Manifestantes contrários ao anúncio oficial do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que declarou Nicolás Maduro como presidente reeleito da Venezuela tomaram as ruas do bairro de Catia, em Caracas, na tarde desta segunda-feira (29). As manifestações começaram pacíficas, com a presença policial garantindo a segurança, e até o momento não houve registro de confrontos ou feridos.
Os protestos intensificaram-se após a confirmação de vitória de Maduro, anunciada pelo CNE, órgão presidido por um aliado do presidente. Nessa eleição, Maduro obteve 51,2% dos votos, enquanto o oponente Edmundo González alcançou 44%. No entanto, a oposição alega que González teria vencido com 70% dos votos segundo pesquisas de boca de urna. Com a proclamação dos resultados menos de 24 horas após o fechamento das urnas, o clima de insatisfação popular tomou conta das ruas de Caracas.
17 anos de mão de ferro
Caso complete o novo mandato, Maduro permanecerá no poder por um total de 17 anos, superando seu antecessor Hugo Chávez que governou a Venezuela por 14 anos.
Panelaço
Os panelaços começaram na capital logo após o anúncio do CNE e são um reflexo do descontentamento da oposição que acusa o órgão de ocultar atas e maquiar os resultados das eleições.
Lula cobra transparência
Itamaraty divulgou nesta segunda-feira uma nota sobre as eleições realizadas neste domingo na Venezuela, na qual exaltou o “caráter pacífico” da votação e cobrou transparência na apuração.
*
A nota, no entanto, evitou referendar a vitória do atual presidente, Nicolas Maduro anunciada na madrugada desta segunda-feira pelo Conselho Nacional Eleitoral e questionada pela oposição.
Cadê os números da votação?
No comunicado, o governo brasileiro diz que é preciso observar o princípio da soberania popular “por meio da verificação imparcial dos resultados” e que aguarda, “nesse contexto”, a publicação do órgão eleitoral venezuelano de dados desagregados por mesa de votação.
Credibilidade e legitimidade
Segundo a nota, esse é um esse é um “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.
Enfim, asfalto!
Depois de ficar no esquecimento por mais de quatro anos – embora outras ruas do mesmo conjunto Tiradentes tivessem sido asfaltadas – chegou nesta segunda-feira (29) a vez das rua das Papoulas.
*
Para a alegria dos moradores, as máquinas começaram a roncar por volta das 09h e no início da tarde o asfalto de boa qualidade já estava sendo compactado.
Fim da tábua de pirulitos
Era desesperador para os moradores das Papoulas trafegar pelas outras ruas –todas asfaltadas e demarcadas –, enquanto a sua estava parecendo tábua de pirulito, tamanho era a quantidade de buracos.
Silas acende uma vela par Deus...
O governador Wilson Lima (UB) não deve ter gostado nadica de nada do discursos do deputado Silas Câmara em sua passagem por Parintins, dia 27, para apoiar o candidato do prefeito Bi Garcia (PSD), Matheus Assayag à sua sucessão.
*
Sila desceu a lenha no governador, acusando-o de uso da máquina pública e perseguir o prefeito Bi Garcia e sua mulher, a deputada Mayara Dias (Avante).
...E outra pro diabo!
O que causa estranheza é que, até a semana retrasada, na inauguração da Escola da Floresta, no município de São Sebastião do Uatumã, Sila estava ao lado do governador, a quem rasgou elogios em seu discurso.
A falsidade do pastor
Segundo Silas, que até um dia desses apoiava Wilson, a quem considerava o “melhor governador do Brasil”, disse que em 28 anos de vida pública nunca viu nada igual, com “tanta perseguição”.
*
— Mas vocês não estão sós, prefeito Bi, estão com o povo. É bem melhor estar com o povo do que com o governo, porque o poder quando mal administrado escraviza! – disse o pastor-político quase cassado.
Marcelo avança
No fim de semana o pré-candidato do PT a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos, andava exibindo um sorriso que ia de ponta à ponta das orelhas.
É que, de acordo com a pesquisa do Instituto AtlasIntel divulgada no sábado (27/7) ele aparece com 14,3% dos votos dos eleitores.
*
Os números apontam o crescimento do petista nas intenções de voto nesta primeira fase do cenário eleitoral.
Moto a preço de banana
Em um cenário de constante novação, a Honda surpreende novamente com o lançamento da SP160 na Índia. Este modelo não apenas eleva o padrão em termos de desempenho e design, mas também redefine as expectativas de uma motocicleta econômica e potente.
...Moto a preço de banana 2
Com um preço atrativo de cerca de ₹ 117.500 (aproximadamente R$ 7.000), a moto tem causado um impacto significativo no mercado indiano, redefinindo o conceito de custo-benefício no segmento de motocicletas.
Virou casaca
Olinda (PE) terá um caso raro nas eleições deste ano: um bolsonarista candidato a vice de um petista.
Celso Muniz, recém-filiado ao PCdoB, responde pela façanha.
*
Durante a pandemia de Covid-19, Muniz era aliado de Jair Bolsonaro (PL) e seguia a cartilha bolsonarista postando conteúdo questionando a eficácia de vacinas e urnas eletrônicas.
Enjoou do imbrochável
Numa mudança brusca, Celso Muniz deixou o campo da direita neste ano, quando se filiou ao PCdoB.
Agora, aceitou o convite para compor chapa com Vini Castello (PT) e será candidato a vice.
Mudanças na CNH
As recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro trouxeram novidades significativas que impactam diretamente motoristas e usuários de veículos de pequeno porte.
*
A grande novidade é a dispensa da necessidade de CNH para a condução de bicicletas e patinetes elétricos.
Vá de bicicleta
Essa mudança visa facilitar o uso de transportes mais sustentáveis e práticos para deslocamentos urbanos menores.
Com essa medida, espera-se uma redução significativa no trânsito das grandes cidades, promovendo um estilo de vida mais saudável e ecológico.
Não alivia para motocicletas
Embora haja facilidades para alguns veículos, a CNH continua obrigatória para a condução de automóveis, motocicletas e veículos comerciais de maior porte.
*
Veículos com um potencial de risco maior requerem um controle mais rigoroso e uma formação adequada para sua condução, garantindo segurança para todos os envolvidos no trânsito.
ÚLTIMA HORA
MARÍA CORINA – Oposição recebeu 73% dos votos, o equivalente a 6 milhões. Maduro teria apenas 2,7 milhões de votos
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado denuncia não ter tido acesso a 100% das atas de votação, disse no que recebeu 73% dos votos, o equivalente a 6 milhões. Segundo ela, Maduro teria apenas 2,7 milhões de votos. Corina, que chegou a vencer as primárias mas foi impedida de disputar o pleito, anunciou que nos próximos dias sua coalizão agirá para “defender a verdade”.
— Ameaças não funcionaram. O resultado mostra o isolamento total de Maduro — afirmou.
*
Nesta segunda-feira, a líder oposicionista pediu que os apoiadores voltem às ruas para novas manifestações. Mais cedo, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou oficialmente Nicolás Maduro como vencedor, mesmo antes de apresentar as atas oficiais como prometido, e o chavista denunciou que "estão tentando impor um golpe de Estado" no país.
ORGULHO
Viralizou nas redes sociais uma foto do surfista Gabriel Medina comemorando um tubo “quase perfeito” nesta segunda-feira (29). A imagem foi capturada durante disputa das oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Paris, nas águas de Teahupo’o, no Taiti, país da Polinésia Francesa.
Medina comemorou muito o fato de ter completado o tubo e saiu fazendo sinal de 10 com as mãos - a nota acabou sendo de 9.90. Na sequência, ele “se jogou” após uma onda e ficou em pé no ar, momento em que Jerome Brouillet conseguiu capturar a foto dele “voando”.
VERGONHA
Um casal foi filmado fazendo sexo em praia do município de São Vicente (SP), de dia e ao lado de uma criança.
A cena registrada por banhistas mostra que os dois não se inibiram com a presença de outras pessoas na praia, tampouco da criança, que estava a poucos metros.
Testemunhas informaram que a dupla chegou ao local de bicicleta, se deitou e após a relação, foi embora.
Relações sexuais praticadas em público é crime de importunação sexual pelo artigo 215-A do Código Penal. A pena prevista é de 1 a 5 anos de reclusão, isso se o ato não constituir crime mais grave.
OUTRAS PALAVRAS
“NINGUÉM NASCE ODIANDO OUTRA PESSOA PELA COR DE SUA PELE, POR SUA ORIGEM OU AINDA POR SUA RELIGIÃO. PARA ODIAR, AS PESSOAS PRECISAM APRENDER, E SE PODEM APRENDER A ODIAR, ELAS PODEM SER ENSINADAS A AMAR”, Nelson Mandela