputados foi palco de xingamentos, chutes e agressões em 2024 — como em quase todo ano. Enquanto o plenário se ocupou ao longo do ano com projetos de impacto econômico como a regulamentação da reforma tributária e o pacote fiscal, as agressões entre parlamentares ficaram nas comissões da Casa Baixa, ou mesmo nos corredores do Congresso.

Menos bundamolismo

Em um caso de “fogo amigo”, a  deputada Julia Zanatta (PL-SC), uma das mais oposicionistas da Câmara, revoltou-se contra os colegas da direita que votaram pela proibição de celulares nas escolas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A deputada carregou nas palavras:

— Está precisando de menos bundamolismo, de menos frouxidão, para que a gente avance em pautas necessárias firmes e fortes“.

Bunda mole, eu?

O deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) foi um dos que se dignou a responder: “A única coisa que eu não fui por toda minha vida foi bunda mole. Minha história mostra isso”

Chute

O processo do deputado André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Casa deu o que falar. Na sessão em 5 de junho que arquivou uma representação do PL contra o deputado por suposta “rachadinha”, houve uma confusão generalizada, com acusações entre parlamentares da oposição e do governo.

No meio da bagunça, o deputado Rogério Corrêa (PT-MG), que tentava apartar os envolvidos, foi agredido com um chute.

*

Segundo ele, o autor da agressão foi o deputado Delegado Éder Mauro (PL-AM). Rogério contou o caso por redes sociais, publicando junto um vídeo da gritaria entre os colegas.

Bate aqui, bate!

Notórios desafetos, os deputados André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG) só não chegaram às vias de fato no Conselho de Ética da Câmara porque foram apartados pela segurança da Câmara dos Deputados e por colegas parlamentares. Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver que o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) segura Janones em uma gravata, enquanto Nikolas provoca: “Bate aqui, bate aqui”.

*

Alguns deputados parecem tentar conter a confusão, como Delegado Caveira (PL-PA) e Rogério Corrêa (PT-MG), parecem tentar conter a confusão. Nikolas chama o algoz para a briga: “Vamo lá fora”. Janones assente: “Só nós dois”. O deputado Zé Trovão (PL-SC) atiça: “Bora, Janones! Só vocês dois aqui, ó. Vamo brincar, Janones”.

Taxa de desemprego cai

A taxa de desemprego do Brasil voltou a cair e chegou a 6,1% no trimestre encerrado em novembro, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (27).

Faz o “L”

O resultado trimestral é o menor já registrado desde o início da série histórica em 2012. No trimestre concluído em outubro, a taxa era de 6,2%.

*

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, o resultado foi influenciado, entre outros motivos, pelas contratações do comércio para as vendas de fim de ano.

ÚLTIMA HORA

O PITI DO REI – Roberto Carlos se irrita, dá bronca e ameaça parar show no recife

Muvuca de fotógrafos: Roberto Carlos perdeu a paciência e ameaçou interromper show em Recife

Durante o show de abertura do Réveillon 2025 no Recife, Roberto Carlos se irritou com pessoas que estavam na frente do palco. Ele deu uma bronca e ameaçou parar a apresentação, que atraiu mais de 200 mil pessoas para a Praia do Pina na quinta-feira (26/12), de acordo com a prefeitura da cidade.

o início do show, o artista parou de cantar e reclamou de algo que viu perto do palco. Fãs da plateia disseram que Roberto se referia a fotógrafos que estavam em um espaço reservado à imprensa.

No microfone, o cantor não escondeu a indignação. "Vocês podem desocupar isso aí, parar de se espremer na frente do palco, por favor? Por favor, saiam daí, senão eu não continuo esse show", disse.

*

Um fã comentou no Instagram que o combinado era que os fotógrafos ficassem só até o final da primeira música. No entanto, alguns continuaram e estavam atrapalhando a visão do público.

ORGULHO

Ney Latorraca, o icônico ator brasileiro, decidiu destinar seus quatro apartamentos para doação. Casado há 30 anos com Edi Botelho, ele decidiu não deixar o patrimônio para o marido e sim para pessoas que precisam. O artista, que faleceu quinta-feira (26/12), vai ajudar em várias causas sociais e mostrou o tamanho que tem. O gesto generoso foi revelado por Ney em entrevista à revista Veja Rio em 2020, quando explicou detalhadamente um testamento que já havia deixado pronto.

Ele, que não teve filhos, fez questão de destinar toda a fortuna acumulada, ao longo dos anos, para questões que sempre amou: o teatro e o apoio social.

— Tenho quatro apartamentos – um em São Paulo, pertinho do prédio do FHC; este aqui da Lagoa, mais um no Jardim Botânico, e outro na Rua Rainha Elisabeth, em Copacabana. Botei no meu testamento que vou doar os quatros –, contou na ocasião.

VERGONHA

Depois de tudo o que fizeram, matando uma vereadora e um pai de família, os assassinos de Marielle Franco e Anderson agora estão pedindo uma cadeia mais humanitária, acreditam? Presos preventivamente desde março por suspeita de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco, Chiquinho Brazão pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) “prisão domiciliar humanitária” e autorização para fazer uma cirurgia no coração. A ação, protocolada pelo deputado federal na véspera de Natal, está na mesa do relator do caso na Corte, o ministro Alexandre de Moraes.

OUTRAS PALAVRAS

“TIM MAIA FICOU IRRITADO COMIGO POR CAUSA DA IMITAÇÃO QUE FIZ DELE E DISSE QUE IA ME DAR PORRADA. MAS NO DIA EM QUE ELE MARCAR A BRIGA NÃO VOU FICAR PREOCUPADO, PORQUE SEI QUE ELE VAI FURAR” (Bussunda)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes