
Lembram daquela frase nefasta de Jair Bolsonaro – que causou indignação em odo o país – durante a epidemia da Covid-19, que mataria mais de 700 mil pessoas? – “Eu não sou coveiro”.
Pois é, a “pérola” que esta semana saiu da boca do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), remete à frase do imbroxável e causou o mesmo estrago. Tarcísio disse que que iria se preocupar com os casos de intoxicação por metanol quando começassem a adulterar Coca-Cola.
— Não vou me aventurar em uma área que não é minha praia –, disse, se referindo às marcas de bebidas alcoólicas. E complementou:
— No dia em que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar... Ainda bem que ainda não chegaram nesse ponto –, declarou.
Deboche
Tarcísio não deveria debochar assim de seu próprio povo.
Afinal, o estado de São Paulo concentra a maior parte dos 217 casos notificados de intoxicação por metanol no Brasil.
*
Do total, 164 são em São Paulo – 15 confirmados e 149 em investigação. Quanto à notificação de mortes, o país tem 12 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 10 em investigação.
Piada com a dor dos outros
Os casos de intoxicação por metanol são alarmante e o governador de São Paulo teria, sim, que se preocupar com o assunto com a máxima urgência.
Mas, para Tarcísio, é preferível fazer piadinha com a dor das famílias e tratar o crime como brincadeira.
*
Para completar ainda mais a dose de sarcasmo, o governador esboçou um sorriso enquanto fazia o comentário.
Vergonha na Câmara
A sociedade e a ética na política cobram a Cãmara Municipal de Manaus para se pronunciar sobre a prisão do vereador Rosinaldo Bual (Agir), envolvido em um vergonhoso esquema de “rachadinha”, onde ele obrigava os servidores a devolver até metade dos salários para os bolsos dele.
Como é, vai ficar por isso mesmo?
Basta, eleitor!

Está na hora também do eleitor amazonense criar vergonha na cara e parar de eleger “políticos” dessa espécie – que só pensam em se locupletar no cargo –, para ocupar um lugar no parlamento que poderia muito bem ser ocupado por um político de verdade, comprometido com políticas públicas e sociais que mudam a vida das pessoas.
Lula e Trump viram meme

A conversa nesta 2ª feira (6) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), virou memes nas redes sociais.
*
Imagens criadas por IA (inteligência artificial) mostram o republicano “fazendo o L” (gesto associado a lulistas) e usando camisetas vermelhas, cor do PT (Partido dos Trabalhadores), com mensagens de apoio a Lula.
Se rasgando de ciúmes

Ninguém escapa do humor escrachado do brasileiro.
Os memes também ironizam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump e adversário de Lula, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que articula nos EUA sanções contra o Brasil.
*
É claro que o clã dos Bolsonaro estão se rasgando de ciúmes com a química eu rolou entre Lula e Trump, que finalmente parece ter conhecido quem está do lado do bem e quem, de fato, atacou ia democracia e a soberania do Brasil com golpes e mentiras.
Aprovado Marco Temporal
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) o projeto que redefine o marco temporal para verificação da idade mínima para fins de elegibilidade. A proposta segue para sanção presidencial.
Idade mínima
No Senado, o relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM), inseriu uma emenda para tratar do marco temporal de idade mínima constitucional para fins de elegibilidade.
Segundo ele, o objetivo é harmonizar a legislação eleitoral com a interpretação já consolidada pelo TSE.
O que diz a Constituição
A Constituição de 1988 define as idades mínimas de acordo com o cargo pleiteado:
– 35 anos para presidente e vice-presidente da República e senador;
– 30 anos para governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal;
– 21 anos para deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz; e
– 18 anos para vereador.
Cassação inevitável
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) teve sua licença de 127 dias da Câmara dos Deputados encerrada. A partir desta segunda-feira (06), a parlamentar poderá começar a levar faltas nas sessões.
*
Deputados que faltarem a mais de um terço das sessões ordinárias ao longo de um ano legislativo podem perder o mandato, se ausências não forem justificadas.
Faça as contas
A Câmara costuma realizar de duas a três sessões ordinárias por semana.
O que deixa a margem de faltas em torno de 30 a 35 sessões por ano.
ÚLTIMA HORA
FAFÁ DE BELÉM – “A COP-30 precisa ouvir a Amazônia. Embaixo dessa floresta, há gente pensando e protegendo a mata e os rios”

A cantora Fafá de Belém quer garantir que o protagonismo da região não se perca entre discursos e negociações globais durante a COP30, que será realizada em Belém em 2025. Nesta terça-feira (7) ela abriu a terceira edição do Fórum Varanda da Amazônia, evento criado por ela em 2023, que reúne mais de 50 especialistas, pesquisadores, artistas, líderes comunitários e representantes de povos originários para debater o futuro da floresta e de quem vive nela.
Para Fafá, o grande desafio da conferência do clima será justamente garantir que os amazônidas sejam ouvidos.
*
— É importante criar linhas de conexão, porque precisamos de tecnologia, de apoio, de conhecimento científico, mas ninguém sabe mais do que o nativo, o pensador daqui. Ou seja, embaixo dessa floresta, há gente pensando e protegendo a mata e os rios. Eu acho que esse cruzamento de olhares é a única possibilidade de a gente ver um futuro para a Amazônia –, defende a artista.
ORGULHO

Os irmãos Gustavo e Graziela dos Santos, atletas do povo Karapanã, levaram o Amazonas ao pódio no 51º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, em Maricá-RJ. A dupla conquistou a medalha de prata na categoria Duplas Mistas – Arco Composto, resultado que reafirma o destaque dos amazonenses no cenário nacional.
Os dois atletas contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) que incentiva o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no estado.
VERGONHA

Em uma tremenda falta de respeito com a sociedade, com seus eleitores e o Poder Legislativo, dois vereadores de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, foram flagrados dançando em cima das mesas do plenário da Câmara Municipal na quinta-feira (2).
O momento de empolgação aconteceu após uma sessão solene em que a Câmara celebrou o Dia do Idoso. Caio Salgado (PL) e Professor Ródnei (PSD) subiram nas mesas durante a apresentação do cantor Elvis Andriolo, cover de Elvis Presley, contratado para a parte festiva da homenagem aos idosos. Eles dançaram ao som da música "Suspicious Minds". A direção da Câmara informou que deve tomar medidas para que cenas como essa não aconteçam mais no plenário.
OUTRAS PALAVRAS

“O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É O SILÊNCIO DOS BONS”, Martin Luther King Jr