Ir para o conteúdo

Dito & Feito - VIDA ALÉM DO TRABALHO

No dia 1º de maio, trabalhadores protestam contra o fim da escala 6x1 e pela redução da jornada semanal de 44 para 36 horas

Charge de Mário Adolfo

Enquanto parte do país se prepara para "aproveitar o feriado", milhões de trabalhadores seguem sem descanso — e se organizam para protestar contra o fim da escala 6x1 nesta quinta-feira (1º), no Dia do Trabalhador — também chamado de Dia da Classe Operária ou Dia Internacional dos Trabalhadores.

A discussão sobre a jornada que prevê seis dias de trabalho para apenas um de descanso ganhou repercussão no TikTok e nas redes sociais graças ao influenciador e vereador Rick Azevedo, criador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), responsável por mobilizar a população a aderir às manifestações. O movimento também colaborou na formulação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025, apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) no ano passado, que propõe a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas. O projeto ainda aguarda despacho na Câmara.

— Queremos saber se a Câmara vai ter interesse político e responsabilidade com a vida dos trabalhadores brasileiros. Que tenhamos condição de fazer esse debate. Algumas conversas com lideranças já ocorreram. Vamos trabalhar duramente em cima dessa proposta ם cutucou a deputada em coletiva à imprensa.

65% apoiam redução...

Pesquisa da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, “Os brasileiros e a jornada de trabalho”, aponta que 65% dos brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais.

...da jornada de trabalho

Enquanto 27% são contra as mudanças na Constituição, 5% se dizem neutros e 3% não souberam opinar. A pesquisa foi divulgada essa semana e entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 10 e 15 de janeiro.

Elas merecem

A pesquisa faz um recorte de gênero: as mulheres mostram maior aprovação pela Emenda Constitucional (66%) em comparação aos homens (59%).

Dedicar o dia a mais de folga para cuidar da própria saúde é mais importante para o público feminino (29%) do que para o masculino (20%).

Esquecem delas mesmas

Faz sentido e é justo.

Historicamente as mulheres sobrecarregadas com o trabalho para cuidar da família e da casa, acabam negligenciando sua própria saúde, e como consequência, enfrentam diagnósticos errados ou tardios para mais de 700 doenças.

Lula fora do 1º de Maio


E por falar em 1º de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá a nenhuma manifestação pelo Dia do trabalho.

O presidente optou por fazer um pronunciamento na noite desta quarta-feira (30/4).

*

A fala foi sobre o feriado do Dia do Trabalhador, celebrado hoje, foi transmitida às 20h30 em cadeia nacional de rádio e televisão.

O problema é que São Paulo este ano terá dois atos em homenagem ao trabalhador.

Um realizado pela CUT, no ABC Paulista, e outro organizado pelas demais centrais, na zona norte da cidade.

Nem um, nem outro

Lula decidiu não participar das comemorações, pois seria desgastante participar dos dois eventos, especialmente pouco após voltar de uma viagem internacional — ele esteve em Roma no fim de semana para o funeral do papa Francisco.

*

Além disso, participar apenas de um poderia desagradar os sindicalistas.

Falta o 2º senador

O pré-candidato a governador do estado, Omar Aziz (PSD-Am) deve marchar na eleição de 2029 ao lado do senador Eduardo Braga (MDB-AM), seu candidato à reeleição.

*

No entanto, Omar ainda não decidiu quem será seu 2º segundo senador, uma vez que nesta eleição o eleitor poderá votar duas vezes — ou seja, escolher dois candidatos.

Sem nome

Ao ser perguntado se já pensou no assunto num possível segundo nome para o senado,  haja vista que já lançou sua pré-candidatura, Aziz se limitou a responder:

— Ainda não discutimos isso!

Quem sabe, o governador

Enquanto isso, pesquisas que já circulam em portais de Manaus – algumas com certo grau de confiabilidade, outras nem tanto –, apontam que Eduardo Braga e o governador Wilson Lima lideram  a corrida para as duas vagas a serem disputadas em disputa em 2026.

Um olho no senado, outro no governo

Já a extrema-direita bolsonarista aposta suas fichas no

Capitão Alberto Neto, que aparece em 3º lugar nessas pesquisas.

Fontes que circulam no entorno do milico garantem que ele poderá até d existir do Senado e disputar o governo.

Nem o é do Pará, nem do Amazonas...

Sena Madureira: capital Nacional da Castanha-do-Brasil

O ambientalista e protetor ambiental, Rogério Mendes – primo de Chico Mendes –, publicou em suas redes sociais um manifesto em defesa do município de Xapuri após sanção da Lei nº 15.129, que confere a Sena Madureira o título de “Capital Nacional da Castanha-do-Brasil”.

...Castanha é do Acre

O descontentamento com o título surgiu com base em dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta Xapuri como a maior produtora de castanha em 2023 no estado do Acre, com um total de 2.005 toneladas.

Manobra política

Segundo o IBGE, Xapuri lidera a produção estadual com 2.005 toneladas em 2023, sendo o terceiro maior produtor do Brasil. Enquanto isso, Sena Madureira aparece apenas na quarta posição.

*

—  O que se vê aqui é mais uma manobra de interesses políticos que invisibiliza o trabalho árduo de homens e mulheres da floresta, que tiram o sustento da castanha com respeito à natureza, sem desmatamento, com herança de saberes passados por gerações”, diz trecho do manifesto.

Careca do INSS...

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos principais lobistas na fraude do INSS, doou R$ 1 para a campanha de Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

Doou R$ 1 para Bolsonaro

A informação consta no site do próprio TSE, onde o nome e o CPF são os mesmos que constam relatório da Polícia federal sobre a Operação Sem Desconto.

A doação foi feita no dia 12 de setembro de 2022, antes do primeiro turno.

ÚLTIMA HORA

O QUE LULA DISSE – Em pronunciamento nacional, presidente afirma que  salário mínimo voltou a subir acima da inflação, e 90% das categorias profissionais tiveram ganhos reais de salário

Lula: No pronunciamento  pelo Dia do Trabalho, garantiu a redução na jornada de trabalho

Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, 30, que o governo irá aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país

, a chamada escala 6×1, que hoje permite seis dias de trabalho e um de descanso.

— Está na hora de  Brasil dar esse passo ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras” – disse Lula, em pronunciamento em rede nacional.

O presidente destacou a criação de empregos e o crescimento da economia alcançados em seu governo. Segundo Lula, em dois anos e quatro meses de governo, foram gerados 3,8 milhões de postos de trabalho com carteira assinada.

— Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas – disse o presidente.

*

Lula lembrou que o salário mínimo voltou a subir acima da inflação, e 90% das categorias profissionais tiveram ganhos reais de salário.

— Tudo isso só foi possível porque, depois de uma década, a economia do Brasil voltou a crescer acima de 3% por dois anos consecutivos, superando todas as expectativas.

ORGULHO

A jornalista e escritora Míriam Leitão foi eleita para ocupar a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL). A eleição ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), para preencher a vaga que pertencia ao cineasta Cacá Diegues, que morreu em fevereiro deste ano.

Míriam foi eleita com 20 votos de um total de 37.

Jornalista e escritora tem 16 livros publicados em diversos gêneros, como ficção, crônica, romance e literatura infantil. Entre suas obras de maior destaque, estão “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda” (2012), vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Reportagem e Livro do Ano de Não Ficção, e “Amazônia na encruzilhada: o poder da destruição e o tempo das possibilidades” (2023), que venceu o Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato de 2024.

Em mais de cinco décadas de carreira, Míriam já passou por diversos veículos de imprensa e, atualmente, é colunista do jornal O Globo, comentarista do Bom Dia Brasil, Globonews, CBN e âncora do programa de entrevistas Miriam Leitão Globonews.

VERGONHA

ABSURDO: Trabalhador era tatuado pelo patrão, para demonstrar que se tratava de propriedade

Dois trabalhadores domésticos, um homem e uma mulher, foram resgatados de condições análogas às de escravo em Planura (MG), no Triângulo Mineiro. A operação foi realizada entre 8 e 15 de abril, por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores do Ministério Público do Trabalho e agentes da Polícia Federal.

Uma das vítimas teve O corpo tatuado com iniciais de patrões. As letras "A.J", que seriam de dois patrões, foram tatuadas na pele do homem, como forma de demonstrar que se tratava de uma propriedade.

Empregado doméstico tatuado era homossexual. Foi explorado por quase nove anos e era vítima de múltiplas violações: não recebia salário, não tinha registro em carteira, trabalhava em jornadas exaustivas sem férias ou descanso e vivia sob constante vigilância e ameaças. Empregadores gravaram abusos sexuais e vídeos eram usados como instrumento de chantagem e controle emocional. Em uma das gravações, ele aparece nu, com grampos presos ao corpo, enquanto os patrões assistem e tocam música ao fundo.  Uma vergonha”

OUTRAS PALAVRAS

“CERQUE-SE DE PESSOAS QUE TE FAZEM FELIZ. PESSOAS QUE TE FAZEM RIR, QUE TE AJUDAM QUANDO VOCÊ ESTÁ PRECISANDO. PESSOAS QUE REALMENTE SE IMPORTAM. ELES SÃO OS QUE VALEM A PENA MANTER EM SUA VIDA. TODO MUNDO ESTÁ APENAS PASSANDO”. (Karl Marx)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes