Ir para o conteúdo

Dito & Feito: REFORMA TRIBUTÁRIA – Zona Franca sobrevive, apesar da pressão

Os benefícios concedidos às empresas da Zona Franca de Manaus na Reforma, foram mantidos

Charge de Mário Adolfo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira a primeira e principal proposta de regulamentação da Reforma Tributária. Com a votação concluída, o projeto segue para sanção do presidente Lula.

E como é para o bem de todos e felicidade geral do Poli Industrial de Manaus, a Zona Franca escapou da fúria da Abinee e de seus parlamentares de aluguel que tentaram prejudicar o modelo durante todo o processo de  discussão do texto. Isto é, os deputados de oposição tentaram de todas as formas retirar um trecho que beneficia uma empresa de refino de petróleo na Zona Franca de Manaus. Para eles, o texto deixa a empresa com os benefícios de demais indústrias da região.

Braga acrescentou...

O trecho da polêmica foi acrescentado pelo relator no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), e o relator na Câmara, Reginaldo Lopes, manteve o benefício para a refinaria, mesmo com a oposição do governo.

... e o relator manteve!

— Nós não ampliamos nada para Zona Franca de Manaus, nós apenas mantivemos o diferencial tributário competitivo da Zona Franca –, disse o relator na Câmara, Reginaldo Lopes, em plenário ao defender o voto favorável ao relatório.

Acordo político

Os benefícios concedidos às empresas da Zona Franca de Manaus na Reforma, foram mantidos, de acordo com os líderes, por um acordo político que envolveu as negociações no Senado.

Fazenda aponta distorções

Técnicos do Ministério da Fazenda reconhecem que o trecho pode causar distorções no mercado de refino de petróleo, já que não tem como garantir que a refinaria da Zona Franca de Manaus vá vender apenas para região.

*

O combustível poderá ser distribuído para outros locais do país, prejudicando a concorrência em outros estados.

Dinheiro vai ter

O prefeito David Almeida (Avante), que tomou posse nesta terça-feira (17), no TRE-AM, terá um orçamento previsto de R$ 10,5 bilhões.

O que significa  um aumento de R$ 1,5 bilhão em relação a 2024.

É o que Manaus espera

Na cerimônia posse, o prefeito prometeu empregar cm responsabilidade cada centavo dessa bolada.

— O mandato nos foi concedido pelo povo de Manaus para que possamos, dentro das nossas áreas de atuação, gerenciar os recursos públicos, aplicá-los da melhor maneira possível e melhorar as condições de vida do povo de Manaus –, garantiu David.

Noel bolsominion

Vexame: Balneário Camboriú muda as cores do Natal e edita Papai Noel bolsonarista

E o balneário Camboriú, hein?

Um dos principais destinos turísticos do Litoral Norte de Santa Catarina, deixou de lado as cores tradicionais do Natal e vestiu o Papai Noel de verde e amarelo.

*

Pegou mal, porque transformaram a maior festa religiosa do mundo numa propaganda fascista, bolsonarista de extrema-direita.

Paraíso da extrema-direita

Aliás, isso é a cara de Comboriú.

O balneário é considerado um reduto bolsonarista. Em 2022, a cidade deu ao ex-presidente Jair Bolsonaro 74,5% dos votos no segundo turno da eleição presidencial.

*

Além disso, o município sediou eventos de destaque conservador, como o CPAC Brasil, e elegeu Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente, como o vereador mais votado nas últimas eleições.

Renan pode  ser cassado

E por falar no “pentelho fascista”, a federação PT-PV-PCdoB acionou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) para pedir a cassação de todos os seis vereadores eleitos pelo PL em Balneário Camboriú, incluindo o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan.

Fraude

Segundo a inicial, quatro candidatas mulheres teriam servido como "laranjas" no intuito de fraudar a cota de gênero. A ação foi apresentada neste domingo, às vésperas da diplomação, marcada para esta noite.

Não vai dar praia

Por enquanto a praia da Ponta Negra segue interditada

As chuvas voltaram e as cabeceios dos rios começaram a encher, mas a praia da P0onta Negra segue interditada. A determinação é da Prefeitura de Manaus.

*

Enquanto isso,  o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) segue monitorando o ritmo de subida das águas do rio Negro para poder abrir a praia ao público.

Bora, Rio Negro!

Nesta terça-feira, 17/12, o rio Negro está medindo 16,06 metros.

Em 2023, neste mesmo dia, o rio estava na cota de 16,41 metros, ou seja, 35 centímetros de diferença para a marca de hoje.

*

No ano passado, a praia foi interditada e só foi liberada no dia 26/12, quando o rio alcançou 17,97 metros.

Governador misógino

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, acabar de passar recibo de que é mesmo misógino, aquele que tem aversão, repulsa ou desprezo por mulheres ou valores femininos.

*

Ele  optou por escolher quatro homens para desembargadores do Tribuna de Justiça do Rio quando, na lista tríplice, havia uma mulher mais votada.

Clube do Bolinha: Cláudio Castro nomeou quatro homens para desembargador e ignorou a mulher mais votada

Governador misógino 2

Os dois primeiros novos desembargadores foram os mais votados nas listas do Ministério Público; e o terceiro na primeira lista elaborada pela OAB-RJ.

*

Mas na segunda lista da OAB, a mais votada foi Fernanda Pontes Pimentel.

Ainda assim, o governador optou por Fernando Marques.

ÚLTIMA HORA

TERCEIRIZAÇÃO NA SAÚDE – Governador Wilson Lima abre as portas do 28 de Agosto para quem quiser  conferir mudança de gestão que está sendo feita de “maneira transparente”

Depois da saraivada de críticas que recebeu pela terceirização do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, que passaram a ser administrados pela Organização Social (OS) Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (AGIR)

e os impactos que isso pode causar no sistema de saúde do estado, o governador Wilson Lima convidou o Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Regional de Medicina e Tribunal de Contas para que visitem as duas unidades e possam conferir, in loco, a mudança de gestão que está sendo feita de maneira transparente.

— As portas 28 de Agosto estão abertas. Só que tem gente que não quer que isso efetivamente aconteça. Nós vamos entregar a saúde melhor do que nós encontramos. Tem gente que não quer que haja essa transparência, tem gente que quer que os corredores do 28 de Agosto continuem lotados –, garantiu o governador.

*

No Senado Federal, Plínio Valério (PSDB) acusou a OSS tem um histórico péssimo de falir hospitais em Goiás e São Paulo.

— Vai falir o 28 de Agosto, que é um patrimônio do Amazonas. A gente não quer punição, nem quer que alguém vá preso, queremos dar um basta. Se essa empresa não vai dar conta do recado, que façamos o distrato desse contrato. Trinta milhões por nada, porque, para promover um caos, não precisa ser pago. Qualquer incompetente faz isso –, acusou.

ORGULHO

Fernanda Torres, que brilhou em ‘Ainda Estou Aqui’, agora foi destaque em uma matéria do prestigiado jornal norte-americano, ‘The New York Times’. A publicação elogiou a atuação da atriz brasileira e alimentou, ainda mais, as esperanças do Oscar para o país!

O jornal relembrou que, há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, fazia história ao ser a primeira atriz brasileira indicada à estatueta.

Agora, mais de duas décadas depois, Fernanda Torres seguiu o caminho brilhante da genitora e tem sido bem cotada, pela crítica internacional, para ganhar na categoria de ‘Melhor Atriz’.

VERGONHA

Uma mudança em parte da letra da música "Caranguejo" vem causando alvoroço na vida da cantora Claudia Leitte. Em um de seus últimos shows, em vez de dizer "saudando a rainha Iemanjá", ela cantou "eu canto meu rei Yeshua", que significa Jesus em hebraico.

O momento viralizou nas redes sociais, e agora até mesmo Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador (BA), resolveu tecer críticas à artista. Mesmo sem citar nomes, Tourinho falou sobre o episódio.

— Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo! –, postou em suas redes sociais.

OUTRAS PALAVRAS

“A TELEVISÃO MATOU A JANELA”, Nelson Rodrigues
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes