
O Governador do Amazonas, Wilson Lima (União) está no grupo de Chefes do Executivo de nove estados que estão ao lado de Bolsonaro e contra Lula na questão do tarifaço.
A verdade é que, se depender dos governadores de direita, a Casa Branca conseguirá tudo o que quer. Senão vejamos: Sob o pretexto de discutir estratégias para lidar com o tarifaço imposto pelo emburrado Trump, eles se reuniram-se na casa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. No entanto, o objetivo não era bem esse, mas sim fazer política, culpando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela crise fiscal imposta pelos Estados Unidos, em defesa do presidiário Jair Bolsonaro.
*
— Participei, hoje, de uma reunião com os governadores que representam 60% da população brasileira e a maior parcela do PIB nacional. Nossa agenda foi para cobrar do Governo Federal diálogo com o Estados Unidos, despolitização das discussões e alternativas para os setores afetados pelo tarifaço –, declarou Lima.
Wilson blinda Eduardo...
D&F avalia que o equívoco do governador é culpar o governo federal pela crise provocada pelo tarifaço de Trump, quando, na verdade, tem sido a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA que vem pressionando pela aplicação de sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras.
... E culpa Lula
No entanto, Wilson Lima evita vincular diretamente as medidas à atuação de Eduardo Bolsonaro e responsabiliza diretamente o presidente Lula (PT).
Desconforto eleitoral
Aliás diga-se, esse tipo de comportamento tem provocado desconforto até mesmo entre lideranças da direita e gerado temores de prejuízo eleitoral.
Está explicado

Antes de defender Bolsonaro, os governadores defendem seus próprios interesses. Querem se posicionar como herdeiros dos votos do capitão.
Dos nove participantes do encontro, quatro cultivam ambições presidenciais. Além de Tarcísio e Caiado, estavam presentes Romeu Zema, de Minas Gerais, e Ratinho Júnior, do Paraná.
Está explicado!
Tua cara não treme?
Escalado como porta-voz do grupo, Tarcísio de Freitas atribuiu o ataque americano a uma “questão de imprudência” do governo federal.
— A gente acabou indo por um caminho muito ruim, que acabou agredindo um parceiro histórico do Brasil –, sem um pingo de vergonha.
Pau mandado
Os argumentos de Tarcísio, sem dúvidas foram orientados por Jair Bolsonaro.
Antes da reunião, o governador de São Paulo foi visitar o ex-presidente , que cumpre prisão domiciliar a 15 minutos dali.
Fanfarrão de sempre
É, mas não foi só o Tarcísio, não. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também tentou culpar o Planalto pelo tarifaço articulado pelo filho do capitão.
*
— Se o presidente Lula não quer conversar e a ele interessa a crise, a nós, governadores, não. Não queremos conviver com alguém que se acha no direito de fechar o Brasil e penalizar o setor produtivo nacional –, afirmou.
Apoiador de golpista
Na semana em que bolsonaristas impediram o Parlamento de funcionar, Caiado sugeriu que Câmara e Senado deveriam ceder ao motim e anistiar os golpistas.
— Nunca vi o Congresso tão acovardado –, discursou.
Submissão
Mauro Mendes, de Mato Grosso, pregou submissão às exigências de Trump.
— Não adianta nós aqui, na dimensão que nós temos, querermos peitar o cara”, disse. Ele ainda acusou a diplomacia brasileira de cometer “erros gigantescos” na negociação das taxas. Talvez preferisse ver o Brasil de joelhos diante da agressão americana.
Anfitrião
Já o anfitrião dos submissos à chantagem de Lula, o governador Ibaneis – que conspira todos os dias contra o governo Lula –, é aquele mesmo que, na tarde em que extremistas de direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, estava fora do ar. Não atendeu o telefone enquanto a multidão de verde e amarelo destruía os palácios e urrava por golpe e ditadura.
*
Mais tarde, na maior cara de pau, escreveu a um amigo que estava tirando uma soneca.
Isto é Lula
Enquanto os governadores da extrema-direita se reúnem para entoar o mantra “Deus Salve a América”, o presidente Lula não lambe botas, encara o problema de frente e vai tentando resolvê-los.
R$ 30 bi às empresas
Nesta terça-feira (12) o presidente anunciou que vai assinar, nesta quarta-feira (13/8), uma medida provisória criando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras prejudicadas pelas recentes taxações impostas pelos Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump.
BR-319 empaca de novo
A novela da BR-319 tem um novo e estressante capítulo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) barrou o trecho do PL (Projeto de Lei) do Licenciamento que viabilizaria a reconstrução do pavimento da BR-319 sem necessidade de licença ambiental.
Proposta de Braga

O texto foi proposto no Congresso pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), um dos parlamentares engajados nas obras da rodovia, assunto que há anos opõe a bancada do Amazonas e de Rondônia e a área ambiental.
Golpe contra um sonho
O senador criticou o veto presidencial em vídeo publicado nas redes sociais.
— É um golpe contra um sonho de gerações – disse, garantindo que pretende lutar no Congresso Nacional para derrubar o veto.
Bolsonaro não se emenda
Bolsonaro já está enterrado até o pescoço em processos que, é quase certo, o levarão à cadeia.
Mesmo assim o imbroxável não aprende e continua procurando sarna para se coçar.
*
Agora mesmo a Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) abriu inquérito que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta propagação de fake news e crimes contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
É Fake
A postagem de Jair associava o petista ao regime de Bashar al-Assad, na Síria, na execução de pessoas LGBTQIA+.
A postagem teria sido feita em 15 de janeiro deste ano, porém, já não está disponível nos canais de Bolsonaro.
Telefonema suspeito
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) preste esclarecimentos à Polícia Federal (PF) sobre notícias a respeito de uma ligação telefônica entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fez a cabeça do general

O contato teria se dado antes de seu depoimento como testemunha em ação penal que trata da suposta tentativa de golpe.
A decisão foi dada na Ação Penal (AP) 2668 e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a PF terá 15 dias para fazer a oitiva do senador.
Faça o que eu digo
O objetivo do depoimento, conforme a PGR, é verificar “a veracidade e a extensão dos fatos” e se houve constrangimento, intimidação ou “qualquer forma de coação” para pressionar o senador em seu testemunho.
Não sei, nunca ouvi
Ainda de acordo com a PGR, citando a notícia da imprensa, Bolsonaro teria pedido a Mourão que reforçasse em seu depoimento “nunca ter ouvido qualquer menção do ex-presidente sobre algum tipo de ruptura institucional”.
ÚLTIMA HORA
PESQUISA IPSOS-IPEC APONTA – 49% dos brasileiros concordam que Brasil deve responder na mesma moeda ao tarifaço de 50% imposto pelos EUA

A mais recente pesquisa do Ipsos-Ipec, divulgada pelo G1, indica que os brasileiros estão divididos sobre a melhor resposta ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos contra produtos nacionais. O levantamento revela que 49% concordam que o Brasil deveria retaliar aplicando tarifas igualmente altas sobre importações americanas, enquanto 43% discordam dessa estratégia.
O estudo foi realizado entre 1º e 5 de agosto, um dia antes de o aumento entrar em vigor, e ouviu 2 mil pessoas em 132 cidades, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Entre os favoráveis à retaliação, 33% concordam totalmente e 16% parcialmente. Entre os contrários, 30% rejeitam totalmente a medida e 13% discordam em parte.
*
A adesão à resposta “na mesma moeda” é mais alta entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (61%), moradores do Norte e Centro-Oeste (58%), jovens de 16 a 24 anos (55%) e pessoas com ensino superior (53%). Mulheres (51%), católicos (51%) e famílias com renda de 1 a 2 salários mínimos (50%) também estão entre os que mais apoiam a medida.
ORGULHO

Merece aplausos a coragem do youtuber Felipe Bressamin Pereira, o Felca, que através de vídeo denunciou como as imagens de crianças e adolescentes estão alimentando a pedofilia. Depois disso, o influenciador relatou que vem sofrendo ameaças após seu vídeo sobre a “adultização” viralizar nas redes sociais e alcançar a marca de 31 milhões de visualizações. Em entrevista ao canal PodDelas, ao ser perguntado sobre os cuidados que toma pelo fato de denunciar casos delicados, o youtuber respondeu que “anda de carro blindado e segurança”. A publicação de Felca ganhou grande repercussão e mobilizou o Congresso Nacional no debate sobre exploração de crianças e adolescentes, por meio de situações constrangedoras e até da sexualização precoce, para a monetização nas redes sociais.
VERGONHA

Hytalo Santos, influenciador digital denunciado pelo youtuber Felca por suposta exploração de menores de idade, é natural da Paraíba e conta com mais de 20 milhões de seguidores, se somados todos os perfis das redes sociais.
O influenciador teve sua conta no Instagram desativada após ser acusado de explorar a imagem de menores, depois de o youtuber Felca publicar um vídeo com as acusações de adultização infantil. Hytalo Santos, ficou famoso com conteúdos em que ele reúne pessoas dentro de uma casa ou "mansão" e compartilha a rotina delas. Muitas dessas pessoas são meninas e meninos (menores de idade), que ele chama de "crias", "filhas" e até mesmo de "genros".
OUTRAS PALAVRAS

“Não possuímos direito maior e mais inalienável do que o direito ao sonho. O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar", Jorge Amado