O eleitor de esquerda de Manaus está numa sinuca de bico.
Terá que decidir entre dois candidatos de direita, bolsonaristas desde pequenininhos. De um lado o prefeito David Almeida (Avante), do outro milico Alberto Neto (PL). Vai ser difícil escolher quem é o menos bolsonarista.
Nem esquerdam, nem direita...
Embora o PL tenha ampliado o número de prefeitos, não foi a extrema-direita que ganhou a eleição municipal de 12024. Mas, sim os partidos de Centro.
Quem venceu foi o Centro
O PSD elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno, com 877 prefeituras. Na sequência, vem o MDB, o PP e o União Brasil, com 845, 743 e 578, respectivamente.
PT cresceu, pero no mucho!
Após reunião de balanço com o presidente Lula líderes do governo, Padilha afirmou que o PT teve um aumento de 40% nos prefeitos eleitos em todo país em relação ao registrado em 2020.
*
O auxiliar de Lula também disse que as eleições municipais não influem na governabilidade ou nas eleições nacionais.
“Chupando” Marçal
Alberto Neto (PL), que vai disputar o 2º turno com o prefeito David Almeida (Avante), anda imitando o aloprado Pablo Maçal que não se deu nada bem na eleição de São Paulo.
*
Que nem o coach, Alberto teve suas as páginas no Facebook e Instagram suspensas pela Justiça.
Subverteu a ordem
O motivo foi parecido com o de Marçal, que usou o X, plataforma suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, para atacar adversários.
*
Alberto também descumprir ordem judicial que o proibia de responsabilizar o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) pelo aumento de impostos. Os dois são candidatos a prefeito de Manaus.
Candidato do governador
Sobre as mudanças na campanha de Alberto, o prefeito David Almeida, nem bem encerrou a apuração do 1ºturno arriscou um palpite:
— O Capitão Alberto Neto não será o candidato do ex-presidente Bolsonaro, mas do governador Wilson Lima.
Apoio escancarado
David disse à TV Norte que Alberto vai tentar esconder o Wilson Lima mas a máquina administrativa vai escancarar.
— Vocês vão ver, a estrutura do Estado vai trabalhar para o Alberto Neto –, cutucou.
Candidato de calcinha
Candidato a vereador de Iranduba pelo PDT, o repórter policial Varderlei Modesto ironizou quando alguém disse que ele teria somente 30 votos.
Em resposta, Modesto citou mais de seis redutos eleitorais onde teria “camburões” de votos.
*
Garantindo que tinha imagem, nome, vídeos e fotos garantindo sua popularidade, Vanderlei fez uma promessa:
— Se eu tiver só 30 votos eu visto uma calcinha e vou andar aí em Cacau Pirêra.
Democracia erótica
Veio a eleição, as urnas falaram e Vanderlei teve somente míseros 18 votos.
E agora vai desfiar neste sábado de calcinha de renda, fio dental, em Cacau Pirêra.
*
Nesta segunda-feira (7) publicou um vídeo em sua página onde agradeceu os 18 votos e confirmou que vai pagar a promessa neste sábado (12) . E ainda convocou a população e a imprensa em geral. A comunidade aguarda com ansiedade.
Esse boi é meu
A partir de agora, as Casas Bahia não vão poder mais usar a marca do boi bumbá de Parintins em campanhas de publicidade.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) informou que negou provimento a recurso de empresa sobre uso de Garantido e Caprichoso.
*
Além disso, a justiça obriga a empresa à indenização proferida em favor da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e da Associação Cultural Boi Bumbá Caprichoso.
Usou, pagou
Trata-se de processo movido pelas associações após o grupo Casas Bahia utilizar, em 2022, a marca mista dos bumbás, sem autorização, em campanha publicitária para divulgar sua instalação em Manaus.
Milei de Floripa
Era só o que faltava para a direita ficar ainda mais caricata do que já é.
Em Florianópolis um candidato a vereador m tentou ganhar a eleição fantasiado de Javier Milei.
*
Ademar Meireles (PL), 56, que imitou, no visual, a imagem do presidente argentino Javier Milei para impulsionar a campanha a vereador na capital de Santa Catarina. Mas não foi eleito.
É muito mico!
De peruca, costeleta e faixa presidencial com a cor da bandeira da Argentina, Meireles agora se intitula “Milei de Floripa”.
O slogan da campanha incluía uma motosserra, além da frase em espanhol “Viva La Libertad”.
*
A motosserra simbolizava a promessa de cortes drásticos nos gastos públicos.
Não ajuda nem o irmão
Bolsonaro não consegue eleger nem o irmão.
Renato Bolsonaro, irmão do imbrochável saiu derrotado das urnas nesse domingo (6/10) na disputa pela Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo.
*
O irmão do ex-presidente foi eleito apenas na primeira vez que disputou uma eleição, quando conseguiu ser vereador na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, em 1996, ao obter 834 votos.
X tem pressa
A plataforma X, antigo twitter, vai estar de volta nas próximos dias.
O pagamento das multas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes foi para a conta correta.
*
Na semana passada, a rede social efetuou o pagamento de R$ 28 milhões em uma conta do STF na Caixa Econômica e o Ministro indicou que a conta correta era no Banco do Brasil.
Te acalma, Musk
Segundo a colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, o proprietário da plataforma, o bilionário Elon Musk, quer urgência na liberação da rede social no Brasil. Porém, o magistrado não tem pressa para analisar a documentação e liberar a rede.
VOTO CURA ATÉ VELHAS FERIDAS – Collor esquece as mágoas e abraça Thereza Collor, viúva de Pedro, responsável pela sua queda no impeachment de 1992
O ex-presidente da República, Fernando Collor, agitou a campanha eleitoral de Maceió, ao participar, na reta final, da campanha do sobrinho, Fernando Affoso Lyra Collor, filho de Thereza Collor. O sobrinho trocou o sobrenome Lyra para adotar o nome do tio na disputa por uma das vagas de vereador, pelo PSB. O ato de campanha, chamado de “arrastão Collor”, foi marcado pela união do ex-presidente com a mãe de seu parente candidato, Thereza Collor, que é viúva de seu irmão Pedro Collor, responsável pela sua queda no impeachment de 1992.
Na concentração da caminhada, abraçou o sobrinho e a cunhada Thereza Collor, diante do Papódromo construído para receber o papa João Paulo II, quando era presidente da República.
*
Em uma demonstração de superação de mágoas da época em que Thereza apoiou Pedro Collor em suas denúncias que levaram à derrocada política do próprio irmão, há 32 anos.
ORGULHO
Brasil tem hoje quase 10 milhões de estudantes universitários matriculados. O número inclui alunos presenciais e da modalidade a distância.
Segundo o Ministério da Educação, com base no Censo de Educação Superior, são 9,9 milhões de estudantes, crescimento de 5,6% em 2023 na comparação com 2022. É o maior número de universitários registrado em nove anos.
“O número total de alunos matriculados no ensino superior cresceu, o que é uma boa notícia para o país”, disse Celso Niskier, diretor presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior)..
VERGONHA
O cantor bolsonarista Leonardo, cujo nome de batismo é Emival Eterno da Costa, foi listado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em uma “lista suja” de empregadores que mantém funcionários em condições análogas à escravidão. Em documento divulgado nesta segunda-feira (7) pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, o nome de batismo de Leonardo aparece pela primeira vez na lista que contém 727 nomes ao todo.
Segundo O Globo, o cantor entrou para a “lista suja” após uma fiscalização de técnicos do MTE verificar, em novembro de 2023, que os funcionários da Fazenda Talismã, localizada em Jussara (GO) e de propriedade de Leonardo, viviam em “condições degradantes”, similares a “escravidão contemporânea”.
OUTRAS PALAVRAS
“ANTES DAS ELEIÇÕES OS CANDIDATOS TEM MUITOS PREDICADOS, MAS É DEPOIS QUE SE CONHECE O SUJEITO”, Rutra Larama