Ir para o conteúdo

Dito & Feito: TEM MUITO QUE EXPLICAR À JUSTIÇA – Com a diplomação de Lula, Bolsonaro perde o foro privilegiado

Além da imunidade, Bolsonaro também sentirá falta de ser destaque na mídia

Com a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou o foro privilegiado de Jair Bolsonaro (PL).

O alerta foi feito pelo colunista Chico Alves, do UOL.

— A principal tristeza de Bolsonaro é a diplomação. A partir da diplomação, Lula passa a ter foro privilegiado– disse o jornalista,

Além da imunidade, Bolsonaro também sentirá falta de ser destaque na mídia, na avaliação de Chico Alves.

— É disso que Bolsonaro vai sentir muita falta. Além do destaque na mídia, a prerrogativa de falar bobagens e ter as redes nacionais de mídia ao seu dispor para falar as bobagens que quisesse, ele vai sentir muita falta do foro privilegiado porque ele tem muito a explicar à Justiça –, escreveu Chico Alves.

A volta da democracia

O senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou que a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil nesta segunda-feira (12) trata-se de um "movimento democrático" e que o líder petista simboliza o respeito às instituições.

*

— Você vê um movimento democrático (na diplomação).  Lula é uma pessoa que vai respeitar as instituições e a gente espera que ele possa contribuir para o Brasil e a gente sair do momento em que nós vivemos –, declarou Omar.

Tempos de paz

O  senador também fez um voto de que a paz volte a reinar no Brasil:

— E que a paz possa voltar a reinar nesse país, porque somos todos brasileiros, e brasileiros contra brasileiros não podem estar nessa luta em que ninguém ganha nada.

Extremistas na mira

Os ataques antidemocráticos disparados por milícias digitais no processo eleitoral de 2022, não ficarão impunes.

Em seu discurso, na cerimonia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes  disse que  esses grupos já foram identificados.

*

— Essa diplomação atesta a vitória plena e incontestável da Democracia e do Estado de Direito contra os ataques antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que, já identificados, garanto serão integralmente responsabilizados. Para que isso não retorne nas próximas eleições ם, avisou o ministro.

Discurso de ódio

Moraes disse que seguindo a cartilha autoritária e extremista daqueles que no Mundo todo não respeitam a Democracia e o Estado de Direito, também no Brasil grupos organizados atacaram a independência do Poder Judiciário.

— Dissiminaram desinformação e discurso de ódio contra seus membros e familiares, inclusive, ameaçando-os verbal e fisicamente.

Não conhecem o Judiciário

Venceu a democracia: Alexandre de Moraes diploma Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Brasil

O presidente do TSE também advertiu que  esses extremistas, autoritários, criminosos não conhecem o Poder Judiciário brasileiro.

— O Poder Judiciário brasileiro tem coragem, o Poder Judiciário brasileiro tem força, o Poder Judiciário tem serenidade e altivez e manteve sua independência e imparcialidade, garantindo o respeito ao Estado de Direito e realizar eleições limpas, transparentes e seguras, concretizando mais uma etapa na construção de nossa Democracia.

Blasfêmia

Acreditem se quiser, bolsonaristas encenam crucificação de Cristo insinuando que seu líder está sofrendo como Jesus

Acampados há mais de um mês em frente ao Quartel General do Exército em Brasília, um grupo de bolsonaristas aproveitou do momento de fé para encenar o sofrimento de Jesus na cruz.

*

As imagens mostram um circulo de oração, enquanto um jovem, com uma coroa de espinhos e vestido com um pano branco, é “pregado” junto a um poste da praça do QG.

Bye, bye Reman

De nada adiantaram os pedidos da equipe de transição do presidente Lula.

A Petrobras vendeu mesmo a  Refinaria de Manaus (Reman) e seus ativos logísticos para a empresa Ream Participações, dona da distribuidora Atem, por US$ 257,2 milhões.

*

O negócio ocorreu mesmo após os pedidos da equipe de transição do futuro governo Lula para que todos os processos de desinvestimentos da estatal fossem suspensos.

Não teve jeito

Uma fonte na Petrobras disse que não seria possível suspender a venda da unidade de Manaus pois os contratos já estavam assinados e em fase final.

— E não concluir esse processo poderia implicar em quebra de contrato –, lembrou a fonte.

Golpista na cadeia

A Polícia Federal prendeu, na noite desta terça-feira (6/12), um empresário que ficou conhecido após convocar Caçadores Atiradores e Colecionadores (CACs) para protestar em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

A ordem veio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Bala contra diplomação

Em vídeo que teria sido gravado no dia 26 de novembro, o empresário golpista se identifica como sendo da cidade de Juruena, no Mato Grosso, e aparece em cima de um caminhão, na frente do QG do Exército, convocando atiradores e caminhoneiros para protestos contra a diplomação do presidente eleito.

Tragam  armas

Ele pediu diretamente aos CACs, atiradores que têm armas legais que fosse para frente do TSE no dia da diplomação de Lula, lembrando do que hoje eles somam 900 mil atiradores no Brasil.

*

—  Venham aqui mostrar presença. Se nós perdemos essa batalha, o que você acha que vai acontecer no dia 19? Vão entregar as armas e o que eles vão falar? 'Perdeu, mané' –, disse ele na convocação, fazendo referência ao episódio em que o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, reagiu a um manifestante em Nova York.

Ministérios Indígena

Sonia Guajajara: na lista tríplice para se tornar ministra dos Povos Indígenas

Sonia Guajajara, eleita deputada federal pelo PSOL de São Paulo,  a também deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), que não conseguiu se eleger no pleito deste ano, e o advogado e vereador de Caucaia (CE) Weibe Tapeba são os nomes da lista tríplice que ser´pa enviada ao presidente Lula pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil ( Apib) para chefiar o Ministério dos Povos Indígenas.

Carta ao presidente

— Decidimos encaminhar esta lista tríplice ao senhor, presidente Lula, por acreditarmos que seu governo será participativo e está atento aos anseios do nosso movimento, que luta pelo fortalecimento dos direitos dos povos indígenas –, diz p documento da Apib.

ÚLTIMA HORA

LULA SE EMOCIONA E CHORA –  Quem passou o que eu passei nesses últimos anos, e estar aqui agora, é a certeza que Deus existe

Marcas do que se foi: Lula não segura a emoção ao citar o que passou e acaba chorando

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou nesta 2ª feira (12) ao iniciar seu discurso na cerimônia de sua diplomação, realizada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O presidente teve que interromper o discurso logo no início ao lembrar da sua 1ª diplomação, em 2002.

— Lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder, para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente da República –, disse.

— Quero pedir desculpas pela emoção. Quem passou o que eu passei nesses últimos anos, e estar aqui agora, é a certeza que Deus existe e de que o povo brasileiro é maior do que qualquer pessoa que tentar um arbítrio nesse país. Eu sei o quanto custou, não apenas a mim, mas ao povo brasileiro essa espera para que  a gente pudesse reconquistarmos a democracia nesse país –, afirmou.  O petista se comprometeu a cumprir, juntamente com Alcknin, o que assumiu durante a campanha eleitoral de fazer do Brasil “um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para os brasileiros”.  Ao entrar no plenário do TSE, Lula foi saudado com gritos de “boa tarde, presidente Lula”.

*

A expressão fez referência ao período em que esteve preso em Curitiba, por condenação (posteriormente revista) na Operação Lava Jato. Uma vigília foi montada próxima à superintendência da Polícia Federal, onde o petista estava preso. Seus apoiadores gritavam a ele todos os dias “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”.  Ao receber o diploma das mãos de Moraes, Lula ouviu novos gritos, dessa vez de “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, entoado pelos aliados presentes. Ele também foi muito aplaudido no momento em que se emocionou durante o discurso.

ORGULHO

O primeiro hospital Veterinário de Manaus está saindo

A obra de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas já está com 72% de execução. A informação é do  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).Com investimento no valor de R$ 4,2 milhões, o  primeiro Hospital Veterinário do Estado do Amazonas vai oferecer atendimento veterinário especializado de urgência e emergência, de forma gratuita, com consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações, dentre outros serviços.

VERGONHA

Rompendo bloqueio: Bolsonaristas golpistas depredam o carro da professora e ela é que vai presa

Um vídeo que está circulando nas redes, que mostra o momento em que uma professora, identificada como Mari Périco, furou um bloqueio ilegal na noite de domingo (11) em frente ao batalhão do Exército de Cascavel (PR), é um flagrante de como a polícia Rodoviária está sendo conivente com os golpistas bolsonaristas. Os manifestantes bolsonaristas que não aceitam o resultado da eleição, fecham a estrada, fazem um bloqueio ilegal, impedem o direito de ir e vir dos cidadãos e quem vai presa é uma professora que só queria ir trabalhar. Uma mulher rompeu um bloqueio realizado por manifestantes bolsonarista em Cascavel. De acordo com as anotações policiais, a mulher, que seria professora e simpatizante do Partido dos Trabalhadores, estava ao volante de um Renault Sandero pela rua 25 de Agosto, que estava com um trecho bloqueado por cones. Policias militares foram informados da situação, mas a infratora foi detida por manifestantes que a seguiram. O veículo dela foi danificado pelos bolsonaristas.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes