Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Sem David, debate tem prévia de quem está bem preparado para ser prefeito

Confira quem foi bem, quem foi mal, quem teve atuação questionável e quem não foi possível ser avaliado

Charge de Mário Adolfo.

Quinta-feira, 8 de agosto, 21h30. Manaus era pra estar vivendo uma festa democrática com a transmissão ao vivo do primeiro debate pela rede Band do Amazonas. Porém, um dos grandes personagens desse confronto, o prefeito David Almeida (Avante), líder de todas as pesquisas veiculadas até aqui, enviou nota à emisssora dizendo que não iria. Uma pena para o debate, já que ele poderia explicar e rebater as críticas que vêm sofrendo, como ser chamado de "pintor de paredes".

Afinal, o debate – até o poderoso Tio Sam respeita isso –, é o momento e o lugar ideal para que os os eleitores tenham a oportunidade de avaliar as propostas e a postura dos candidatos em um ambiente de confronto direto.

Explicação

David se limitou a enviar uma nota  explicando que  seus adversários, no caso os outros candidatos, “não vêm debatendo os problemas da cidade nem apresentando propostas“. No entanto, no  texto da nota, o prefeito acaba admitindo que fugiu das críticas, ao citar que existem “de forma articulada e sistemática uma sucessão de ataques”.

Cadeira vazia

Logo no início do debate, o prefeito passou a ser chamado de “fujão” por ter adotado essa postura, com certeza aconselhado por seu marketeiro – “candidato que lidera a pesquisa não vai a debate”. Será que não?

Lamentável e patética‌                                                              

Marcelo Ramos cobra o compromisso do prefeito David com a cidade de Manaus

O ex-deputado federal, Marcelo Ramos, abriu o debate mandou um “míssil” logo de cara:

— A democracia exige respostas, É onde se responde a críticas e se apresenta soluções. É  lamentável a ausência do prefeito e a nota enviada é patética.

Amom veio de sola

Amom Mandel, candidato do Cidadania,  também entrou de sola ao saber que David sequer entraria em campo pro jogo democrático:

— Ele quer esconder a péssima gestão que faz em Manaus. Correu, fugiu pra não falar do péssimo trabalho que faz.

Alberto Neto apelida

Durante todo o programa o candidato bolsonarista Albero Neto tratou David como “fujão”.

— Foge das responsabilidade como prefeito e foge do debate!

Corrupção, não!

Amom Mandel: discurso de combate à corrupção

Apesar da falta de experiência em debates, Amom Mandel (Cidadania) colocou pra cima e tentou levar às cordas, várias vezes, o candidato do governador, Roberto Cidade (UB), a quem acusou de nunca responder aos seus questionamentos dentro das regras dos debate.

O candidato tá doido?

Quase sempre, Amom repetiu a pergunta “ o que o senhor fez pra combater a corrupção?”.

E quando não obtinha resposta partia para o contra-ataque”

— Eu fiz uma pergunta e o senhor não respondeu. Mais uma vez o senhor se faz de doido! –, cutucou Mandel.

'Eu estou pronto'

Roberto Cidade, parece estar treinado para o que enfrentaria. Quando era chamado, não respondeu às perguntas dentro do tema, preferindo dissertar sobre outro assuntos.

*

E exaustivamente,  em todos os blocos , repetiu a seguinte frase:

— Manaus precisa de um prefeito. Eu estou pronto

Cidade repetiu exaustivamente: "Eu estou pronto"

De volta ao quartel

Alberto Neto, o candidato do Bolsonaro que tem como vice coronel Menezes, de extrema direita, continua acreditando que o imbrochável ainda está no poder e o extremismo é o único caminho para se governar o pais.

*

Prova disso é que já entrou no debate batendo continência quando apresentado pelo mediador.

Chocante

Alberto defendeu ferrenhamente as escolas militares e repetiu dezenas de vezes expressões que usadas quase sempre por “tropas de elites”:

—  Vou dar um choque de realidade; vou dar ordem um choque de gestão, vou dar um choque de ordem...

*

Só faltou dizer que vai dar também um “choque elétrico”.

Escola e não quartel

Neto foi corrigido imediatamente por Marcelo Ramos, que lembrou quer Manaus precisa é de escola e não de quartel.

— As crianças precisam de escolas que despertem nelas o amor. Não precisam ficar fazendo manobras militares!

Assunto virou meme nas redes sociais

Autismo e o deslize

Roberto Cidade também cometeu um outro deslize.

Lamentou ter um filho autista e na sequência e, logo foi corrigido por Amom que tem autismo:

— Isso não é uma tristeza! –, disse o deputado.‌‌‌‌

A intenção foi boa, mas...

‌‌O assunto surgiu durante proposta de Cidade para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

— Infelizmente o meu filho também é autista e hoje eu quero dizer para vocês que nós vamos criar o maior programa para tratamento das pessoas do espectro autista na cidade de Manaus –, propôs o pré-candidato.

Sou autista, e daí?‌‌‌‌

Amom Mandel, que é deputado federal, corrigiu o concorrente. Ele disse que foi diagnosticado com TEA aos 14 anos.

*

— Roberto Cidade falou que infelizmente seu filho é autista, e eu, como autista, queria até conversar com todos para dizer que ser autista não é algo 'infelizmente', uma tristeza, não é nada negativo – corrigiu Amom.

Marcelo leva o 1º round

A menos no primeiro debate, o eleitor deve ter percebido que o ex-deputado Marcelo Ramos (PT), por sua performance, demonstrou estar muito bem preparado para governar Manaus.

Pontos positivos

Marcelo tem experiência parlamentar, foi vice-presidente da Câmara dos Deputados – conquista inédita na história da política do Amazonas –, é articulado, abre portas em Brasília, está ligado ao presidente Lula ( o que pode facilitar sua possível gestão) e apresentou propostas concretas de como pretende administrar Manaus.

Wilker amordaçado

‌O outro ausente do debate foi o pré-candidato Wilker Barreto (PMN), mas esse por força de uma liminar.

Às vésperas do debate, Wilker soube que havia sido vetado pela Band – não se sabe porque. Então, o candidato conseguiu assegurar no TRE-AM  sua participação  no debate e chegou a publicar isso.

Wilker: repúdio por ter sido barrado no debate

Mas na quinta-feira (8), Barreto foi surpreendido com uma liminar derrubando a decisão do TRE e vetando seu seu direto de participar do debate.

Repúdio

Wilker ficou indignado e expressou seu repúdio, também em uma nota que a Band ignorou e sequer comunicou aos telespectadores a guerra na justiça, que correu nos bastidores.

*

—  Uma emissora de concessão pública entrou na justiça, recorreu, tirando do debate um pré-candidato, líder da oposição. Por isso, meu repúdio e minha indignação. O sistema, que eu bato todos os dias na Assembleia, está me alcançando na eleição. É contra isso que eu luto –, protestou.

ÚLTIMA HORA

ADMIRÁVEL E PREOCUPANTE MUNDO NOVO –  Com ajuda da Inteligência Artificial, WhatsApp vai ter sua própria voz

WhatsApp poderá ter sua própria voz em breve. De acordo com o site WaBetaInfo, o mensageiro está testando algumas novas funções em sua versão beta, entre elas, a possibilidade de conversar por voz com a Meta AI, plataforma de inteligência artificial da empresa.

A ideia é simples: o usuário poderá fazer perguntas ao WhatsApp, as quais serão respondidas também por voz. A atualização está disponível para a versão beta para iOS 24.16.10.70, ainda em desenvolvimento para aparelhos Apple. Além disso, será possível escolher se a resposta a ser fornecida pela Meta AI será completa e mais longa, com detalhes e complexidade, chamada de full, ou mais curta e resumida, ou brief.

*

De acordo com o site, também haverá a opção de desativar a resposta por voz, escolhendo retornos via texto.

A ideia é que as respostas dadas pelo WhatsApp sejam faladas de forma natural e veloz. O objetivo é facilitar a interação entre o usuário e a Meta AI.

ORGULHO

Rebeca: a menina de ouro cai na graça dos patrocinadores e fatura alto

A se sair melhor que a melhor do mundo (a americana Simone Biles) na Olimpíada de Paris, a ginasta Rebeca Andrade, de Guarulhos, colheu os frutos: a medalha de ouro, a marca de maior medalhista da história olímpica do Brasil e uma premiação de R$ 350 mil que, somada aos bônus das demais provas, chega a R$ 826 mil. O país todo comemorou com ela, que levou o Time Brasil à 16ª posição no quadro de medalhas geral. E os patrocinadores que apoiam a ginasta celebraram juntos. Logo após o fim da prova, quase todas as 13 marcas com as quais Rebeca tem contrato publicaram homenagens em suas redes sociais. E nem todas têm ligação direta com o esporte. Atualmente, ela é patrocinada por Volvo, Panasonic, Adidas, Medley, Nivea, Parmalat, Riachuelo, Vult, Invisalign, Docile, Hemmer e Sankhya. Além disso, tem o apoio da Faculdade Estácio, onde ela estuda presencialmente na graduação.

VERGONHA

Danilo Forte: ataque machista que envergonha o parlamento

Em discurso durante convenção municipal em Itapajé (CE), no último sábado (3/8), o deputado federal Danilo Forte (União-CE) proferiu ataques contra a atual prefeita, Gorete Caetano, do PSB, candidata à reeleição. O parlamentar, que faz oposição à Gorete, afirmou que a gestora é a "maior traíra" que conheceu na sua vida política e que a prefeita "rodou a bolsinha com vários deputados aqui no Itapajé", cidade que fica a 190 quilômetros de Fortaleza. Gorete deu o troco na lata:

— Lastimável que a mulher não seja avaliada na política por sua gestão, mas por seu gênero. A violência de gênero na política precisa acabar. Senhor deputado, se o senhor não consegue vencer pela gestão não use palavras discriminatórias e sexistas. Não fere só a mim, mulher, mãe e avó. Traduz a política suja e reacionária que nós mulheres queremos esquecer.

OUTRAS PALAVRAS‌‌

“NO BRASIL DE HOJE, OS CIDADÃOS TÊM MEDO DO FUTURO. OS POLÍTICOS TÊM MEDO DO PASSADO.” (Chico Anysio)
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes