Os vereadores de Manaus passaram a sessão inteira, nesta quarta-feira (13), discutindo o nome que será dado ao viaduto da Bola do Produtor, na Zona Leste.
Durante o debate, ouviu-se muita “abobrinha”, quando o plenário se dividiu entre os nomes do rei Pelé e do ex-governador Amazonino mendes –, falecidos recentemente.
— Com todo respeito a tudo aquilo que Pelé representou para o mundo inteiro em sua área, o futebol. Mas, me digam, o que o rei Pelé fez pela Zona Leste? Nada! – questionou um vereador, com a cara de que estava fazendo uma observação seríssima.
Outro detonou Amazonino Mende, perguntando por que só se coloca nome em obras de pessoas que já morreram e que eram conhecidas.
— O que é isso? Está a hora de homenagear um vivo! E que seja um desconhecido. Pode ser até o nome de um produtor rural!
O tal vereador que quer homenagear os vivos não deve ter conhecimento do art. 1º da Lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que proíbe “nome de agente público vivo a bem imóvel da União ou de pessoas jurídicas de sua administração indireta”.
Será possível?
Um terceiro que resolveu defender o rei Pelé levantou uma questão que deixou a maior dúvida na cabeça dos colegas:
— Ora, por que Pelé não merece? A não ser que na Zona Leste ninguém goste de futebol?
Não conhecem o Negão
Os vereadores que se levantaram contra o nome de Amazonino para o viaduto – questionando que ele nada tinha a ver com a Zona Leste –, também desconhecem a história da cidade que o elegeu para o parlamento.
A história registra
Se a história apontar um governante com a cara da Zona Leste, esse político é Amazonino.
Foi ele que criou os bairro Armando Mendes – ajudante inclusive a levantar as casas –, bairro Amazonino Mendes; hospital João Lúcio, além de concluir o viaduto Gilberto Mestrinho, iniciado por Serafim Corrêa.
*
Ingratidão
Isto é só para citar algumas das obras do prefeito por três vezes e governador por quatro vezes.
E então, senhores vereadores, Mazoca não merece nem um nome de viaduto? Eu, hein?
Pau no seu Madruga!
Na verdade, os vereadores – e não é só aqui – do país imteiro deveriam se preparar mais antes de discutir certos assuntos.
Exemplo disso é a vereadora Leila do Flamengo (PMDB) que baixou o cacete na homenagem ao presidente da Venezuela, Nicolas Maduiro, proposta por um colega.
*
Disse Leila do Flamengo, em tom raivoso e com o dedo em riste:
— É por isso que votei contra a homenagem ao ditador criminoso que é o Madruga. Absurdo! Mas eu tive a coragem, a hombridade de votar contra –, bradou a vereadora.
Cutucando onça
A ministra Marina Silva vai ter problema.
Que nem aquele no governo Dilma que acabou provocando a sua saída do Ministério.
*
O presidente Lula disse que apoia a ideia segundo a qual se deve fazer uma pesquisa para prospectar petróleo na Foz do Rio Amazonas.
— O Brasil não vai deixar de pesquisar a margem equatorial –, afirmou, quando ainda estava na Índia.
Decisão de Estado
Num recado direto, Lula disse que se for encontrada a riqueza “que se pressupõe que exista lá, aí é uma decisão de Estado se vai explorar ou não”.
*
— Mas é uma exploração a 575 quilômetros da margem do Amazonas. Não é uma coisa vizinha do Amazonas —, observou o presidente.
Marina não gostou
Fala, claro, contraria posições de Marina Silva.
A ministra do Meio Ambiente é contra essa possibilidade. No governo federal, contudo, há quem concorde com Lula. É o caso do titular de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A salvação da reserva
A bacia da Foz do Amazonas é considerada pelo setor de petróleo parte da solução para renovar as reservas brasileiras com o início do declínio da produção do pré-sal na próxima década.
Golpista vai pegar 17 anos
Para o primeiro dos réus julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em função dos atos golpistas de 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa Pereira, o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, votou a proposta de uma penal total de 17 anos de cadeia.
*
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira (13) quatro ações penais de acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Quebrou pagou!
Moraes também determinou que os que vierem a ser condenados terão que arcar com o valor de R$ 30 milhões coletivamente para reparar os danos materiais causados.
Dr. Abusado
Sebastião Coelho reclamou do tratamento dado ao cliente.
— Aécio não vê familiares há tantos meses porque não tem cartão de vacina, tão em moda nesse país.
Chamem a OAB
E sugeriu, inclusive, que o ministro Alexandre de Moraes se declarasse impedido de votar no caso.
— Peço que vossa excelência se declare suspeito, agora! – afirmou.
Domingo no parque
Moraes respondeu aos argumentos da defesa.
Disse que a competência do STF para julgar já foi apreciado. E usou de ironia para falar de quem subestima os atos de 8/1.
*
“Às vezes, o terraplanismo e o negacionismo obscuro de algumas pessoas faz parece que, no 8 de janeiro, tivemos um Domingo no Parque. As pessoas vieram, pegaram ticket, entraram na fila, assim como fazem no Hopi Hari ou na Disney. ‘Agora vamos invadir Supremo’, como se fosse possível. ‘Agora vamos orar na cadeira do presidente do Senado’. É tão ridículo ouvir isso, que a OAB não deveria permitir”, disparou o ministro.
Agora vai!
O relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), divulgou nesta quarta-feira (13) a sua projeção de agenda para a tramitação da reforma tributária na Casa.
*
Ele adiou para 4 de outubro a apresentação do relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O prazo inicial para a entrega do parecer era 27 de setembro.
Agora vai 2
Com isso, o texto da proposta será apreciado em plenário no dia 18 de outubro.
O plano da equipe econômica é ter a reforma promulgada ainda este ano.
Brincar de...
A primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, está comandando pessoalmente a campanha “Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos 2023”, para arrecadar brinquedos que serão doados às crianças de família humildes no dia 12 de outubro.
.... Fazer feliz!
As arrecadações seguem até o dia 07 de outubro em todas as sedes das secretarias de Estado, além dos espaços culturais Teatro Amazonas, Palacete Provincial e Centro Cultural Povos da Amazônia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Pega-te, Dallagnol!
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para negar recurso do ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR) contra a decisão que cassou seu mandato em maio. O julgamento está sendo realizado em sessão virtual que vai até amanhã, 14.
Quem votou
Os ministros Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, André Tavares, Raul Araújo e Cármen Lúcia votaram para rejeitar o pedido e manter a cassação.
Os mesmos
Ainda não se manifestaram os ministros Floriano Azevedo e Kássio Nunes Marques que, com certeza, votarão a favor do ex-procurador, ao ex-deputado, ao ex-bolsonarista.
Última Hora
BOMBA! – CNJ tem provas de PIX feitos por magistrados e servidores para patrocinar terrorismo em Brasília
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investiga a conduta de magistrados e servidores do Judiciário que fizeram transferências bancárias para financiar o ataques à Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Além do apoio à invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), fontes do CNJ afirmam que o órgão tem provas dessas transferências via PIX.
As provas estão anexadas à apuração em andamento e que deve ser aberta nos próximos dias. Os nomes dos autores das transferências é mantido em sigilo, assim como o material da investigação.
*
O assunto é tratado com gravidade dentro do órgão, que considera as provas robustas. Se confirmadas, os envolvidos devem passar a ser investigados por financiamento de atos golpistas.
ORGULHO
O maestro amazonense Hilo Carriel, 32, está entre os 20 classificados – em um universo de 280 maestros do mundo –, no Besançon International Competition for Young Condutors, na França. A final será entre os dias 17 e 23 de setembro. Carriel tem dez anos de regência de música clássica e esta é a sua primeira participação em um concurso internacional.
É o pianista do Coral do Amazonas e, em 2020, assumiu o curso de regência do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, escola de artes do Governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
VERGONHA
Na manhã desta terça-feira (12), uma mulher de 57 anos foi presa em flagrante após furtar diversas peças de picanha de um supermercado em Samambaia, 12ª Região Administrativa do Distrito Federal (DF). As câmeras de segurança do supermercado flagraram o momento em que a mulher de 57 anos se aproxima do açougue do estabelecimento, abre uma bolsa preta, que carrega no ombro, e começa a enchê-la com as peças da carne. No momento em que foi presa, a mulher disse à polícia que cometeu o crime em um “momento de fraqueza”. Segundo funcionários do supermercado, a criminosa vem cometendo os furtos desde julho deste ano. De acordo com eles, ele já teria roubado 70 peças de picanha (equivalente a R$ 5.512), além de uma série de barras de chocolate.