Ir para o conteúdo

Dito & Feito: XANDÃO DECLARA NULA DECISÃO DA CÂMARA - Ministro determina cassação imediata de Zambelli

O ministro Alexandre de Moraes também ordenou nesta quinta-feira a posse do suplente da parlamentar, Coronel Tadeu (PL-SP)

Charge de Mário Adolfo

Quanto mais se mexe e remexe, Huguinho Motta (  ) afunda cada vez mais no lamaçal e aumenta a rejeição da opinião pública que já fala até em impeachment.

Na madrugada desta quinta-feira (11) , ele conseguiu, através de conchavos com bolsonaristas e o Centrão,  colocar em pauta e manter o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). por 227 votos favoráveis, 170 votos contrários e 10 abstenções, o plenário da Câmara dos deputados rejeitou a cassação do mandato da deputada federal que se encontra presa na Itália.

O resultado irritou gregos e troianos, Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), foram os primeiros a saltar nas tamancas, afirmando que a decisão é "inaceitável". Eles avaliaram a decisão como uma tentativa de desmoralizar a Corte. A parlamentar foi condenada em ação já encerrada por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No início da noite, o ministro Alexandre de Moraes deu o troco: considerou nula a decisão da Câmara que preservou o mandato de Carla Zambelli (PL-SP) e ordenou nesta quinta-feira a posse do suplente da parlamentar, Coronel Tadeu (PL-SP).

Poupando a condenada

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

*

A parlamentar fugiu para a Itália em maio, e foi presa nos arredores de Roma dias depois. O pedido de extradição da deputada ainda não foi analisado pela justiça italiana.

PL desiste de Bananinha

O Partido Liberal (PL) já considera como certa a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conforme apuração de Jussara Soares, ao CNN Prime Time.

*

– No caso de Eduardo Bolsonaro, que não tem uma condenação ainda, essa questão da perda de mandato dele será avaliada pelo número de faltas –, antecipa Jussara.

Cassação é certa

De acordo com a jornalista da CNN, os integrantes do PL já consideram como certa a cassação de Eduardo nesse caso específico.

— Aliados de Hugo Motta me dizem, também, que é um caminho sem volta, que a perda de mandato dele será decretada ainda esse ano –, informou a analista.

Em sessão presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), o

Senado aprovou nesta terça-feira (9) proposta de emenda constitucional que impõe limite à reivindicação de terras pelos povos indígenas.

*

O texto insere na Constituição a tese do marco temporal, determinando que somente poderão ser demarcadas as terras que estavam sob a posse dos indígenas na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Indígenas não aceitam

Isso está causando o maior quiproquó.

Integrantes de grupos indígenas são contrários ao marco temporal e afirmam que a tese desconsidera, por exemplo, povos nômades e comunidades que foram expulsas de suas terras antes da promulgação da Constituição.

Eles já estavam aqui

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) argumentou que os índios "já estavam aqui quando a gente chegou".

— Não voto a favor de algo que vai massacrar um povo, que já foi empurrado para longe pelo garimpo ilegal e pelo desmatamento. (...) É necessário que as terras indígenas sejam preservadas e não invadidas e depois querer a legalização.

Suframa e Unicef

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) anunciaram uma parceria institucional que prevê ações conjuntas para promover direitos de crianças, adolescentes e jovens na Amazônia.

*

O objetivo é incentivar projetos de responsabilidade social corporativa, ampliar o intercâmbio de dados e estudos socioeconômicos e fortalecer iniciativas locais de impacto social.

Malafaia janta Constantino

Os terrivelmente evangélicos estão quebrando o maior pau. O pastor Silas Malafaia, por exemplo,  subiu o tom, nesta quinta-feira (11/12), rebatendo o jornalista e influencer de direita Rodrigo Constantino por críticas feitas ao religioso. O jornalista  bolsonarista repreendeu Malafaia por fala sobre bandeira dos Estados Unidos estendida durante as manifestações de 7 de setembro deste ano.

*

— Ao me citar em um vídeo porque critiquei estender uma bandeira americana gigante em uma manifestação, você só esqueceu de dizer que essa manifestação foi no 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, e não uma manifestação qualquer. Dia de enaltecer nossa pátria, não outra nação –, detonou Malafaia, também conhecido como “Malacheia”.

Bolsomínio X bolsomínio

Mas o pastor não parou aí. Disse que Constantino não tem moral para criticá-lo. E disse por quê:

—   Seu jornalismo carece de verdade. Você está mais para bolsominion do que para jornalista que pensa, comprometido com a verdade. Deixa de ser medíocre e falastrão – arregaçou o pastor, cada dia mais raivoso!

ÚLTIMA HORA

AGORA VAI – Senador Eduardo Braga anuncia liberação ambiental  para o asfaltamento da BR-319. Lula vem a Manaus entregar a licença

Eduardo Braga: Bandeira de luta do senador pela BR-319 começa a surtir efeito

É o passo decisivo que o  Amazonas espera há 30 anos!

A frase é  do senador Eduardo Braga (MDB-AM) ao anunciar nesta quinta-feira (11) que o governo  federal, finalmente,  garantiu a liberação ambiental para o asfaltamento  do Trecho do Meio  da BR-319. “Essa licença no coloca de fato no caminho para romper o isolamento –, disse o senador entrevista à Tv A Crítica.

Braga adiantou que o presidente Lula virá a Manaus em fevereiro para formalizar a entrega da licença. Na ocasião o presidente deverá percorrer a estrada e inaugurar as duas pontes construídas.

No ao programa Bom Dia, Ministro, de quarta-feira (10), o ministro dos Transportes, Renan Filho, já havia garantido que a

nova promessa do governo Lula (PT) para a recuperação da rodovia BR-319  é licenciar o trecho do meio da estrada nos primeiros meses de 2026, ano em que o petista buscará sua reeleição para um quarto mandato.

*

— A gente espera, nos primeiros meses do ano que vem, ter o licenciamento do trecho do meio, para licitarmos e iniciarmos obra no trecho do meio. O ano de 2026 vai marcar o reinício de obras no trecho do meio para tirar Manaus do isolamento –, antecipou o ministro.

ORGULHO

Pistacchiotone – Panetonede 23w Kg vai sendo vendido por R$ 7.300 (foto Cláudia)

Flakes, famosa por seus lançamentos com pistache, lançou uma versão de 23 kg do seu famoso panetone, preparada para atender confraternizações de grande porte.  Vendido por R$ 7.300 e disponível apena  sob encomenda, o Pistacchiotone reúne massa de fermentação natural, brigadeiro e creme de pistache californiano, além de finalização com grãos de pistache e ganache aplicada em formato de rosas.

A elaboração do panetone se estende por cerca de três dias, incluindo aproximadamente quatro horas de forno. Segundo o CEO da Flakes, o novo formato supera os modelos gigantes fabricados anteriormente.

Fundada por Leonardo Borges, a Flakes ficou conhecida pelo foco em panetones artesanais e pela ampliação anual de formatos e linhas sazonais. Desde 2023, a marca desenvolve versões gigantes do produto para  atender encomendas corporativas e familiares de alta demanda.

A Flakes foi criada em Porto Velho (RO) a partir da iniciativa de Leonardo Borges e sua mãe, Laura. O negócio começou de forma informal em 2016, com produção de doces na cozinha de casa para atender de para atender demanda local.

VERGONHA

Zero à direita: O ano acabou e o vereador Jair Renan não conseguiu apresentar um projeto sequer

Dos dezenove vereadores de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, um deles chama atenção: Jair Renan Bolsonaro (PL), o filho Zero Quatro do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato e completa 27 anos de idade nesta quinta-feira 10, se destaca, não só pela herança política e pela pouca idade, mas também por, mesmo sendo do Rio de Janeiro, ter sido o vereador mais  votado na cidade catarinense, com 3.033 votos.  Mas será que sua atuação na Câmara faz jus à atenção? Desde o início do 2025, o vereador não apresentou  nenhum projeto de lei. Até agora, Renan apresentou uma única Moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ele, “não tem contribuído para o desenvolvimento de Santa Catarina e de Balneário Camboriú”, por restringir a pesca de tainha. É de matar de rir.

OUTRAS PALAVRAS

“AMO A LIBERDADE, POR ISSO DEIXO AS COISAS QUE AMO LIVRES. SE ELAS VOLTAREM É PORQUE AS CONQUISTEI. SE NÃO VOLTAREM É PORQUE NUNCA AS POSSUÍ", John Lennon
Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes