Na noite de terça-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou uma postagem mentirosa, na qual diz que Lula não foi eleito pelo povo, mas escolhido pelo serviço eleitoral ao lado de ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Bolsonaro apagou a mensagem pouco depois, mas ela já havia sido exposta por internautas. O jurista Miguel Reale Júnior afirmou haver elementos suficientes para tornar Bolsonaro inelegível por conta da propagação de notícias falsas durante as eleições. Em entrevista ao UOL News, ele citou o artigo 323 do Código Eleitoral, que estabelece como crime a "produção de inverdades visando interferir no processo eleitoral.
— Todos os atos dele durante a campanha foram no sentido de desmoralização das eleições. Creio haver elementos suficientes para essa configuração, com a produção de inverdades e de mentiras que venham a comprometer o processo eleitoral. De fato, isso é de fácil configuração. Bolsonaro pode se tornar inelegível, sim.
Prisão decretada
Tirando "férias" nos Estados Unidos enquanto seus apoiadores praticam atos golpistas no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de deportado, pode ter prisão decretada, passaporte apreendido e seus perfis nas redes sociais bloqueados.
Mentor do terrorismo
Isso porque o ex-mandatário é apontado como o mentor do levante terrorista da último domingo (8), quando bolsonaristas fanáticos invadiram e depredaram as sedes dos Poderes na capital federal.
Se entregou
Uma confirmação de que Bolsonaro não só incentivou como segue incentivando os atos antidemocráticos é, justamente, o vídeo que ele compartilhou na noite de terça-feira (10) em seu Facebook e depois apagou.
Fim de linha
Os próprios aliado do “ ex-mito” também admitem que acabou a vida pública Jair Bolsonaro (PL) e ele nunca mais poderá ser candidato a nada.
Cadeia à vista!
Um deles acredita que o ex-presidente será preso ainda em janeiro e se tonará inelegível em pouco tempo, ficando fora da corrida eleitoral já a partir das eleições de 2024. Porém, as conversas em Brasília dão conta que o político, ainda que seja detido, não deva ficar preso muito tempo.
A conta chegou
Após atacar por quatro anos as instituições da República, Jair Bolsonaro finalmente começa a receber a conta por seus arroubos golpistas.
Como mostrou o Radar Econômico, 75,8% da população brasileira discorda dos atos golpistas protagonizados por bolsonaristas no último domingo, 8, dia da infâmia.
Orquestrou o “golpe”
Pior: na opinião de 50,2%, o ex-presidente é responsável pela invasão das sedes dos Três Poderes, enquanto apenas 42% discordam da afirmação.
Para 69% dos entrevistados, a intervenção federal no DF decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma decisão correta.
Ainda é pouco
Essa é a primeira das muitas contas que o ex-presidente precisa pagar pelas barbáries que cometeu ao longo de seus quatro anos de desgoverno e incitação ao ódio.
Coniventes com o terrorismo
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o senador Plínio Valério (PSDB) envergonham a bancada do Amazonas.
Eles foram os únicos que fizeram questão de declarar voto contrário à intervenção na segurança do Distrito Industrial.
*
Tudo isso para fazer bilu-bilu ao chefe, Jair Bolsonaro, que nem, presidente é mais.
Vergonha em dose dupla
A postura do milico de extrema direita, Alberto Neto, ainda é compreensível, pois ele é do partido do fujão Bolsonaro.
Mas Valério, do PSDB, partido que sempre se foi de Centro e jamais se aliou à direita, não dá par entender.
Até porque Plínio jura de pés juntos que não é bolsonarista. Então, tá!
Acampados na cadeia
O balanço mais atualizado do sistema penitenciário do Distrito Federal informa que 766 homens e 421 mulheres presos após a invasão às sedes dos três Poderes chegaram à cadeia.
No total, são 1.187 presos acomodados nas celas.
Papuda neles!
De acordo com os dados das 15h desta quarta-feira (11/1), os homens foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória 2 (CDP2), no Complexo Penitenciário da Papuda.
*
Eles ocupam quatro alas divididas em dois blocos.
Já as 421 mulheres foram transferidas para a Penitenciária Feminina do DF (PFDF), conhecida como C
Colmeia nelas
Já as 421 mulheres foram transferidas para a Penitenciária Feminina do DF (PFDF), conhecida como Colmeia.
No local, elas foram divididas em sete alas de dois blocos.
Carga pesada
Não é preciso ser engenheiro de trânsito para perecer que o grande problema no tráfego de Manaus é o volume de carros de carga que circulam em Manaus em horário inadequado.
Isto é, quase sempre na hora do rush, quando isso poderia ser feito na madrugada, como manda o Código de Trânsito.
Pente fino
Para tentar desatar o nó coibir irregularidades no tráfego de caminhões, carretas, contêineres e carretas, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 11, mais uma etapa da operação “Carga Pesada”.
*
O objetivo é fiscalizar as condições dos veículos, além da documentação, conforme normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com aplicação de medidas para quem não segue a legislação.
Vampiro petista
O vereador Sassá da Construção Civil (PT) decidiu convocar um mutirão para ajudar na doação de sangue à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
O vereador soube que o hospital vem operando com baixo estoque de bolsas de sangue há algum tempo e resolveu fazer a sua parte.
Sangue bom
Sassá está mobilizando cerca de 100 pessoas para ir ao Hemoam na próxima quinta-feira (12/01), a partir das 7h da manhã para fazer a doação.
ÚLTIMA HORA
Deputado dos EUA adverte que Bolsonaro usou roteiro de Trump e deve ser extraditado para o Brasil
O deputado democrata Joaquin Castro defendeu na CNN Internacional a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro para o Brasil. “Bolsonaro foi um líder autoritário, que usou o roteiro de (Donald) Trump, para inspirar terroristas domésticos para tentar tomar o governo”, disse o deputado texano.
— Parece muito com 6 de janeiro nos Estados Unidos –, continuou ele referindo-se à invasão do Capitólio em 2021.
O deputado lembrou que Bolsonaro está na Flórida e é muito próximo de Trump, que mora no estado.
*
— Ele deveria ser extraditado para o Brasil. Há informações de que ele é investigado no Brasil por corrupção e fugiu de lá para os Estados Unidos. É um homem perigoso e deveria ser mandado de volta para o país dele. Os Estados Unidos não deveriam ser um refúgio para ele –, aconselhou Castro.
ORGULHO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta quarta-feira (11) o nome da capital paraense Belém como a cidade brasileira a ser indicada para a Organização das Nações Unidas (ONU) para sediar a Conferência do Clima de 2025, a COP 30. Em novembro, durante sua participação na COP 27, no Egito, ainda como presidente eleito, Lula já tinha anunciado a pretensão de defender a realização da COP 30 na Amazônia. Em dezembro, ((o))eco produziu reportagem apontando Belém como a cidade favorita para receber o encontro internacional sobre mudanças climáticas.
VERGONHA
Suzane von Richthofen, presa desde 2002 por orquestrar o assassinato dos pais, foi solta na tarde desta quarta-feira, 11. A criminosa conseguiu uma progressão para o regime aberto. Suzane cumpria pena no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo (SP). Conforme o Tribunal de Justiça de SP, o caso de Suzane está em sigilo. A Corte informou, no entanto, que depois de verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Lei de Execução, a criminosa foi solta. Em 2022, Suzane foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão por envolvimento na morte dos pais, o casal Manfred e Marísia Ric