
Quanto mais se mexe e remexe, Huguinho Motta ( ) afunda cada vez mais no lamaçal e aumenta a rejeição da opinião pública que já fala até em impeachment.
Na madrugada desta quinta-feira (11) , ele conseguiu, através de conchavos com bolsonaristas e o Centrão, colocar em pauta e manter o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). por 227 votos favoráveis, 170 votos contrários e 10 abstenções, o plenário da Câmara dos deputados rejeitou a cassação do mandato da deputada federal que se encontra presa na Itália.
O resultado irritou gregos e troianos, Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), foram os primeiros a saltar nas tamancas, afirmando que a decisão é "inaceitável". Eles avaliaram a decisão como uma tentativa de desmoralizar a Corte. A parlamentar foi condenada em ação já encerrada por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No início da noite, o ministro Alexandre de Moraes deu o troco: considerou nula a decisão da Câmara que preservou o mandato de Carla Zambelli (PL-SP) e ordenou nesta quinta-feira a posse do suplente da parlamentar, Coronel Tadeu (PL-SP).
Poupando a condenada
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
*
A parlamentar fugiu para a Itália em maio, e foi presa nos arredores de Roma dias depois. O pedido de extradição da deputada ainda não foi analisado pela justiça italiana.
PL desiste de Bananinha
O Partido Liberal (PL) já considera como certa a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conforme apuração de Jussara Soares, ao CNN Prime Time.
*
– No caso de Eduardo Bolsonaro, que não tem uma condenação ainda, essa questão da perda de mandato dele será avaliada pelo número de faltas –, antecipa Jussara.
Cassação é certa
De acordo com a jornalista da CNN, os integrantes do PL já consideram como certa a cassação de Eduardo nesse caso específico.
— Aliados de Hugo Motta me dizem, também, que é um caminho sem volta, que a perda de mandato dele será decretada ainda esse ano –, informou a analista.
Em sessão presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), o
Senado aprovou nesta terça-feira (9) proposta de emenda constitucional que impõe limite à reivindicação de terras pelos povos indígenas.
*
O texto insere na Constituição a tese do marco temporal, determinando que somente poderão ser demarcadas as terras que estavam sob a posse dos indígenas na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.
Indígenas não aceitam
Isso está causando o maior quiproquó.
Integrantes de grupos indígenas são contrários ao marco temporal e afirmam que a tese desconsidera, por exemplo, povos nômades e comunidades que foram expulsas de suas terras antes da promulgação da Constituição.

Eles já estavam aqui
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) argumentou que os índios "já estavam aqui quando a gente chegou".
— Não voto a favor de algo que vai massacrar um povo, que já foi empurrado para longe pelo garimpo ilegal e pelo desmatamento. (...) É necessário que as terras indígenas sejam preservadas e não invadidas e depois querer a legalização.
Suframa e Unicef
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) anunciaram uma parceria institucional que prevê ações conjuntas para promover direitos de crianças, adolescentes e jovens na Amazônia.
*
O objetivo é incentivar projetos de responsabilidade social corporativa, ampliar o intercâmbio de dados e estudos socioeconômicos e fortalecer iniciativas locais de impacto social.
Malafaia janta Constantino

Os terrivelmente evangélicos estão quebrando o maior pau. O pastor Silas Malafaia, por exemplo, subiu o tom, nesta quinta-feira (11/12), rebatendo o jornalista e influencer de direita Rodrigo Constantino por críticas feitas ao religioso. O jornalista bolsonarista repreendeu Malafaia por fala sobre bandeira dos Estados Unidos estendida durante as manifestações de 7 de setembro deste ano.
*
— Ao me citar em um vídeo porque critiquei estender uma bandeira americana gigante em uma manifestação, você só esqueceu de dizer que essa manifestação foi no 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, e não uma manifestação qualquer. Dia de enaltecer nossa pátria, não outra nação –, detonou Malafaia, também conhecido como “Malacheia”.
Bolsomínio X bolsomínio
Mas o pastor não parou aí. Disse que Constantino não tem moral para criticá-lo. E disse por quê:
— Seu jornalismo carece de verdade. Você está mais para bolsominion do que para jornalista que pensa, comprometido com a verdade. Deixa de ser medíocre e falastrão – arregaçou o pastor, cada dia mais raivoso!
ÚLTIMA HORA
AGORA VAI – Senador Eduardo Braga anuncia liberação ambiental para o asfaltamento da BR-319. Lula vem a Manaus entregar a licença

É o passo decisivo que o Amazonas espera há 30 anos!
A frase é do senador Eduardo Braga (MDB-AM) ao anunciar nesta quinta-feira (11) que o governo federal, finalmente, garantiu a liberação ambiental para o asfaltamento do Trecho do Meio da BR-319. “Essa licença no coloca de fato no caminho para romper o isolamento –, disse o senador entrevista à Tv A Crítica.
Braga adiantou que o presidente Lula virá a Manaus em fevereiro para formalizar a entrega da licença. Na ocasião o presidente deverá percorrer a estrada e inaugurar as duas pontes construídas.
No ao programa Bom Dia, Ministro, de quarta-feira (10), o ministro dos Transportes, Renan Filho, já havia garantido que a
nova promessa do governo Lula (PT) para a recuperação da rodovia BR-319 é licenciar o trecho do meio da estrada nos primeiros meses de 2026, ano em que o petista buscará sua reeleição para um quarto mandato.
*
— A gente espera, nos primeiros meses do ano que vem, ter o licenciamento do trecho do meio, para licitarmos e iniciarmos obra no trecho do meio. O ano de 2026 vai marcar o reinício de obras no trecho do meio para tirar Manaus do isolamento –, antecipou o ministro.
ORGULHO

Flakes, famosa por seus lançamentos com pistache, lançou uma versão de 23 kg do seu famoso panetone, preparada para atender confraternizações de grande porte. Vendido por R$ 7.300 e disponível apena sob encomenda, o Pistacchiotone reúne massa de fermentação natural, brigadeiro e creme de pistache californiano, além de finalização com grãos de pistache e ganache aplicada em formato de rosas.
A elaboração do panetone se estende por cerca de três dias, incluindo aproximadamente quatro horas de forno. Segundo o CEO da Flakes, o novo formato supera os modelos gigantes fabricados anteriormente.
Fundada por Leonardo Borges, a Flakes ficou conhecida pelo foco em panetones artesanais e pela ampliação anual de formatos e linhas sazonais. Desde 2023, a marca desenvolve versões gigantes do produto para atender encomendas corporativas e familiares de alta demanda.
A Flakes foi criada em Porto Velho (RO) a partir da iniciativa de Leonardo Borges e sua mãe, Laura. O negócio começou de forma informal em 2016, com produção de doces na cozinha de casa para atender de para atender demanda local.
VERGONHA

Dos dezenove vereadores de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, um deles chama atenção: Jair Renan Bolsonaro (PL), o filho Zero Quatro do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato e completa 27 anos de idade nesta quinta-feira 10, se destaca, não só pela herança política e pela pouca idade, mas também por, mesmo sendo do Rio de Janeiro, ter sido o vereador mais votado na cidade catarinense, com 3.033 votos. Mas será que sua atuação na Câmara faz jus à atenção? Desde o início do 2025, o vereador não apresentou nenhum projeto de lei. Até agora, Renan apresentou uma única Moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ele, “não tem contribuído para o desenvolvimento de Santa Catarina e de Balneário Camboriú”, por restringir a pesca de tainha. É de matar de rir.
OUTRAS PALAVRAS

“AMO A LIBERDADE, POR ISSO DEIXO AS COISAS QUE AMO LIVRES. SE ELAS VOLTAREM É PORQUE AS CONQUISTEI. SE NÃO VOLTAREM É PORQUE NUNCA AS POSSUÍ", John Lennon