— Eu sou o candidato, não vou aceitar que me indiquem qualquer vice. Não é assim. Eu tenho aliados e buscaremos um vice entre os nomes que compõem a nossa base aliada.
O recado curto e grosso dado pelo prefeito David Almeida (Avante) ao programa Manhã de Notícias, da Rádio Tiradentes FM bateu com gosto duvidosos nos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que até aqui apoiam a reeleição do prefeito.
Nos bastidores conta-se que Omar e Braga jamais aceitariam emprestar o seu apoio em troca de nada, só pelos belos olhos do prefeito.
Promessa é dívida
Tem mais um detalhe nessa relação perigosa.
Para confirmar o apoio de Eduardo e Omar, David teria que jurar de pés juntos que exercerá o mandato até o final, sem abandonar o cargo para disputar a eleição ao governo, em 2026.
*
Porque aí, se proceder assim iria disputar a eleição com seu apoiador, Omar Aziz, que é candidatíssimo ao governo daqui a dois anos.
Pretensão
Tem uma outra nuance nessa relação entre David-Omar-Braga que não pode passar despercebida.
David Almeida não quer se tornar refém de ninguém.
Os queridinhos de David
Em relações ao vice, que David não abre mão, estão na relação dos “queridinhos” do prefeito o ex-secretário de Infraestrutura (Seminf) Renato Júnior, que até já se desincompatibilizou do cargo e a ex-secretária de Saúde Shádia Fraxe, que também deixou a secretaria.
Os próximos dias serão agitados.
Fé Brasil reforça Ramos
Marcelo Ramos (PT) terá sua candidatura oficializada a prefeito de Manaus pela Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), que reúne os partidos PT, PCdoB e PV, no dia 4 de agosto, dia da convenção partidária.
*
Na ocasião, será anunciado o nome do candidato a vice na chapa, ainda não definido.
Convenção
A convenção partidária será realizada às 9h, no Clube do Trabalhador do Amazonas (Sesi), localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, na zona Leste de Manaus.
Conselho decide vice
Os detalhes da convenção foram definidos na tarde de quarta-feira (24/7), em reunião do conselho político da campanha formado por Marcelo Ramos e dirigentes dos partidos da federação e de siglas aliadas, como o PDT, REDE e Solidariedade (SD).
*
Marcelo Ramos adiantou que o candidato a vice-prefeito será decidido pelo conselho e o anúncio será realizado “só na convenção”.
Um vice diferente
O pré-candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania) está inclinado a escolher um vice-prefeito de fora da política.
— Alguém que nunca tenha passado por cargo político. Poderá ser um empresário, um ambientalista, um pesquisador ou quem sabe uma liderança feminina, desde que não tenha exercido mandato político –, reforça o marketeiro do candidato, jornalista Paulo Castro.
Quem vem
E por falar em Amom, a convenção do Cidadania, neste sábado, no Clube do Trabalhador, poderá trazer a Manaus o atual presidente nacional do Partido Cidadania, Comte Bittencourt.
Wilker confirmado
O Partido da Mobilização Nacional realiza neste sábado (27), às 10h, a convenção para escolha de candidatos e candidatas proporcionais e majoritários das Eleições Municipais de 2024.
A festa democrática acontece no Ladeira Show, casa de eventos na Avenida João Câmara, n.°1.022, Bairro Novo Aleixo.
*
A convenção deve confirmar o nome do deputado Wilker Barreto para prefeito de Manaus.
Manaus tem milionário
Uma aposta feita em Manaus, no Amazonas, acertou as seis dezenas e os dois trevos da + Milionária e levou o prêmio de R$249.094.227,14. O sorteio do concurso 166 foi realizado na quarta-feira (24/7), em São Paulo.
*
As dezenas sorteadas foram: 10 - 19 - 20 - 42 - 43 - 44. Os trevos sorteados foram: 3 - 4. É a primeira vez que o prêmio da loteria sai para um apostador.
Maduro vai falar sozinho
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve responder às críticas do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), às urnas eletrônicas brasileiras.
*
Às vésperas da eleição presidencial no país vizinho, o ditador venezuelano disse que o sistema de votos do Brasil é “inauditável”.
Repetindo o imbrochável
Entretanto, o episódio causou irritação na cúpula do Executivo brasileiro, já que a credibilidade do sistema é questionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Itamaraty minimizou a declaração e avaliou como um discurso para o eleitorado de Maduro.
ÚLTIMA HORA
ALARME – 1.986 focos de incêndio no Amazonas, alerta INPE
O estado do Amazonas vive um momento delicado em relação às mudanças climáticas: não sabe se faz prevenção contra a seca que vem aí ou se combate os focos de incêndios que se multiplicam pela região.
Em menos de 25 dias, o estado do Amazonas superou o número de focos de queimadas registrados em julho do ano passado.
Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Até esta quinta-feira (25), foram contabilizados 1.986 focos de incêndio, enquanto em julho de 2023, o total foi de 1.947. Para complicar a situação, o aumento dos focos de incêndio ocorre em meio a uma seca severa que atinge o estado, a qual especialistas preveem ser mais grave do que a registrada no ano passado, até então a mais severa do Amazonas.
*
De acordo com o INPE, julho de 2024 é segundo mês com mais focos de queimadas na série histórica, ficando atrás apenas de julho de 2020, quando foram registrados 2.119 focos. “O aumento significativo reflete um cenário crítico de desmatamento e mudanças climáticas, exacerbados por condições climáticas desfavoráveis”, alerta o instituto.
ORGULHO
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão começando: o maior festival esportivo do planeta começa nesta sexta-feira (26/7) com uma a festa de abertura no rio Sena.
Mas entre os quase 10,5 mil atletas de todos os países do mundo, há uma pequena lista daqueles que são considerados as grandes estrelas. A brasileira Rebeca Andrade é uma delas. Em 2020, em Tóquio, Rebeca se tornou a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição das Olimpíadas, incluindo uma de ouro. Ela também foi a primeira atleta latino-americana a ganhar um ouro olímpico na ginástica artística feminina.
Agora, em Paris, Rebeca está entre as favoritas para ganhar pelo menos mais quatro medalhas, o que a tornaria o maior nome do Brasil na história das Olimpíadas.
Para conquistar esse feito, ela promete inovar: Rebeca inscreveu na competição um novo salto jamais realizado em disputas oficiais – o Triplo Twist Yurshenko.
VERGONHA
Quando viu pela primeira vez os uniformes que a delegação brasileira vai usar na abertura das Olimpíadas de Paris, o estilista mineiro Ronaldo Fraga tomou um susto: "Será que foi o estilista da Damares que criou isso?", indagou, em referência à senadora do DF e ex-ministra da Mulher e da Família do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Confeccionadas pela Riachuelo, as peças têm sido alvo de críticas. Para Fraga, os figurinos são "horrorosos", mas refletem o momento atual do Brasil.
— Por mais que tenha saído o governo anterior [de Bolsonaro], a gente vê o país se tornando uma nação evangélica, cada vez mais careta, mais retrógrada nos costumes. Uma insistência e um investimento na tristeza, um tentar abafar a alegria e a libidinagem, que é a marca do brasileiro e deveria ser a marca da moda brasileira.
OUTRAS PALAVRAS
“ELE (JESUS CRISTO) FOI O PRIMEIRO COMUNISTA. REPARTIU O PÃO, REPARTIU OS PEIXES E TRANSFORMOU A ÁGUA EM VINHO”, Fidel Castro