Ir para o conteúdo

Dito & Feito: racha no quartel bolsonarista

Judas de Duas Caras x Compadre Menezes, quem vence este combate?

Charge de Mario Adolfo

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ameaça mandar o Coronel Alfredo Menezes para o paredon se ele continuar chamando o deputado Alberto Neto (PL) de “moleque, duas caras e judas”.

Valdemar, que é um exemplo de lisura – só foi preso duas vezes –, não está pra brincadeira. Mandou apurar o comportamento do coronel e até ameaça, se for o caso, expulsá-lo do partido.

— Menezes está careca de saber que eu já mandei apurar o caso  e punir os excessos cometidos pelo militar da reserva! – disse o cacique Valdemar.

A briga é feia e não há previsão de vencedor e muito menos de vencido. Isto porque Menezes se diz “ compadre” de Bolsonaro e Alberto Neto responde que é capitão, a mesma patente do ex-presidente, por isso tem prerrogativas pois fala com o inelegível de “ de capita pra capita”.

— Aceito qualquer ofensa, faz parte do jogo da direita. Agora, me chamar de “Alberto Iscariotes” é sacanagem! –, indignou-se Alberto.

Ao conseguir o apoio de Costa Neto, parece que Alberto venceu o primeiro round. Não foi à toa que ordem para que o PL Manaus enquadre Menezes chegou  menos de 24 horas depois que Menezes arregaçou o deputado federal de  “moleque, judas e duas caras – não necessariamente nessa ordem!

Traíragem

No entanto, quem está a favor da Zona Franca acaba achando que o compadre de Bolsonaro está com a razão. Afinal, dos oito deputados do Amazonas, Alberto Neto foi o único voto contrário à reforma. E o cara ainda acha que não é Judas!

Bolsonaro acima de todos

Como se não bastasse trair a Zona Franca e seus eleitores, Alberto Neto ainda tem a cara de pau de dizer que acima dos interesses do Amazonas estão os interesses do Bolsonaro.

*

— Meu voto obedeceu a uma orientação do próprio partido. Aliás, o voto contrário foi resultado da pressão de Bolsonaro à bancada do PL – tentou justificar o capitão Iscariotes.

O Mourão de sempre

E o Hamilton Mourão (Republicanos-RS), hein?

Como militar de carreira, ex-presidente do país, senador da República e um homem de certa idade, ao invés de dar o bom exemplo sai em defesa de golpistas.

*

Nesta  4ª feira (12), o general compartilhou imagens ao lado do tenente-coronel Mauro Cid, que articulava com outros militares um golpe militar para impedir a posse do presidente Lula.

Quem apoia golpista...

Além de apoiar Mauro Cid por tudo o que ele fez, Mourão ainda postou que,

para soldados “a lealdade e camaradagem são valores inegociáveis”.

...golpista é!

O general disse em seu perfil no Twitter que fez questão de cumprimentar o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante audiência da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro realizada 3ª feira (11.jul).

Segue em cana

Cid está preso desde 3 de maio depois de ser alvo de operação da PF (Polícia Federal) que investiga a inserção de dados  falsos em cartões de vacinação contra a covid-19 e mensagens em seu celular sobre planos para o desfecho de um golpe.

*

Para poupar o chefe, o cão de guarda de Jair Bolsonaro Entrou mudo e saiu calada na CPMI, o que complica ainda ais a sua situação.

Deputada bate continência

Durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, a deputada bolsonarista Silvia Waiãpi (PL-AP) prestou continência ao tenente-coronel Mauro Cid.

O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava sendo ouvido pela comissão na condição de testemunha.

*

A norma da caserna não se aplicava àquela situação.

Waiãpi não estava ali como militar e muito menos fardada, mas sim como parlamentar.

Uma vez bolsonarista...

Waiãpi integra a base bolsonarista da Câmara. Antes de ser deputada federal, foi a primeira indígena a integrar as Forças Armadas, chegando a patente de segunda-tenente. Ela também foi secretária nacional da Saúde Indígena, e participou do governo de transição do ex-presidente Bolsonaro.

Prefeito vetou

O prefeito de Manaus, David Almeida, vetou o Projeto de Lei nº 582/2021, que trata da demarcação da Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós, das zonas Sul e Leste de Manaus.

*

A proposta, de autoria do vereador Diego Afonso, foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus no último dia 21 de junho, mas agora volta para reanálise do parlamento municipal.

Canetada!

O chefe do Executivo seguiu o parecer contrário da Procuradoria Geral do Município (PGM), que apontou inconsistências jurídicas do projeto, identificando “vícios” que ocorreram no âmbito do processo legislativo.

— Assinei o veto dessa área de preservação. Agora, vou devolver para a Câmara analisar –, disse David Almeida.

Dino ovacionado na UNE

O ministro da Justiça, Flávio Dino, foi ovacionado por um grupo de estudantes durante a abertura do 59° Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Brasília.

Aos gritos de “O Maranhão”, os estudantes cercaram Dino para tirar fotos com o ministro, recepcionado como uma celebridade.

Bolsonaristas vaiam Barroso

Enquanto Flávio Dino foi aplaudido, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF  foi vaiado.

Estudantes de direita, bolsonaristas,  (hoje isso existe) não suportaram ouvir o ministro falar que a democracia  derrotou o bolsonarismo. E aí levou a maior vaia.

STF responde

O desgaste levou o STF a divulgar uma nota nesta quinta (13) dizendo que, “como se extrai claramente do contexto”, a fala de Barroso “referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”.

Miss Solidariedade

Miss Rondônia, Khrystma Siberth, um raio de luz no FCecon do Amazonas

Khrystma Siberth, Miss Rondônia Supranational 2023, levou nesta quinta-feira (13), um pouco de alegria aos pacientes e acompanhantes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Voz do coração

Khrystma Siberth, a única representante da região Norte em concurso nacional,  visitou o Ambulatório da FCecon, onde realizou uma apresentação musical com voz e violão, acompanhada pelo músico Vinicius Reels.

Na mira do MPF

O ex-ministro da Saúde e agora deputado federal, Eduardo Pazuello (PL-RJ), pode até ter pensado que ficaria livre das garras da justiça.

Mas não é bem assim, o general vai ter que responder por todas as sandices que praticou – inclusive por morte de pessoas por falta de oxigênio no Amazonas –no tempo da pandemia.

Pazuello pode esperar...

O cerco está se fechando.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), por exemplo,  já autorizou que o Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) dê continuidade às investigações contra o ex-ministro da Saúde.

... a Tua hora vai chegar!

O general – aquele que dizia que um manda e o outro obedece – é acusado de prevaricação durante a pandemia de Covid-19. No Amazonas, a investigação está relacionada à crise do oxigênio ocorrida em janeiro de 2021.

*

O caso de Pazuello agora está sob a responsabilidade da procuradora da República Catarina Sales, do MPF-AM.

ÚLTIMA HORA

FIM DO MISTÉRIO – Assassinato de Marielli perto de ser desvendado

O assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completa cinco anos em março, mas, até agora,  segue sem resposta sobre o mandante do crime.

Mas agora parece que existe uma luz no fim do túnel.  O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, demonstra ter cada vez mais certeza da solução de um dos crimes mais emblemáticos da história recente do Brasil, o da ex-vereadora do Rio de Janeiro e de seu motorista, Anderson Gomes, na noite de 14 de março de 2018. Cauteloso e sem adiantar informações da investigação sigilosa, Dino garantiu ter “novidades” sobre o caso e disse:

— Acredito que vamos chegar a uma solução do crime!

O que se sabe até agora é que as investigações levaram à prisão de dois executores: o policial militar reformado Ronnie Lessa, por ter atirado na vereadora; e o motorista e ex-policial militar Elcio de Queiroz. Os motivos e os líderes do atentado permanecem desconhecidos.

*

— Já se passaram cinco anos: é muito tempo! – desabafa Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco.

Ela  resume o sentimento de familiares, amigos, ativistas, e de qualquer pessoa indignada com o crime.

— Hoje, o mundo inteiro quer saber quem mandou matar Marielle. Isso não é uma questão a ser resolvida apenas para a família –, complementa a mãe.

ORGULHO

As irmãs Jena, Jessica, Jordan e Jaden ficaram grávidas juntas e vão ter os bebês no mesmo dia

Parece fake News, mas não é. Quatro irmãs ficaram grávidas juntas e os bebês devem nascer na mesma época. Elas se casaram nos últimos cinco anos e a gravidez de todas foi uma surpresa para a família. E olha que não foi combinado! As irmãs Thiem contaram que nunca foi algo planejado engravidar ao mesmo tempo, simplesmente aconteceu.

A notícia de que as quatro estavam esperando bebês se espalhou no último feriado da Páscoa nos EUA. “Eu disse a todas as irmãs na Páscoa que estava grávida, e então descobri que Jaden estava grávida e Jenna, fiquei em  choque”, lembrou Jessica, de 30 anos. As irmãs Jena, 33, Jessica, 30, Jordan, 27, e Jaden, 25, se dividem entre Nebraska e Texas (EUA), e sempre foram muito unidas. Agora, as quatro estão animadas para trocar dicas e experiências sobre a gravidez.

VERGONHA

O desperdício de comida no Brasil chega a 27 milhões de toneladas de alimentos. A maior parte dessa comida vai para o lixo dentro de casa. Em segundo e terceiro lugar no ranking de locais que mais desperdiçam alimentos, estão restaurantes e comércios, respectivamente. Pensando nisso, especialistas mostram como é possível aproveitar o que sobra e ainda economizar com isso. Apesar das campanhas de  conscientização sobre o desperdício, 27 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo por ano, afirma a ONU (Organização das Nações Unidas). Outro dado ressaltado pela pesquisa é o número de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no Brasil: são 33 milhões de pessoas vivendo nessas condições.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes