Antes de encerrar o seu programa de rádio, “Manhã de Notícias”, o empresário de comunicação e radialista Ronaldo Tiradentes acendeu o estopim de uma bomba:
— Amanhã vou revelar a documentação provando que as filhas do senador Eduardo Braga são sócias do empresário Lírio Parisotto!
Tiradentes e Eduardo Braga travam uma guerra sem trégua há pelo menos 1o anos, num festival de ataques, ofensas e intermináveis ações judiciais no Tribunal de Justiça do Amazonas. Em janeiro de 2019, Braga mandou um recado ao radialista:
— Tenho certeza que não serei o último a sofrer com a sua perseguição implacável, mas quero ser o primeiro a dizer-lhe, com todas as letras e com o aval da Justiça: chega!
O recado dado não foi o suficiente para brecar Ronaldo. O dono da rádio Tiradentes FM recarregou sua metralhadora giratória e continua abrindo fogo cerrado contra o senador. Até os dias de hoje.
Como D&F já alertou em outras edições, essa história não vai terminar bem.
Tio Patinhas
Para quem não sabe, Lírio Parisotto é o fundador da empresa VideoLar e um dos maiores investidores do mercado de ações.
De acordo com o ranking de bilionários da revista Forbes 2021, Lírio Parisotto é a 2035ª pessoa mais rica do mundo e 53ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 1,5 bilhões de dólares.
Democracia fortalecida
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) considerou a posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE um “comprometimento com a democracia e seriedade da Justiça eleitoral”.
Solidariedade ao TSE
Para Serafim, Alexandre de Moraes mereceu a presença de quatro ex-presidentes, todos os ministros do STF, do STJ e do TST, 22 governadores e e aproximadamente 2 mil convidados.
*
— Entendo que aquele foi um momento de solidariedade não a ele, mas à Justiça eleitoral brasileira –, disse o líder do PSB durante sessão na Assembleia.
Dinossauros
Ao fortalecer a defesa das urnas eletrônicas, Sarafa citou dois “dinossauros” do parlamento amazonense, do tempo em que urnas com voyo de papel eram “emprenhadas” na calada da noite.
*
— Sinésio e eu disputamos eleições antes das urnas eletrônicas e depois das urnas eletrônicas. Sabemos a diferença que a urna eletrônica fez no processo eleitoral, seja em termos de custos, em termos de organização, transparência e de agilidade.
Vou de Volks
A Volkswagen está em alta nesta eleição aqui no Amazonas. Assim como os petistas Jose Ricardo, deputado federal e Francisco Praciano, candidato ao Senado, têm uma kombi como parceira de campanha, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) está fazendo campanha sobre um fusca.
Como levar Ciro a sério?
Entrevistado nesta quarta pela Rádio Super de Minas Gerais, o ex-presidente Lula foi questionado pela jornalista Thalita Marinho sobre a fala de Ciro Gomes, que disse ter alertado o petista para a corrupção nos governos dele.
*
Lula, segundo Ciro, sabia da roubalheira porque o próprio pedetista o alertou, mas ele não fez nada.
Curto e grosso
Questionado sobre o que teria a dizer, Lula foi curto e grosso:
— Nada, eu não vou levar a sério o Ciro.
Prêmio na eleição
Tem novidade na eleição de outubro de 2022.
Projeto de Lei aprovada na Assembleia Legislativa isenta de taxas de inscrição em concursos públicos os eleitores convocados e nomeados para servirem à Justiça Eleitoral por ocasião dos pleitos eleitorais.
Gesto de cidadania
A nova Lei é de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB).
De acordo com o parlamentar, que é o presidente da Casa, “servir à Justiça Eleitoral é um gesto de cidadania”.
Visão devastadora
A área de floresta desmatada da Amazônia Legal em 2022 foi a maior dos últimos 15 anos, de acordo com novos dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados nesta quarta-feira (17).
*
Segundo o Imazon, 36% do desflorestamento ocorrido nos últimos 12 meses ocorreu apenas na região conhecida como Amacro, onde se concentram 32 municípios na divisão entre os estados brasileiros Amazonas, Acre e Rondônia.
Sete vezes São Paulo
De agosto de 2021 até julho deste ano – quando começa e termina, respectivamente, o calendário de monitoramento do SAD – foram derrubados 10.781 quilômetros quadrados de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo.
Amazonas é o segundão!
O estado do Pará ainda é o que mais devastou a floresta. As imagens de satélite detectaram que nos últimos 12 meses foram derrubados 3.858 quilómetros quadrados de floresta no estado, 36% do território destruído na Amazónia brasileira.
*
De seguida, ficaram os estados do Amazonas (2.738 km²), Mato Grosso (1.620 km²), Rondônia (1.312 km²) e Acre (865 km²).
Por obra de Bolsonaro
Ainda na última sexta (12), o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que o desmatamento acumulado na Amazônia sob o governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a julho de 2022, atingiu 31 mil quilômetros quadrados. Uma área que equivale ao território da Bélgica.
Herança maldita
“A herança do golpe” é o novo livro de Jessé Souza, que será lançado nesta quinta-feira, às 20h na TV 247.
O livro desmascara as redes de interesse que fizeram do golpe de 2016 uma das manobras políticas mais vergonhosas de nossa história.
*
A derrubada da presidente Dilma teve consequências desastrosas, principalmente para os mais pobres.
Apertem os cintos...
Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) votaram a favor da liberação do uso obrigatório de máscaras em aviões e em aeroportos. Agora, a medida passa a ser uma recomendação individual para passageiros, tripulantes e demais funcionários prevenirem a Covid-19.
...afrouxem as máscaras!
A decisão foi tomada por unanimidade em reunião da diretoria colegiada nesta quarta-feira e entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU). Desta maneira, o Brasil se junta a outros países europeus e aos Estados Unidos que já alteraram a regra sobre o uso de máscara em voos e aeroportos para apenas uma recomendação.
*
Para voos internacionais, o passageiro precisa ficar atento às regras do país do destino. Na Alemanha e Espanha, por exemplo, o uso ainda é obrigatório em voos.
ÚLTIMA HORA
ESTRATÉGIA DO NÃO DEU CERTO – Bolsonaro e seus aliados entraram em modo desespero
A eleição está chegando e os bolsonaristas estão correndo da sala pra cozinha porque o chefe empacou e não cresce nas pesquisas. Isso porque nada funcionou na estratégia eleitoral do bolsonarismo: nem auxílio de R$ 600,00 até o fim do ano, nem bolsa para caminhoneiros e taxistas, nem a enxurrada de fake news. A pesquisa Ipec trouxe Lula com uma frente de 12 pontos porcentuais, domínio no Nordeste e também no Sudeste, onde a pesquisa Quaest apontou perda de força na semana passada. Bolsonaro e seus aliados entraram em modo desespero. Na pesquisa estimulada, 44% a 32%. Com 52% dos votos válidos, contra 37% do Bolsonaro, Lula pode vencer no primeiro turno, embora seu excedente sobre a metade dos votos esteja dentro da margem de erro da pesquisa. E em havendo segundo turno entre os dois, Lula ganha com 51%, contra 35% de Bolsonaro. Isso significa que o ex-presidente consegue atrair mais 7% de votos de outros candidatos, enquanto Bolsonaro cresce apenas três pontos percentuais. Seu teto é muito baixo.
*
Se no Nordeste Lula continua reinando, com 57% contra 22% do pretendente à reeleição, os resultados no Sudeste, que tem 40% do eleitorado, é que estão sendo mais festejados pela Frente Brasil Esperança. Lula tem 39% e Bolsonaro 33%. O relevante são os resultados de Minas e São Paulo, pois no Rio, sua base principal, há um empate técnico: Lula, 35%, e Bolsonaro, 33%. Já em São Paulo (38% a 28%), Lula tem vantagem de 10 pontos percentuais. E em Minas, onde se oculta o mistério das eleições presidenciais, a vantagem do ex-presidente é de 13 pontos: 39% a 26%. Só no Sul Bolsonaro lidera sem muita folga (39% a 36%).
ORGULHO
Saiu esta semana a lista das mil melhores universidades do mundo em 2022 e o Brasil emplacou 21 universidades brasileiras. Todas são públicas. A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais bem cotada da América Latina, figurando entre as 150 melhores do mundo. Na sequência vem a Unicamp, que ficou em 301º entre as 400 melhores, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de 401 a 500.
VERGONHA
O Ministério Público Federal solicitou, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Rio de Janeiro, a impugnação da candidatura do deputado Daniel Silveira (PTB). Em um documento composto por 18 páginas, o MPF pede ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio que não conceda o registro de candidatura e que ele seja impedido de concorrer às eleições deste ano. A motivação para a solicitação baseia-se na condenação recebida pelo parlamentar pelas práticas de incitação a violência contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).