Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esperam que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifeste ainda este ano sobre a investigação que apontou que Jair Bolsonaro (PL) tramou um golpe de Estado para permanecer da Presidência após ser derrotado nas eleições de 2022. O recesso do Poder Judiciário começa no dia 20 de dezembro.
Bolsonaro pode Até fazer galhofa, como é de costume, mas agora, pela primeira vez, tá com medo. Ele até já admite pedir refúgio em uma a embaixada pode se tornar uma opção caso seja julgado culpado pelo plano golpista.
— Embaixada, pelo que vejo na história do mundo, quem se vê perseguido, pode ir para lá […] Se eu devesse alguma coisa, estaria nos Estados Unidos, não teria voltado –, afirmou.
Com esse discurso, o imbrochável pensa que pode enganar todo mundo. Se ele retornou ao país é porque pensou que o golpe daria certo, não é mesmo.
Admite minuta do golpe
O ex-presidente até já admite que chegou a conversar com as Forças Armadas para “voltar a discutir o processo eleitoral” após as eleições de 2022.
*
Sobre ter redigido a minuta do golpe –proposta de declaração de estado de defesa ou estado de sítio para anular as eleições–, ele afirma:
— Discutir artigos da Constituição não é crime.
Então tá!
Para o capitão que foi expulso do exército e não se conforma com a derrota para Lula, minuta do golpe é baseada na Constituição.
— Para que serve a Constituição? É a nossa lei máxima. Eu entendo que ali é um norte para você seguir. Se tem um remédio ali, por que não discutir?
Então tá, hein Bolsonaro!
Até Musk enxerga
Cristiano Ronaldo resolveu responder ao elogio que recebeu de Elon Musk na plataforma X, rede social que pertence ao bilionário. Atualmente, o atacante está jogando no Al-Nassr e Musk elogiou sua performance no jogo contra Al Gharafa na Champions League Asiática.
Até Musk enxerga 2
Em resposta, Ronaldo assim agradeceu pelo reconhecimento:
— Contente pelos teus olhos terem tempo para ver ‘futebol de alto nível”.
Daniel, o convertido
Daniel Alves, conhecido por sua brilhante trajetória no futebol, recentemente se destacou por sua presença nas redes sociais.
No último sábado, ele compartilhou um vídeo onde toca violão e canta uma música gospel, trazendo uma mensagem de fé e esperança.
*
A publicação reflete o momento em que o jogador busca reconectar-se com seu público após um período de reclusão.
Condenado
Daniel Alves enfrentou um difícil período após ser condenado em fevereiro de 2024 por um crime cometido no final de 2022, em Barcelona.
Acusado de estupro, o jogador foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão.
Encrenqueiro
Encrenqueiro que é, Javier Milei não poderia conviver com Victoria Vilruel.
Ele acaba de anunciar publicamente seu rompimento político com a vice-presidente.
“Bolsonaro” argentino
O presidente argentino classificou sua vice como integrante da “casta”, termo frequentemente utilizado por ele para descrever seus adversários políticos de esquerda.
*
Com isso, ele descartou qualquer envolvimento futuro de Villaruel em sua administração.
Operação não realizada
Quem foi á agência do Bradesco da Avenida André Araújo, na manhã desta quinta-feira (28), e tentou sacar dinheiro no caixa eletrônica, viveu um tremendo caos.
Por volta das 09h30, nenhuma das máquina – cinco pra ser exato –, funcionava. Com isso as filas foram aumentando e o estresse também.
*
Quem pagou por isso foi a moça do "posso ajudar?”, que não teve mais sossego e era acionada a cada minuto.
Cadê meu dinheiro
Teve gente relando que o caixa eletrônico estava engolindo dinheiro.
– Ele anuncia a contagem de cédulas, mas o dinheiro não sai. Dai vem a informação “operação não realizada”. E quem garante que não comeram meu dinheiro? – protestavam.
O fisco na era da IA
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) acredita que a tecnologia pode ser um divisor de águas na relação entre o fisco e o contribuinte, promovendo mais eficiência, transparência e justiça fiscal.
*
— A inteligência artificial pode e deve tornar o sistema tributário mais eficiente, mais preciso e mais seguro –, afirmou.
Tecnologia contra fraudes
Relator da reforma tributária em tramitação no Senado, Braga avalia que o novo modelo tributário proposto pode se beneficiar significativamente do uso de IA para a arrecadação, fiscalização e otimização das políticas econômicas.
*
— O potencial transformador da inteligência artificial é evidente, seja na automatização da análise de declarações, no cruzamento de grandes volumes de dados para identificar fraudes, ou na detecção de sinais de sonegação e crimes fiscais –, garante o senador.
Jorge Álvaro no TRT
Está marcada para o dia 13 de dezembro , às 17h, no Teatro Amazonas, a cerimônia de posse do desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes na presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região Amazonas e Roraima (AM/RR).
*
Álvaro comandará o tribunal no biênio 2024 a 2026.
No cargo de vice-presidente assume o desembargador David Alves de Mello Junior, e na Corregedoria o desembargador Alberto Bezerra de Melo.
Reforma já tem data
O texto de regulamentação da Reforma tributária deve ser votada no dia 10 de dezembro.
E deve ocorrer tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quanto no plenário do Senado. A previsão do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Braga nos finalmente
No momento o parecer da regulamentação da Reforma Tributária no Senado está em fase de finalização.
O relator, Eduardo Braga (MDB-AM), passou os últimos dias reunido com os consultores técnicos na Casa para afinar o texto.
*
Na próxima terça-feira, Braga deve apresentar uma versão para o ministro da Fazendo, Fernando Haddad.
Zona Franca
Eduardo Braga (MDB) quer acrescentar no texto de regulamentação uma isenção no pagamento de CBS, a futura Contribuição sobre Bens e Serviços, que será a parte federal do novo tributo sobre consumo unificado, para produtos comercializados dentro da Zona Franca de Manaus.
*
Hoje, o texto que veio da Câmara dos Deputados permite a isenção de CBS para quem está na Zona Franca e compra produtos de fora do local, mas não para a revenda local.
ÚLTIMA HORA
CADEIA NELES! – Lula sanciona criação de Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.035/24, que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). A proposta de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) foi aprovada em maio pelo Senado e em outubro pela Câmara dos Deputados.
O decreto altera o Código Penal e permite a consulta pública ao nome completo e CPF de pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual, como pedofilia e estupro.
*
Os dados das vítimas seguirão sob sigilo. Será possível acessar informações sobre os pedófilos e predadores sexuais a partir da condenação em primeira instância, inclusive dados da pena e medidas de segurança impostas.
Caso o réu seja inocentado posteriormente, o sigilo será restabelecido. O objetivo é prevenir novos crimes, evitando por exemplo a contratação de agressores sexuais em escolas.
ORGULHO
Nesta quinta-feira (29), a emissora anunciou que encerrou seu contrato com a Band, após 20 anos. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela emissora e ainda “não se sabe quais serão os próximos passos do comunicador, que não teve sucesso em sua tentativa de ir para a política”. “Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento”, disse a Band em nota.
VERGONHA
A Polícia Federal (PF) encontrou selfies comprometedoras feitas pelo general Mario Fernandes e esquecidas na nuvem. Secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro, ele foi preso por suspeita de planejar as mortes de Lula e Alexandre de Moraes. Nas imagens, é possível ver Mario Fernandes sorridente em manifestações com faixas que pediam “intervenção federal” em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, para evitar a posse do atual presidente. Os arquivos que chamaram a atenção da PF já não constavam no celular que o militar vinha usando. O atual aparelho, mais moderno que o utilizado para as fotos, foi “resetado” em junho de 2023.
OUTRAS PALAVRAS
“JÁ IMAGINARAM UM MUNDO SEM HOMENS? SERIA TENEBROSO! AS MULHERES NÃO TERIAM NEM DE QUEM FALAR MAL...” (Maysa)