Alguém já nadou espalhando por aí, sabiamente, que eleição é guerra. Portanto, a política não pode perder de vista a história da guerra contada a partir da mitologia e dos escritos do poeta grego Homero. Um dos mais fascinantes capítulos dessa epopéia é a grande sacada do Cavalo de Tróia, bolada pelo guerreiro grego Odisseu. Que teve a ideia de construir um gigantesco cavalo de madeira, oco por dentro, e presentar os troianos.
Diz um velho ditado que, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. O que parecia um gesto simbólico de rendição da guerra, na verdade era uma arapuca; Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. O resto da história todo mundo já sabe. O cavalo estava abarrotado de soldados gregos que saíram à noite, permitindo a invasão e a conquista da cidade.
Reeditando Odisseu
No momento em que vaza a notícia de que o vice-governador Tadeu de Souza vai assumir a campanha do prefeito David Almeida (Avante) – adversário do candidato do governador Wilson Lima (União) –, a comparação como cavalo de madeira é inevitável.
Acordo entre gregos e troianos
Senão vejamos: Quando estava carne e unha com governador, o prefeito ofereceu um 'presente' a Wilson Lima.
Propôs apoiar sua reeleição, em 2022, se ele colocasse seu mais fiel escudeiro, Tadeu de Souza, como vice.
Por dentro da “muralha”
Wilson topou, se reelegeu e levou Tadeu ara dentro das muralhas do palácio do governo.
Agora Tadeu tirou férias para se dedicar 100% à capanha do David. Pelos alidos, um gesto de lealdade. Pelos rivais, muitas análises posotivas, ou negativas. No mínimo polêmicas.
*
Como David lidera as pesquisas de intenção de votos, possivelmente poderá derrotar os “troianos” do governador.
Estratégia grega
Tudo faz sentido. Assim como no imaginário popular, o cavalo de Tróia seria o grande responsável pela vitória dos gregos sobre os troianos, no imaginário do eleitor manauara, a sacada de David Almeida em colocar Tadeu de vice de Wilson pode te sido uma estratégia para vencer a 'guerra' eleitoral.
Nó cabeça do eleitor
As pesquisas que estão sendo publicadas em Manaus têm colocado uma pulga atrás da orelha do eleitor.
Como se fosse uma dança de números, ora um candidato está em terceiro e, de uma hora pra outra, está sem segundo.
*
O que estava em segundo, cai pra terceiro e ninguém sabe mais em que pesquisa acreditar.
Amom garante 2º turno
Na sexta-feira (13), equipe de marketing do candidato Amom Mandel (Cidadania) garantiu ao marioadolfo.com que pesquisas internas revelam números completamente diferentes.
— Nossa pesquisas internas apontam que Amom está em segundo, E nós vamos pro segundo turno! –, garantiu o marketeiro Paulo Castro.
Roberto Cidade também
Já o time de comunicadores de Roberto Cidade jura de pés juntos que a última pesquisa, da Pontual, está corretíssima e aponta a disparada do candidato governista Roberto Cidade, que já teria ultrapasso Amom Mandel.
*
De acordo com a Pontual, na pesquisa realizada entre os dias 9 e 12 de setembro, David Almeida lidera com 32,1% das intenções de voto, enquanto Cidade tem 21,1% das intenções no cenário estimulado,
Lula é Marcelo
O petista Marcelo Ramos é mais cauteloso. Ele demonstra ter consciência de que a estratégia pra reta final é deixar claro para o eleitor que só ele é o candidato do presidente Lula.
Pegando carona
Isso porque muitas pesquisas ainda indicam que os eleitores não têm total conhecimento quem é o candidato do lula.
*
— Muitos afirmam ser David Ameida. Outros Amom. A ideia é mostrar que o Lula apoia o Marcelo em Manaus – disse o assessor de imprensa, Mário Adolfo Filho.
A ilha ferve
Equanto isso o pau está comendo em Parintins, que está vivendo uma campanha de muita fúria e ameaças de violência.
A justiça eleitoral proibiu, nesta sexta-feira (13), a veiculação de propaganda do candidato do prefeito Bi Garcia, Mateus Assayag contra a candidata Brena Dianná (União), candidata do governador Wilson Lima.
Pegaram pesado
A propaganda de Assayag, segundo a justiça, é ofensiva pois trata Brena como “propagadora de fake news” e “contaminada pelo vírus do ódio”.
A decisão é da juíza Juliana Arrais Mousinho.
Meu Barraco...
Em 2023, o prefeito David Almeida apresentou, em sua mensdagem governamental, o “Manaus Minha” que, segundo ele, seria o “maior programa habitacional da história de uma gestão municipal”. A prefeitura estaria disposta a entregar de 8.600 moradias, construídas ou reformadas. Mas isso ficou no papel.
...minha Vida
Muita gente, principalmente imigrantes, ainda perambula pela rua procurando um lugar para morar. Um morador de rua resolveu ele mesmo resolver seu problema e construiu sua própria casa com papelão sacos plásticos e ripas de caixas de madeira. A “morada” fica alo lado do viaduto Gilberto mestrinho, na Bola do Coroado.
*
O detalhe é que ele, numa prova de sensibilidade, não esqueceu de trazer a natureza pra perto, colocando um vaso de flor na entrada do barraco.
ÚLTIMA HORA
SINUCA DE BICO – Lula garante pavimentação da BR-319 e por conta disso já começa a ser atacado por ambientalistas
O presidente Lula está enfrentando uma “sinuca de bico” ao garantir o asfaltamento de BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO), nunciado terça-feira.
Se o presidente deixa a decisão nas mãos de Mariana Silva (que é contra) o Amazonas e Rondônia baixam o cacete. Se anuncia que vai asfaltar a rodovia, os ambientalistas descem a lenha.
E agora, fazer o quê? Lula saiu do Amazonas decidido a pavimentar uma extensão de 20 quilômetros da rodovia BR-319 e, horas depois já foi atacado por especialistas, que alertam sobre os riscos de crescimento do desmatamento no coração da Floresta Amazônica.
*
Advogado do Observatório do Clima, Paulo Busse destaca que o Ibama “vem alertando para os riscos socioambientais do empreendimento”. O especialista ressalta que, caso a obra seja retomada, as consequências serão “catastróficas e irrecuperáveis para a floresta, os povos que lá vivem e para o clima do planeta”.
ORGULHO
O mundo do desenho animado os Jetsons já está entre nós. Um carro voador 100% elétrico e que anda na terra e no ar, encantou visitantes de uma feira de tecnologia na Alemanha. Ele já tem várias encomendas reservadas e começará a ser entregue no ano que vem. Segundo a companhia Alef Aeronautics, empresa responsável pelo produto, o primeiro modelo foi projetado para andar nas ruas. Todavia, também pode fazer uma decolagem vertical e viajar distâncias de até 177 quilômetros no ar.
O carro voador tem preço estimado em US$ 300 mil (próximo de R$ 1,7 milhão). E, apesar do preço salgado, mais de 3 mil veículos já foram encomendados.
VERGONHA
Primeira mulher transexual a concorrer à prefeitura de uma capital, a candidata Duda Salabert (PDT) vai ter que fazer a campanha com escolta, devido às ameaças de morte. . A deputada denunciou que vem sofrendo violência política desde 2020, quando se elegeu a um cargo eletivo pela primeira vez. Diante das ameaças de morte que recebe recorrentemente, a parlamentar pode vir a fazer sua campanha este ano com escolta e colete à prova de bala. Em 2022, Duda votou nas eleições majoritárias fazendo uso de colete.
— Desde a minha candidatura em 2018, as eleições pelas quais passei, foram marcadas por violência política —disse Duda.
OUTRAS PALAVRAS
“PENSAMOS NA MANAUS DE AMANHÃ, MANAUS DOS NOSSOS FILHOS E DAS GERAÇÕES FUTURAS. O QUE ESTAREMOS PRESERVANDO PARA ELES?” (Severiano Porto)