O garimpo ilegal na Amazônia brasileira não está matando somente a nação Yanomami. No coração da maior floresta tropical do mundo, um rastro de destruição dessa exploração clandestina é crescente e imensurável. Enquanto o desmatamento e a contaminação dos rios são visíveis, o garimpo pode estar matando pessoas por mercúrio (um metal tóxico) e vem atraindo o crime organizado. Ataques armados de garimpeiros a indígenas têm sido revelados pela imprensa nos últimos anos, como o que aconteceu em maio de 2021 em uma comunidade Yanomami. E as consequências são estas que estamos vivendo agora. Um verdadeiro genocídio praticado por garimpeiros protegidos por um governo que vendeu a vida dos índios a peso de outro
A retirada predatória de ouro da região atingiu novos patamares diante da alta do valor do metal precioso no exterior. Um novo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais revela que a atividade criminosa cresceu 44% em 2021. Das 112 toneladas de ouro produzidas no Brasil em 2021, pelo menos 7% eram de origem ilegal e 25% de origem potencialmente ilegal. Segundo a pesquisa, divulgada pela agência AFP, os primeiros seis meses do 2022 não dão sinais de reversão da tendência.
Boiada passou
Mas por que a corrida do ouro disparou tanto nos últimos anos?
Pela conivência do governo de Jair Bolsonaro (PL) que, nos quatros anos, deixou a boiada passar, abençoou os garimpos ilegais e criminosos em terras indígenas e virou as costas para os verdadeiros donos da terra.
Herança do Jair
O desmatamento no interior das áreas protegidas na Amazônia Legal durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro foi 94% maior em comparação com os quatro anos anteriores.
*
É o que revela estudo realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA), com dados fornecidos pelo sistema PRODES, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Rios de ouro
Para arregalar ainda mais os olhos dos gananciosos, uma foto capturada por astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) em dezembro de 2021 revela “rio de ouro” na Amazônia peruana.
*
Isso sem dúvida também fez acelerar a corrida do ouro no Amazonas, já que o Peru “fica bem ali” na fronteira.
E se tem “rios de ouro lá, também deve ter por aqui”.
Ouro de tolo
Mas, na verdade, o que parece ser rios de ouro correndo pela floresta amazônica em Madre de Dios, estado do leste do Peru, são na verdade poços de prospecção, provavelmente deixados por mineradores, de acordo com o Observatório Terrestre da Nasa, que publicou a foto tirada por um de seus astronautas.
Crime ambiental
A imagem trouxe à tona um crime ambiental grave: por trás do brilho dos aparentes “rios de ouro” retratados esconde-se o reflexo do sol em milhares de poços de lama cavados por mineradores ilegais.
*
As imagens são uma prova magnificada da mineração de ouro predatória na região de Madre de Dios.
O perigo trafega à frente
O BMA flagrou um caminhão com cargas transitando sem uma das portas.
A cena foi registrada esta semana na Avenida Efigênio Sales por um repórter do blog, que seguia no mesmo sentido, e mostra o caminhão transitando pela
Avenida com a porta traseira aberta e, como se sabe, isso é ilegal.
*
Se por negligência a carga deslizar, quem vai pagar o pato é o veículo que vem transitando atrás.
Braga vai de Pacheco
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) engrossa o bloco dos partidos que decidiram apoiar recondução de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado.
*
Também estão na disputa ao cargo Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE). Formalmente, as três candidaturas não foram apresentadas.
Tropa de choque
Na reunião realizada nesta quarta-feira (25/1) entre MDB, PSD e União Brasil, estiveram presentes o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP); o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga; Renan Calheiros (MDB-AL); e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
*
O grupo ainda espera alcançar entre 5 e 7 votos do PL pela permanência de Pacheco no cargo.
La ira contra los hermanos?
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que vai pedir o desarquivamento do PLS 261/2015, já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos, que proíbe o BNDES de emprestar recursos a governos estrangeiros, exceto para financiar a exportação de bens produzidos no Brasil.
*
O tucano de Eirunepé diz que tomou a decisão após ouvir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometer empréstimos à Argentina.
Perguntar não ofende
Senador, e quando o Brasil andava de pires na mão e pedia empréstimo ao FMI, aí era válido?
Só pra refrescar a memória: quem tirou o país do jugo do FMI, pagando a dívida externa, foi Lula.
Ranking de sangue
Brasil continua envergonhando ao liderar o ranking dos países que mais matam LGBTIs+.
O levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) revela que ao menos 256 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros foram vítimas de morte violenta em 2022.
*
Foram apontados 242 homicídios e 14 suicídios ao longo do ano passado, ou seja, uma morte a cada 34 horas.
Entre as vítimas, 134 (52%) eram gays e 110 (43%) travestis ou transexuais.
Só pra comparar
Como comparação, mesmo com 100 milhões de habitantes a mais em sua população, os Estados Unidos registraram a morte violenta de 32 trans no mesmo período.
*
Mais da metade dos crimes foram cometidos por armas de fogo ou brancas. Também há casos de asfixia, espancamento, apedrejamento, esquartejamento e atropelamento proposital.
Alô, Macron!
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, tiveram nesta quinta-feira (26) uma conversa por telefone. Eles falaram sobre a Parceria Estratégica bilateral e temas regionais e aspectos da governança global.
Democracia em risco
De acordo com o governo Lula, os dois presidentes "concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita". "Nesse contexto, discutiram a importância de se combater a desinformação".
Marcola é transferido para presídio de Brasília após plano de fuga ser descoberto
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que o traficante Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, foi transferido nesta 4ª feira (25.jan.2023) da penitenciária federal de Porto Velho para a penitenciária federal de Brasília. Marcola é apontado como um dos principais líderes da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação de transferência foi coordenada pela Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e realizada durante a tarde, sob forte esquema de segurança. O motivo da mudança de prisão, segundo revelou o próprio ministro. seria a existência de um suposto plano de fuga de Marcola da unidade.
*
Marcola havia sido transferido para Rondônia em março de 2022. Ele havia saído exatamente da penitenciária federal em Brasília. Na época, a remoção foi um pedido do governador do DF Ibaneis Rocha, atualmente afastado do cargo por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), depois dos atos golpistas de 8 de Janeiro, na capital federal. O líder do PCC já havia passado pela penitenciária federal de Porto Velho em 2019. Marcola acumula condenações que somam mais de 300 anos....
ORGULHO
Dubai e Cuba são os lugares mais desejados para viajar. Ao menos é o que aponta a lista chamada de Best of the Best Destination, selecionada por editores de turismo de vários países, aponta 25 destinos em alta.
Tailândia, Azerbaijão e Vietnã também aparecem em alta no ranking, além do Alasca e Cuba, que passaram a despertar interesse dos turistas. Pelo segundo ano consecutivo, Dubai foi o lugar mais desejado pelos turistas. Aparece no topo da categoria Popular Destinations. Já Cuba é a favorita no ranking categoria Trending Destination – Destinos em alta – É o número 1 em alta no mundo para 2023. Conhecida pela arquitetura do velho mundo e rica história, a ilha oferece oportunidades fascinantes de intercâmbio cultural.
VERGONHA
O atacante Vinícius Júnior voltou a ser alvo de atos racistas. Os torcedores do Atlético de Madri realizaram um manifestação onde mostra um boneco enforcado simbolizando o craque do real Madri. O clima da capital espanhola ficou tenso às vésperas do duelo pela Copa do Rei entre Atlético de Madrid x Real Madrid, o clima na capital espanhola ficou tenso.
O Real Madrid saiu em defesa de Vinicius e repudiou a postura que transcende a rivalidade no futebol. “Agradecendo ao apoio que veio através das redes sociais, o clube espera que a La Liga tenha um comportamento diferente para evitar que o cenário se repita”, diz a nota do clube.