A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) enviou, nesta quinta-feira (19/08), uma equipe para intensificar o monitoramento de Covid-19 em Maués (a 276 quilômetros a leste de Manaus) realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maués (Semsa/Maués). Dois residentes do município foram identificados com a variante Delta (VOC-B.1.617.2), do novo coronavírus (SARS-CoV-2), identificada inicialmente na Índia.
De acordo com a diretora-presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a intensificação das ações de combate à Covid-19 em Maués se dá devido ao deslocamento de pessoas do município a regiões onde há circulação de outras variantes do vírus. “O monitoramento está sendo intensificado no município para identificar precocemente possíveis novas infecções pela variante Delta e isolá-los, a fim de conter a disseminação”, afirma Tatyana.
Segundo a enfermeira Angela Desireé, do DVE, serão realizadas ações de controle e prevenção à infecção com investigação epidemiológica, rastreamento de casos e testagem de todos os envolvidos. “Vamos realizar essas ações em parceria com a secretaria municipal de saúde de Maués e ressaltar a importância da manutenção das medidas de prevenção à Covid-19, destacando o esquema vacinal completo contra o vírus”, disse a enfermeira.
Vigilância – A FVS-RCP notificou, na quarta-feira (18/08), ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde (MS), o alerta com a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta.
Tratam-se de seis casos confirmados, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus e dois residentes no município de Maués. As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.