Ir para o conteúdo

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) enviou, nesta quinta-feira (19/08), uma equipe para intensificar o monitoramento de Covid-19 em Maués (a 276 quilômetros a leste de Manaus) realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maués (Semsa/Maués). Dois residentes do município foram identificados com a variante Delta (VOC-B.1.617.2), do novo coronavírus (SARS-CoV-2), identificada inicialmente na Índia.

De acordo com a diretora-presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a intensificação das ações de combate à Covid-19 em Maués se dá devido ao deslocamento de pessoas do município a regiões onde há circulação de outras variantes do vírus. “O monitoramento está sendo intensificado no município para identificar precocemente possíveis novas infecções pela variante Delta e isolá-los, a fim de conter a disseminação”, afirma Tatyana.

Segundo a enfermeira Angela Desireé, do DVE, serão realizadas ações de controle e prevenção à infecção com investigação epidemiológica, rastreamento de casos e testagem de todos os envolvidos. “Vamos realizar essas ações em parceria com a secretaria municipal de saúde de Maués e ressaltar a importância da manutenção das medidas de prevenção à Covid-19, destacando o esquema vacinal completo contra o vírus”, disse a enfermeira.

Vigilância – A FVS-RCP notificou, na quarta-feira (18/08), ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde (MS), o alerta com a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta.

Tratam-se de seis casos confirmados, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus e dois residentes no município de Maués. As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes