
O Rio de Janeiro, que continuava lindo pelo menos até os anos 1970, infelizmente virou uma espécie de Faixa de Gaza, nesta terça-feira (28), quando amanheceu sob uma chuvas de balas e, pasmem, uma ousada demonstração de poderio bélico sem precedentes dos traficantes que usaram drones para lançar granadas contra forças especiais da Core e do Bope.
ação mobiliza 2.500 policiais civis e militares nos Complexos da Penha e do Alemão, na zona Norte da cidade, para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. Até o início da tarde desta terça-feira, havia a confirmação de 64 mortes, das quais 18 seriam de suspeitos em confronto, e dois policiais civis. Outros nove agentes militares foram baleados. Além deles, três moradores ficaram feridos: dois homens, um em situação de rua atingido nas costas, e uma mulher que estava na academia. A operação continua em andamento, até agora, 81 pessoas foram presas.
A mais letal
Com mais de 60 mortos, a operação nos complexos do Alemão e na Penha, tornou-se a mais letal da história do Rio de Janeiro.
*
Inclusive supera a do massacre do Jacarezinho, em maio de 2021, com 1 mortos.
Poderio bélico
O uso de drones para lançar granadas contra forças de segurança marca uma nova escalada do poder de fogo do crime organizado no Rio.
Criminosos lançam o equipamento sobre alvos, acionam um gatilho mecânico ou elétrico que libera a carga e se afastam sem se expor
Bombardeiro
Além de servir como “bombardeiro” improvisado, o drone também funciona como equipamento de reconhecimento para orientar a reação das quadrilhas.
Imagens deste terça-feira mostram ainda barricadas em chamas formando colunas de fumaça visíveis a quilômetros de distância.
Doca, o poderoso chefão
Na operação, também foi preso o operador financeiro de Edgard Alves de Andrade, o Doca, apontado pela polícia como integrante da cúpula do Comando Vermelho na Penha.
Governador é fraco
Bolsonarista que é , o governador Cláudio Castro quem já perdeu o controle da situação para o crime organizado há muito tempo, culpou o presidente Lula.
*
Disse que pediu por três vezes ajuda às forças armadas e foi negado.
— Não temos ajuda das Forças Armadas . É o Rio de Janeiro sozinho ! – acusou Castro.
Mentira
Isto não é verdade.
Durante 13 meses, a presença da Força Nacional no Rio foi prorrogada sete vezes.
Quem liberou as armas?
O governador também esquece que desde 2019, ano em que Bolsonaro tomou posse, a potência de armas autorizadas para uso de civis foi ampliada quatro vezes.
*
Com as mudanças impulsionadas pelo presidente, os traficantes passaram a comprar de uma a seis armas de potência até maior que as usadas pelas forças de segurança, sem apresentar justificativas.
Armas para criminosos
Com a liberação de armas de maior potencial ofensivo para cidadãos comuns facilita desvio para criminosos e coloca em risco o trabalho da polícia.
Anistia sem chance

O líder do PSD no senado, Omar Aziz, não acredita que exista qualquer campo para se especular um pedido de anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, atentado contra o Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada.
*
— Não tem mais clima. Isso já passou –, disse ele nesta terça-feira (28) ao portal márioadolfo.com.
Dosimetria pode até ser...
Na opinião do senador, o que pode acontecer é uma dosimetria da pena para aqueles que cometeram atos de vandalismo contra a sede dos três poderes, no 8 de janeiro.
— Por sinal a maioria deles já está solta!
...Mas não pra Bolsonaro
Bem a propósito, Omar diz que não quer discutir, pelo menos agora, a redução de pena para o imbrochável.
No entanto, em outubro., ele já liderava, junto com Renan Calheiros e Otto Alencar, um grupo de senadores que prometeu barrar a aprovação de um projeto com anistia para Bolsonaro ou que venha com uma redução elevada da pena do ex-presidente.
Antony ganha na Justiça
Através de liminar, o advogado Flávio Cordeiro Antony Filho garantiu inscrição no processo da lista sêxtupla da OAB-AM para a vaga destinada ao Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
*
A disputa é pela vaga do desembargador Domingos Chalub, que se aposentou este ano.
Lista sêxtupla
Antony, que também é chefe da Casa Civil no Governo do Amazonas, questionou o novo requisito do edital nº 01/2025, que exigia comprovação de “efetivo exercício profissional ininterrupto nos 10 anos imediatamente anteriores”.
*
O advogado alegou que, na verdade, a Constituição Federal prevê apenas “mais de 10 anos de efetiva atividade profissional”, sem impor continuidade ou imediatidade, e que “a mudança feria princípios de isonomia, razoabilidade e segurança jurídica”.
Partiu COP-30
Caravana Científico-Cultural Iaraçu, lançada em Manaus nesta segunda-feira (27), marca o início de uma expedição fluvial que conecta ciência, cultura e comunidades amazônicas.
*
A caravana partiu da capital amazonense nesta terça-feira (28) e seguirá até Belém (PA), com encerramento previsto para 18 de novembro, como parte das ações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Navegar é preciso
Durante o percurso, a Caravana Iaraçu percorrerá mais de dez municípios ribeirinhos, entre eles Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Santarém, Almeirim, Porto de Moz, Gurupá e Breves.
*
Em cada porto a caravana promoverá uma série de atividades científicas e culturais com foco em mudanças climáticas, biodiversidade e adaptação social.
Gates critica COP-30
Bill Gates, o bilionário filantropo e cofundador da Microsoft, afirma que é hora de adotar um tom mais ponderado ao abordar as mudanças climáticas e a ameaça que elas representam para o mundo.
*
Em um memorando publicado nesta terça-feira (28), ele criticou o que caracterizou como uma "visão apocalíptica das mudanças climáticas".

Visão apocalíptica
De acordo com Gates, que há muito tempo se destaca como um defensor ferrenho da necessidade de combater o aquecimento global, priorizar a luta contra o aumento das temperaturas acima de tudo significa que questões como saúde humana e igualdade correm o risco de serem ofuscadas.
*
— Precisamos continuar apoiando as inovações que ajudarão o mundo a atingir emissões zero. Mas não podemos cortar o financiamento para saúde e desenvolvimento — programas que ajudam as pessoas a se manterem resilientes diante das mudanças climáticas — para fazer isso – cutucou o bilionário.
Patriotas de araque
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, na manhã desta segunda-feira (27), lamentar a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao afirmar que os dois defendem as tarifas impostas por Donald Trump.

Pau no Tarcísio...
Ele disse que o estado de São Paulo é um dos principais prejudicados pelo tarifaço e, por isso, "não seria possível aplaudir o presidente dos Estados Unidos num momento desse", em entrevista ao portal ICL.
—É onde tá mais fortemente a indústria, que é a mais afetada pelo tarifaço, porque é para os Estados Unidos que a gente exporta mais valor agregado, que é mais difícil você recolocar em outros países –, disse.
Pau também no Bananinha
Sobre o Eduardo, ele não falou o nome do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que lamentava que o Congresso Nacional "tenha parlamentar pago com dinheiro público, fora do país, trabalhando contra o emprego no Brasil, as empresas no Brasil, e tentando prejudicar a economia brasileira".
ÚLTIMA HORA
Senado dos EUA aprova medida que considera ilegal tarifaço de Trump contra o Brasil

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (28) a derrubada da maior parte das tarifas aplicadas ao Brasil, considerando ilegal a motivação das sobretaxas, numa demonstração de repúdio à medida aplicada pelo presidente Donald Trump.
A resolução analisada pelos senadores passou por 52 votos – dos quais cinco do Partido Republicano – a 48. O texto contesta a base legal das tarifas adicionais de 40% aplicadas pelos EUA ao país em julho e determina que elas sejam imediatamente canceladas. Essas sobretaxas se somaram às de 10% que estavam em vigor desde abril, totalizando 50% de sobretaxas aos produtos brasileiros.
Isso não significa, porém, que elas serão efetivamente suspensas. Isso porque a medida precisa passar pela Câmara, onde os republicanos aprovaram norma impedindo a análise de projetos que questionem as tarifas de Trump. Ou seja, a resolução não deve ser nem pautada na outra Casa do Legislativo.
*
Ainda assim, a decisão do Senado mostra uma contrariedade por parte dos parlamentares, inclusive do partido de Donald Trump, com a medida. O gesto dos senadores também pode dar força ao Brasil na atual negociação com os EUA para reduzir as tarifas.
ORGULHO

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Roraima (UFRR) descobriram algo inédito e incrível: pegadas de dinossauro fossilizadas em rochas da Amazônia. O registro foi feito no município de Bonfim, no norte de Roraima, próximas à fronteira com a Guiana. O achado confirma que grandes répteis pré-históricos habitaram a região há aproximadamente 110 milhões de anos.
As marcas, de diferentes tamanhos e formatos, ficaram preservadas por milênios e só foram notadas em 2011, quando um professor de geologia percebeu um padrão curioso nas formações rochosas.
Entre as pegadas, foram registradas marcas de dinossauros gigantes, que teriam tido mais de 10 metros de altura, e também de espécies menores, semelhantes aos velociraptors.
VERGONHA

A partir de agora, quem adulterar bebida vai pra cadeia. A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28/10), o Projeto de Lei nº 2.307/2007, que classifica como crime hediondo a adulteração de bebidas e alimentos. O chamado PL do Metanol ganhou destaque após os casos de intoxicação por metanol no país. Já são ao menos 15 mortos. Com a urgência aprovada em 2 de outubro, o projeto pode ir direto ao plenário. Agora, segue ao Senado. A proposta propõe pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa para quem “corromper, adulterar, falsificar ou alterar qualquer alimento, ou substância destinada ao consumo humano, tornando-o nocivo à saúde”.
OUTRAS PALAVRAS

“APRENDI QUE AS COISAS QUE REALMENTE VALEM A PENA NA VIDA OU CUSTAM CARO, OU SÃO DE GRAÇA”, Washington Olivetto