O senador Plínio Valério (PSDB-AM) insiste em dizer que não é “bolsominion”, mas se manifestou favorável ao impeachment de ministros do STF, como pediu o presidente Jair Bolsonaro, que entrou com pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. O texto foi protocolado no Senado Federal, na noite desta sexta-feira (20).
Na manhã desta quarta-feira, o tucano de Eirunepé enviou mensagem pelo WhatApp ao editor de Dito&Feito, coluna de opinião do Blog do Mário Adolfo, argumentando que “analisar impeachment de ministros do STF não é ser contra a democracia, está na Constituição”.
— Se é atentado, então que se tire da Constituição o Artigo que dá essa prerrogativa ao Senado. Além do pedido do presidente tem outros 30 pedidos na Casa –, disse Valério, defendendo que a decisão seja analisada pelos senadores, destacando que o voto é o “alimento” do parlamento.
Tucano de direita
Destoando da posição do PSDB nacional, o senador amazonense, afirma que o pedido é legítimo, pois a deposição de ministros do STF está prevista na Constituição, e que o Senado não pode “fugir” ao ser provocado sobre o tema.
— Não há clima para passar o impeachment, mas que se coloque isso em votação. A lei permite o impeachment de ministro do Supremo e só o Senado pode fazer isso. Se a sua assessoria julgar que os preceitos legais foram todos satisfeitos, traga a matéria, porque nós precisamos votar –, disse Valério.
Cultos clandestino no Planalto
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou a notícia de que a primeira-dama Michelle Bolsonaro realizou cultos clandestinos da Igreja Batista Atitude de Brasília no Palácio do Planalto e voltou a descredibilizar a imprensa.
A declaração do presidente foi feita nesta quarta-feira,25, em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, no Distrito Federal.
Pastor do gabinete
A informação sobre os cultos no imóvel público foi noticiada pelo portal Brasil de Fato. De acordo com a apuração do Brasil de Fato, as sessões religiosas seriam comandadas por um pastor contratado pelo gabinete pessoal do presidente.
Aglomeração de fé
Os cultos frequentados pela primeira-dama ocorriam, segundo o portal de notícias, desde janeiro de 2020 e não teriam sido suspensos mesmo com a pandemia, em março de 2020.
Naquele mês, o governo do Distrito Federal decretou a suspensão de atividades, incluindo missas e cultos, em razão do avanço da covid-19.
O prefeito de Manaus, David Almeida, disse que a valorização do profissional de educação será prioridade em sua administração.
Para isso assinou, nesta quarta-feira, 25/8, mais de 260 progressões referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) de servidores da rede municipal de ensino.
A vez da Educação
As assinaturas feitas pelo prefeito vão beneficiar mais de 4.500 servidores, com mais de seis mil progressões, até o final deste ano, com recursos na ordem de R$ 40 milhões, o que inclui, nesse valor, o débito deixado por administrações passadas.
Pazuello “inocentado”
O MPM (Ministério Público Militar) fez avaliações a jato, sem investigação, e concluiu que os atos políticos praticados pelo general da ativa do Exército Eduardo Pazuello e pelo tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da Aeronáutica, não constituíram crimes militares.
Pazuello subiu em um palanque político no Rio de Janeiro, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, e discursou a apoiadores após um passeio de moto em 23 de maio.
Bolsonarista roxo
Baptista Junior é o mais bolsonarista dos três comandantes das Forças Armadas. Ele e usa sua conta no Twitter para curtir e compartilhar conteúdo alinhado ao bolsonarismo.
Humor e política
O deputado Tony Medeiros (PSD) recebeu, na Assembleia Legislativa, a visita do humorista Sandro Almeida que está fazendo uma turnê em várias cidades do interior do Amazonas.
Imitador de mão cheia, o artista aproveitou para fazer imitação de vários personagens televisivos como o Zacarias dos Trapalhões, os apresentadores Fausto Silva, o popular Faustão, Raul Gil, o cantor Caetano Veloso e Tiririca.
Dose extra de CoronaVac
Pessoas com mais de 55 anos podem ter de tomar uma dose extra da CoronaVac. É o que indica estudo feito pelo Instituto do Coração e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, publicado na terça-feira 24.
50,3% de eficácia
A vacina chinesa tem 50,3% de eficácia no enfrentamento da covid-19. Foram avaliadas amostras de sangue de 101 pessoas (das quais 42 tinham mais de 60 anos) completamente imunizadas com a CoronaVac; 72 que se recuperaram da covid-19 e adquiriram anticorpos por exposição. E 36 que compunham o grupo de controle, ou seja, não foram vacinadas ou infectadas.
Capacho
Em um evento oficial nesta quarta-feira (25) em comemoração pelo Dia do Soldado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chamou atenção ao bater continência para Jair Bolsonaro.
O gesto foi realizado, claro, pelos militares presentes na cerimônia. Ministros civis, no entanto, somente observaram.
Vivinho da Silva
O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo confirmou que o estado clínico de Olavo de Carvalho é estável. A informação é do portal Metrópolis.
“Bolsolavetes”
Na verdade, que espalhou a notícia de que o guru de Jair bateu as botas foi a própria filha, Heloisa de Carvalho, ao mencionar boatos sobre a morte do pai na tarde desta quarta (25) em seu Twitter.
Veja o que ela publicou:
“Não sei se é verdade mas chegou aos meus ouvidos q o Olavo já faleceu e estão segurando a notícia para mais perto do dia 7/9 para soltar e inflar de bolsolavetes na rua. Já disse não sei se é verdade.
Lula sem rancor
Lula disse que não guarda rancor de nada daquilo que vivger quando foi abortado da eleição em 2018 e jogado numa cela. O ex-presidente disse que se for pra fazer política com ódio, é melhor parar de fazer política.
— Política não comporta ódio. Perguntam se guardo rancor: minha vingança vai ser fazer mais do que fiz. Mais Educação, mais Saúde, mais emprego. Minha vingança é o povo voltar a sentir orgulho de ser brasileiro.
ÚLTIMA HORA
Pacheco arquiva pedido de impeachment de ministro do STF, apresentado por Bolsonaro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu arquivar nesta quarta-feira o pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Pacheco seguiu parecer da Advocacia-Geral da Casa, que entendeu não haver motivos para iniciar o processo. A informação foi confirmada ao GLOBO por pessoas próximas ao parlamentar. Desde o início, Pacheco sinalizou que não daria andamento ao pedido de Bolsonaro.
O presidente da República, no entanto, insistiu na iniciativa contrariando até mesmo aliados que o aconselharam a desistir da ação, que intensificou ainda mais a crise entre os Poderes.
Na última sexta-feira, após Bolsonaro entregar o pedido ao Senado, o presidente da Casa disse não ver fundamentos para o pedido:
ORGULHO
Mesmo fora da política, a ex-senadora Marina Silva (REDE) continua dando provas de grandeza e humanismo.
Em entrevista ao UOL News, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) classificou como "relevante" o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a questão do marco temporal, que afeta a demarcação de terras indígenas. Para ela, a derrubada do marco pode "reparar grande injustiça" contra os povos indígenas. "Tutela do estado impedia os indígenas de lutar juridicamente por suas áreas", acrescenta. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar nesta quinta-feira (26) a votação do marco temporal das terras indígenas. O assunto deveria ser analisado nesta quarta-feira (25). No entanto, como o julgamento sobre a independência do Banco Central ainda não terminou, o tema foi alocado na sessão seguinte.
VERGONHA
A casa de Agnaldo Timóteo, localizada em um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi invadida na madrugada desta quarta-feira. Segundo o advogado do cantor, Sidney Lobo Pedroso, dois homens teriam pulado o muro e tentado atear fogo na placa de "vende-se" da residência. Uma funcionária dormia no local e impediu que o fogo se alastrasse. semana passada, a casa, que está fechada desde a morte do cantor, havia sido depredada. Timotinho, sobrinho de Agnaldo, divulgou um vídeo em que mostra o vidro da entrada da casa quebrados após um ato de vandalismo. O advogado e tutor da herdeira informa que já tomou as providências sobre o caso na polícia.