Ir para o conteúdo

Dito & Feito - The New York Times – “Brasil chegou perto de retornar a uma ditadura militar após quase quatro décadas como democracia moderna"

Mais da metade dos brasileiros entrevistados pela mais recente pesquisa política do Ipespe, divulgada na quinta (27), vê com pessimismo o futuro resultado do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Charge de Mário Adolfo

O jornal americano The New York Times disse que a decisão dos juízes do Supremo Tribunal Federal marca um "esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou de fato desmantelar a democracia do Brasil ao orquestrar um plano amplo para dar um golpe".

Segundo o New York Times, a investigação das autoridades revelou o quão perto o Brasil chegou de retornar a uma ditadura militar após quase quatro décadas como uma democracia moderna".

"O julgamento, que ainda não foi agendado, é fruto de uma investigação abrangente de dois anos em que a polícia invadiu casas e escritórios, prendeu pessoas próximas a Bolsonaro e obteve uma confissão importante de um assessor do ex-presidente [Mauro Cid]", escreve o jornal.

Bolsonaro será condenado...

Mais da metade dos brasileiros entrevistados pela mais recente pesquisa política do Ipespe, divulgada na quinta (27), vê com pessimismo o futuro resultado do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

... Aponta  pesquisa!

Segundo o levantamento, 66% acreditam que ele será condenado, enquanto 29% veem a possibilidade de ser inocentado. Outros 5% não souberam responder.

Trump tá nem aí

E por falar no imbrochável, se ele pensa que o presidente Donald Trump está preocupado com ele,pode tirar o cavalinho da chuva.

O Wall Street Journal destacou que "não houve comentários de Trump ou de qualquer funcionário do governo sobre os problemas de Bolsonaro.

*

E muito menos se os “EUA poderiam encontrar uma maneira de ajudá-lo".

Mas o jornal falou sobre as recentes manifestações de Elon Musk contra Alexandre de Moraes.

Brincando de boi

O governador Wilson ima (União) estava tão descontraído no lançamento do 58º Festival Folclórico de Parintins, no Teatro Amazonas, que após a cerimôia oficial, evitou a frisa governamental, e foi sentar-se na 4ª fileira da plateia, para acompanhar a apresentação dos bumbás.

*

Em determinado momento, o governador se  levantou da poltrona para brincar de boi com o Garantido, quando o bumbá se aproximou de sua poltrona.

O que esperar do Caprichoso?

Depois das apresentações de Garantido e Caprichoso no palco do teatro, o governador Wilson Lima concedeu uma coletiva de quase 45m aos jornalistas presentes.

No meio da conversa, perguntou ao presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo:

*

— O que podemos esperar do Caprichoso neste festival?

—   Ah, governador, em se tratando de Caprichoso, sempre temos algo a mais...

Qual a surpresa do Garantido?

E na sequência, o governador perguntou ao presidente do Garantido, Fred Gois:

— Qual a grande surpresa do Garantido para este ano?

—  A grande surpresa? Garantido campeão, ué! (risos)

Parlamento vai ao boi

O parlamento deu uma trégua na pauta política e baixou no teatro Amazonas para prestigiar o lançamento do festiva de Parintins.

Aos menos cinco parlamentares podiam ser visto na plateia do teatro balando ao ritmo das todas de Garantido e Caprichoso.

*

Os parlamentares Adjuto Afonso (UB), Sinésio Campos (PT), Mayra Dias (Avante), Delegado Péricles (PL),

Cristiano D’Angelo (MDB estava lá.

Boi não é só isso

O presidente da Assembleia,  Roberto Cidade (União) reforçou que o Festival de Parintins não é só uma festa folclórico.

— É muito mais.  Por meio dele, gera-se emprego, renda e,

consequentemente, há melhoria na qualidade de vida. A cada R$ 1 investido, R$ 10 ficam no município de Parintins.

Amor à natureza

Ao registrar que falaria com o coração, o presidente do Garantido, Fred Gois, revelou uma passagem de sua história ao retornar a Parintins, vindo de São Paulo, no final dos anos 1980.

*

— Observei que as alegoria do boi usavam penas de verdade, de pássaros. Vi que aquilo não poderia continuar. Foi uma luta, mas conseguimos mudar, importando penas artificiais, que são usadas até hoje.

Fafá esgotada

Fafá de Belém: sofre de crise de burnout

Aos 68 anos, a cantora Fafá de Belém usou suas redes sociais para contar sobre um problema que tem enfrentado e conscientizar os fãs. Através de um vídeo compartilhado nesta quinta-feira (27), Fafá contou que precisou receber atendimento médico após viver uma crise de burnout.

Burnout, o que é isso

A crise de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional que se caracteriza por exaustão, estresse e esgotamento físico.

*

— Na terça-feira de manhã, eu acordei sem saber direito onde eu estava, com um aperto no peito gigantesco e uma falta de ar. Meu corpo todo tremia, eu tive um frio absurdo, não conseguia falar direito, nem levantar da cama.

Robinho segue preso

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o ministro Luiz Fux e votou para rejeitar um recurso da defesa do ex-jogador Robinho contra a decisão que manteve sua prisão.

*

Com o voto de Moraes, o placar está em 2 a zero contra o ex-atleta.

Crime em Milão

O julgamento ocorre no plenário virtual e está programado para durar até a próxima sexta-feira.

Em 2017, o ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão em uma decisão da Justiça italiana.

*

Segundo a acusação, ele e outros cinco homens violentaram uma mulher albanesa em uma boate em Milão – o atleta era jogador do Milan na época.

Luz verde

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária permanecerá verde em abril – sem custo adicional nas contas de luz.

*

Desde dezembro de 2024, a bandeira é mantida verde “refletindo as condições favoráveis de geração de energia no país”.

ÚLTIMA HORA

Ladrão de celular agora pode pegar de 4 a 12 anos de cadeia


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou ao Palácio do Planalto um projeto de lei que prevê o aumento da pena para o crime de receptação de celulares roubados ou furtados. A proposta amplia a punição em até 50% nos casos que envolvem dispositivos eletrônicos, como celulares, computadores e cabos, especialmente quando armazenam dados pessoais.

Atualmente, a pena para receptação varia de um a quatro anos de prisão, além de multa. Com a nova proposta, a punição mínima passaria a ser de três a quatro anos de reclusão, podendo chegar a quatro anos e meio, dependendo do percentual de aumento aplicado.

*

Já a pena máxima poderia subir de oito para até 12 anos de prisão.

O governo argumenta que o endurecimento da legislação pode contribuir para a redução dos roubos e furtos de

ORGULHO

Maysa Matarazzo: Neta de Maysa parece e canta como a avó

Maysa Matarazzo, neta da cantora Maysa, voz icônica da boemia brasileira, compartilhou recentemente um vídeo cantando no Instagram e deixou seguidores de boca aberta. Além de ter o nome da avó, ela também herdou a beleza e o talento. Detalhe, ela tem apenas 14 anos. As informações são do portal SoNotíciaBoa.

Filha do diretor Jayme Monjardim e da cantora e compositora Tânia Mara, a jovem Maysa emocionou os seguidores ao cantar “Sailor Song” de Gigi Perez. Além de impressionar pela afinação impecável, ela chama a atenção pela semelhança física com a avó. Os seguidores reagiram da melhor forma possível. “Garota, estou em choque. Maysa, sua avó, presenteou o Brasil com você! Que voz impecável. Maravilhosa!”, comentou um.

VERGONHA

"Perdeu Mané": Débora Rodrigues diz que não fez nada

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, acusada de pichar a estátua do STF durante os ataques de 8 janeiro. A decisão foi tomada mediante a medidas cautelares, com o uso de tornozeleira eletrônica.

A prisão domiciliar de Débora atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Débora dos Santos está presa desde 2023, quando foi alvo da Operação Lesa Pátria. Ela foi flagrada pichando a estátua em frente à Suprema Corte com os dizeres “perdeu, mané”, em referência a uma fala do ministro Luís Roberto Barroso, hoje presidente do STF. Em depoimento, ela chegou a admitir a participação nos acampamentos golpistas em frente ao QG do Exército em Brasília, mas disse não ter participado da depredação aos prédios públicos. Ela chegou a enviar uma carta a Moraes apontando arrependimento pelos crimes cometidos.

OUTRAS PALAVRAS

“CAPITALISMO É A EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM. O SOCIALISMO É O CONTRÁRIO.” (Stanislaw Ponte Preta)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes