Durante sabatina ao Grupo dos Seis (G-6), nesta terça-feira (4), o prefeiturável Wilker Barreto ( Mobiliza) descartou que sua candidatura é apenas um “esquenta” para 2026,quando ele deveria disputar a eleição para deputado federal.
— Nada disso. Pesquisas mostram que ainda existem 51% de eleitores indecisos, se o bom senso prevalecer eu serei prefeito.
Logo no início da entrevista, Barreto citou que seu plano de governo se concentra em quatro eixos: emprego e renda, gestão, qualidade de vida e sustentabilidade.
Opositor ferrenho ao governo de Wilson lima, Wilker foi perguntado se cobrava com a mesma intensidade a administração do prefeito David Almeida (Avante).
Observando que “está deputado”, mas sua profissão é economista, Wilker argumenta que os sinais precisam ser vistos no andar do exercício.
— A prefeitura tem vários fornecedores em atraso. E quando você atrasa o fornecedor você machuca a economia. Isso aí é economia pura, fórmula da demanda agregada. Os gastos governamentais são fundamentais para o aquecimento econômico –, disse Wilker.
Prefeitura quebrada
Na entrevista, Wilker disse que a prefeitura também está quebrada. “Tem fornecedor que não recebe há seis meses”.
Segundo candidato, o município tem uma boa receita, mas há “descontrole real dos gastos”.
— Os gastos governamentais são fundamentais para o aquecimento econômico”.
Laranja azeda
O episódio do último debate, onde o candidato do Cidadania Amom Mandel sacou uma laranja do bolso e estendeu a Wilker – numa clara insinuação de que ele seria um “candidato laranja” –, foi uma das perguntas que inevitavelmente seria feita na sabatina.
*
Wilker respondeu que Amom já trouxe a laranja de casa para fazer a provocação, “porque tem medo de debater propostas com ele”.
Armado de laranja
Para Wilker Barreto sua decisão de não responder à provocação do adversário foi uma estratégia orientada por seus advogados.
— O Amom já veio pro debate com uma laranja. Já veio com uma temeridade de debater comigo porque se ele tivesse capacidade de debater comigo, ele iria tentar me desconstruir no debate.
Fica quieto
Barreto foi cobrado pelos jornalistas se não deveria ter dado uma resposta na hora à atitude de Amom. “Até por respeito à sua pessoa e a seu eleitor”.
*
— Eu já estava orientado pelo meu jurídico. “Não rebata, porque se você rebater naquele momento você perde o direito de resposta”. Tanto é que eu tive três direitos de resposta”, disse.
Relação parlamentar
O candidato do Mobiliza repudiou a insinuação de que seria o “laranja” de Roberto Cidade, candidato a prefeito do União Brasil e presidente da Assembleia Legislativa.
— Como deputado eu tenho uma boa relação com o presidente da Assembleia. Já o Amom foi aliado do grupo político do governador Wilson Lima (União Brasil), que apoia o deputado estadual Roberto Cidade, candidato do partido a prefeito da capital.
Tá com ele? Tô fora!
Barreto lembra um episódio onde, numa viagem ao exterior, Mandel fez uma foto ao lado do governador Wilson Lima. Na época, ele e Amom eram do mesmo partido, o Podemos.
— Cheguei com ele e falei: Amom, tu estiveres próximo do Wilson eu vou ficar distante de ti!
Saiu mais uma pesquisa
A corrida eleitoral para a prefeitura de Manaus tem à frente o atual prefeito e candidato à reeleição David Almeida (Avante), de acordo com pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada nesta quarta-feira, 4.
Cidade encosta em David
Almeida lidera com 25,3% das intenções de voto. Na segunda posição está o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que registra 20%.
Tecnicamente empatados
Pela margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, o atual prefeito e o parlamentar estão tecnicamente empatados no limite do intervalo.
*
Cidade também aparece tecnicamente empatado com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), em terceiro na pesquisa com 17,9% das intenções de voto.
Confira os números
- David Almeida (Avante): 25,3%
- Roberto Cidade (União Brasil): 20,0%
- Amom Mandel (Cidadania): 17,9%
- Capitão Alberto Neto (PL): 14,4%
- Marcelo Ramos (PT): 6,7%
- Wilker Barreto (Mobiliza): 1,7%
- Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0,1%
- Ninguém/Branco/Nulo: 4,3%
- NS/NR/Indeciso: 9,5%
Tábata destaca Manaus
Manaus marcou um gol de placa ao ser citada por Tábata, que rasgou elogios à educação básica que vem sendo aplicada pela prefeitura da capital amazonense.
Educação notável
Durante debate dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado na noite de domingo (1º/09), pela TV Gazeta, a candidata do PSB destacou o avanço de Manaus na Educação.
*
— Enquanto São Paulo caiu nove posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Manaus apresentou uma melhora notável, disse a candidata.
Onde há fumaça...
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atendeu, no mês de agosto deste ano, 321 ocorrências de incêndios em Manaus, um aumento superior a 35% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 206 sinistros.
...Há fogo!
Os dados, que são do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) revelam ainda, um aumento no número de incêndios envolvendo comércios e edificações, além de residências.
*
De acordo com os dados do Cobom, em agosto deste ano, foram registrados 36 incêndios em comércios e edificações, seguido de 34 sinistros em residências.
Apostou errado
A influenciadora e advogada Deolane Bezerra foi presa nesta quarta-feira (4), no Recife, pela Polícia Civil de Pernambuco.
Ela era alvo de um pedido de prisão preventiva em um inquérito contra uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
Mamãe em cana
A mãe de Deolane, Solange Alves Bezerra, também foi detida e conduzida à delegacia.
A irmã da influenciadora se pronunciou nas redes sociais, confirmando a prisão das familiares.
*
"Vamos provar mais uma vez a inocência de nossa irmã e de nossa mãe", escreveu Daniele Bezerra.
Quem tem, tem medo
Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (4) que o impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) seria “humilhante” e que não é algo bom para o país.
Em uma entrevista ao canal AuriVerde Brasil, Bolsonaro pediu que o ministro Alexandre de Moraes, sem mencioná-lo diretamente, “abaixe um pouco a guarda e retire esse coração de maldade”.
Olha quem fala
Quer dizer que a maldade no coração é só do Xandão? Então onde está o homem que, arfando, imitava as pessoas morrendo sem oxigênio na pandemia? Onde está o homem que se reusou a comprar vacina e deixou morrer 700 mil pessoas?
Então tá, em Jair!
ÚLTIMA HORA
DESCASO – O triste fim do Canecão!
Nesta quarta-feira (4), a demolição de estruturas de aço foi a causa do incêndio numa das casas de show mais importantes da história da música brasileira e do Rio de Janeiro: o Canecão.
O consórcio Bonus Klefer, responsável pela concessão do Canecão, explicou que, enquanto trabalhadores cortavam uma estrutura metálica, uma fagulha acidentalmente bateu em um recipiente de fibra e o objeto pegou fogo.
O incêndio foi controlado antes da chegada dos Bombeiros
Uma pena que um espaço com tamanha importância cultural tenha sido fechado sem nenhuma explicação lógica e agora destruído pelo tempo e pelo fogo.
*
Por décadas, o Canecão foi considerado um dos principais palcos e vitrines da música brasileira, mas, em 2009, após uma disputa judicial, o local passou a ser administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Anos depois a integração à UFRJ, o local não recebeu verbas e ficou abandonado por 12 anos até ser arrematado pelo Bonus Klefer por pouco mais de R$ 4 milhões durante um leilão.
ORGULHO
O cavalo Caramelo, resgatado no Rio Grande do Sul, parece outro. Ele participou em grande estilo do Desfile dos Campeões da Expointer 2024, em Esteio, no RS. Caramelo virou símbolo de esperança e luta. É que ele foi resgatado de cima de um telhado durante as enchentes no RS. Na ocasião, estava frágil, magro e bastante debilitado. Além de lindo e saudável, Caramelo foi tratado, recebeu vacinas e ganhou 50 kg. Foi a estrela da festa da Expointer, a feira de agropecuária do Rio Grande do Sul. “É um ícone de bravura e guerreiro como ele é”, disse Eder Araújo, aluno de veterinária, que conduziu o cavalo.
Caramelo desfilou altivo e bem enfeitado diante de um público que não parou de aplaudi-lo.
— Ele é o grande campeão das enchentes e de tudo o que a gente passou”, afirmou o professor coordenador do curso de Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Jean Soares. Segundo Jean, a presença de Caramelo na feira representa o símbolo da reconstrução e da resiliência do povo gaúcho.
VERGONHA
Um erro médico trágico e absurdo provocou a morte de William Bryan, de 70 anos. A vítima perdeu a vida na mesa de cirurgia de um hospital na Flórida, nos Estados Unidos, após o médico que o operava trocar o órgão que deveria ser retirado. Bryan deu entrada no centro cirúrgico para retirar o baço. Entretanto, teve o fígado removido e não resistiu. O paciente precisava realizar a cirurgia ou “poderia ter complicações sérias se deixasse o hospital”. Bryan concordou e foi encaminhado ao centro cirúrgico para realizar o procedimento que se chama esplenectomia laparoscópica assistida. Trata-se de uma técnica cirúrgica que usa um dispositivo para auxiliar a inserção da mão do cirurgião na cavidade abdominal durante a retirada do baço. Porém, durante a cirurgia, Shaknovsky removeu o fígado de Bryan seccionando a vasculatura principal (rede vascular do órgão) que irriga o fígado, impedindo a reimplantação. O erro foi identificado após a morte do paciente.
OUTRAS PALAVRAS
“PODERÃO CORTAR TODAS AS FLORES, MAS NÃO PODERÃO DETER A PRIMAVERA”, Pablo Neruda