
Um grupo de 10 deputados, sendo nove mulheres, denunciou o senador Plínio Valério (PSDB-AM) ao Conselho de Ética do Senado por uma fala sobre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Na última sexta-feira (14), ele falou, em um evento público, sobre a dificuldade que ele teve de ouvi-la “sem enforcá-la”. A representação foi protocolada no início da tarde de quinta-feira (20). Na avaliação dos autores da denúncia, a fala gerou “forte reação pública”. Além disso, “ultrapassa os limites da imunidade parlamentar, uma vez que não possui qualquer relação com sua atuação como representante do Estado do Amazonas, mas sim um evidente caráter de violência de gênero”.
Não há previsão para que o recebimento da denúncia seja analisado. No Conselho de Ética, as punições podem variar a partir de uma advertência até a perda do mandato parlamentar.
A representação protocolada no Conselho de Ética cita ainda que “o uso do termo ‘enforcá-la’ direcionado a uma mulher em um contexto de discordância política carrega uma carga simbólica extremamente grave, pois remete à supressão da voz feminina pelo uso da força, à tentativa de desqualificar e intimidar uma liderança política pelo simples fato de ser mulher”.
*
“Esse tipo de manifestação não se trata de um mero excesso verbal, mas de uma incitação à violência, reproduzindo a cultura de ameaça e silenciamento que historicamente tem afastado mulheres da política”, justifica a denúncia.
9 mulheres e um homem
A punição foi pedida pelas deputadas federais Enfermeira Ana Paula (Podemos-CE), Benedita da Silva (PT-RJ), Duda Salabert (PDT-MG), Gisela Simona (União Brasil-MT), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Laura Carneiro (PSD-RJ), Maria Arraes (Solidariedade-PE), Tabata Amaral (PSB-SP) e Talíria Petrone (Psol-RJ). O deputado que também assina é Túlio Gadelha (Rede-PE).
“Tolerar Marina...
Na última sexta-feira (14), em um evento da Fecomércio do Amazonas, Plínio Valério se referiu ao depoimento que a ministra concedeu à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou, em 2023, a atuação de Organizações Não Governamentais (ONGs) na Amazônia.
... sem enforca-la!”
— A Marina esteve na CPI das ONGs: seis horas e dez minutos. Imagine o que é tolerar Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la”, disse, no microfone do evento, arrancando algumas risadas dos presentes.
19% de paciência
O tucano de Eirunepé ainda citou a mulher como prova de sua irritação e da “paciência” que teve com a ministra:
— A minha mulher que está ali, a Ana, mandava mensagem o tempo todo instigando, jogando gasolina. E no final ela me disse:
— Se você tivesse 10% da paciência que teve com a Marina, a gente nunca brigava –, continuou o senador.
“Só os psicopatas”, reage Marina
A ministra reagiu e declarou que “só os psicopatas” têm fala semelhante, ainda que em tom de brincadeira.
Ela falou na quarta-feira (19), em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ela atribuiu a fala a um ato de violência política de gênero.
*
— Eu fico imaginando alguém que é ministra do Meio Ambiente, alguém que de certa forma é conhecida dentro e fora do país, ter que ouvir uma coisa dessa de alguém incitando a violência por discordar de alguém –, arregaçou a ministra.
Uma mulher preta...
Sem citar nomes, a ministra considerou a fala de Plínio como uma forma de incitar a violência contra uma mulher.
E disse que “dificilmente, talvez, isso fosse dito se o debate fosse com um homem”.
... E de origem humilde!
— É dito porque é com uma mulher, uma mulher preta, de origem humilde e uma mulher que tem uma agenda que, em muitos momentos, confronta os interesses de alguns que, no meu entendimento, deveriam ficar apenas no espaço da divergência política, e não no incentivo à violência –, disse Marina, indignada.
Veja a nota oficial de Plínio Valério pedindo desculpas

Braga e Haddad
O líder do MDB, Eduardo Braga e o ministro Fernando Haddad estarão frente a frente na próxima semana.
Relator do projeto que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), Eduardo vai discutir com o ministro da Fazenda o plano de trabalho e o cronograma de votação da proposta.
*
É o Comitê Gestor que definirá como distribuir o dinheiro arrecadado entre os estados e municípios.
Unificação do ICMS
Um dos temas em pauta na reunião no Ministério da Fazenda será a eleição dos representantes de estados e municípios no comitê gestor do IBS, que vai unificar o ICMS (estadual) e o ISS (municipal).

Bemol deixa o Millennium
Dia 31 de março a Loja e Farma Bemol Millennium encerrarão suas atividades .
A decisão está sendo comunicada aos clientes que faziam opção pela Bemol do shopping.
Fim da parceria
No comunicado a Bemol explica que a mudança faz parte de um movimento estratégico da empresa. “De tempos em tempos, o mercado evolui e nos vemos diante de oportunidades e desafios”.
*
A nota ainda diz que o fim da parceria e longa e produtiva com o shopping Millennium se deve à “evolução de compras da Bemol mirou para outras regiões de Manaus”.
ÚLTIMA HORA
RACISMO – Presidente da Conmebol diz que a “Libertadores sem brasileiros é como Tarzan sem Chita”.

O Governo Federal repudiou nesta terça-feira (18) as declarações do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, com teor racista.
Ao ser questionado pela imprensa, na noite de terça-feira (17), sobre a saída de clubes brasileiros da Copa Libertadores, em decorrência dos casos de racismo contra atletas, Domínguez afirmou que a Libertadores sem brasileiros é como “Tarzan sem Chita”. Nos filme do rei das selvas, Chita é um chimpanzé.
*
Itamaraty ressaltou, em nota, que as declarações ocorrem em “contexto em que as autoridades da Conmebol têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis”.
ORGULHO

Olha que boa notícia. Brasil subiu oito posições no ranking da felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU) e está na 36° posição em 2025. A lista foi publicada nesta quarta-feira (19) e leva em consideração o PIB per capita, a expectativa de vida saudável, o apoio social, o sentimento de poder fazer escolhas, de generosidade e a percepção de corrupção. O Brasil subiu oito posições no ranking e agora ocupando a 36ª colocação, sendo o segundo da América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º).
A posição dos brasileiros, que em 2024 ocupavam o 44º lugar, marca uma escalada sobre o Chile, que caiu do 38º para o 45º. A Argentina ocupa a 42ª posição.
VERGONHA
Flamengo se pronuncia sobre o fato de não ter assinado o manifesto dos clubes da Libra contra a declaração de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol:
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) March 20, 2025
"O Flamengo luta contra qualquer forma de racismo e discriminação há muito tempo e reafirma seu compromisso no combate… pic.twitter.com/mtrR56CGdb
Clubes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) divulgaram nesta quinta-feira um manifesto repudiando a declaração de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, que usou a expressão “Tarzan sem Chita” ao comentar a possibilidade de os times brasileiros abandonarem a Libertadores. A fala do mandatário ocorre dias após caso de racismo contra Luighi, jogador do Palmeiras, em torneio sub-20 da entidade. Segundo os membros, trata-se de uma “analogia de evidente cunho racista e preconceituoso.”
O Flamengo foi o único time do grupo a não assinar o comunicado.
OUTRAS PALAVRAS

“SEI QUE JAMAIS VOU AGRADAR A TODOS. MAIS QUERO É ME AGRADAR, ME SENTIR MUITO BEM, SABENDO QUE NUNCA VOU SER O QUE OS OUTROS QUEREM”. (Gonzaguinha)