Ir para o conteúdo

Manaus vira Gotham City

Filhinhos de papai tocam terror na madrugada, mas muitos que criticam este topo de atitude não deram um pio.

Charge de Mário Adolfo

Foi necessário um vídeo que circulou nas redes sociais, para que a polícia tomasse conhecimento de que três playboyzinhos irresponsáveis saíram de madrugada, em Manaus, disparando tiros para todos os lados, tocando o terror e colocando em risco a vida de inocentes.

Pedro Henrique de Carvalho Baima, 20, Enrick Lima, 20, e Marcos Vinícius Mota da Silva, 18, exercitaram sua ira e ódio à vontade sem que fossem incomodados por um só policias. Isto é um sinal grave, infelizmente, de que não existe policiamento à noite quando a cidade dorme. E é nessa hora que marginais como esses três delinquentes de classe média, transformam Manaus em Gotham City.

Alguns deles já se apresentaram à polícia, mas o advogado Afimar Cabo Verde falou em coletiva que, pasmem, são apenas jovens fazendo coisas de jovens.

Perguntar não ofende

E se esses rapazes fossem pretos,   moradores de favelas e filhos de pais pobres, já estariam atrás das grades?

Brinquedo assassino

O caso dos três pistoleiros sub-20 de Manaus lembra um crime bárbaro que ocorreu em Brasília (DF) na madrugada do dia 20  de abril de 1997.

O indígena Galdino Jesus dos Santos, da etnia Pataxó,  dormia numa parada de ônibus quando foi queimado vivo por três filhinhos de papai.

*

Galdino e com outros integrantes da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe estravam em Brasília para  participar de reuniões com representantes do governo federal sobre conflitos fundiários envolvendo as terras indígenas de seu povo, no Sul da Bahia,

Corpo em chamas

Após participar de eventos do Dia do Índio, Gldino Pataxó tentou entrar na pensão onde estava hospedado, mas foi barrado.

Sem opção, o agricultor de 44 anos, morador da Aldeia Caramuru Paraguaçu, decidiu repousar num ponto de ônibus a 20 metros do imóvel.

*

Pouco depois, porém, foi acordado com o corpo coberto por chamas.

Maldade humana

Naquela madrugada, cinco jovens de famílias ricas da capital acharam que seria engraçado atear fogo numa pessoa que dormia na rua.

O pataxó de 44 anos foi levado, consciente, ao Hospital da Asa Norte. Mas morreu horas depois.

Filhinhos de papai

Um dos criminosos era filho de um juiz federal.

Outro, enteado de um ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Max Rogério Alves, Eron Chaves de Oliveira, Tomás Oliveira de Almeida, Antonio Novely e um menor de idade, todos de 17 a 19 anos, jogaram sobre Galdino um líquido inflamável e riscaram palitos de fósforo.

*

Enquanto a vítima era engolida pelas labaredas, o grupo fugia num Chevrolet Monza.

Impunidade

E hoje, sabe onde todos os participantes na morte do indígena?

Estão bem, obrigado. São servidores de órgãos como o Senado Federal, Polícia Rodoviária Federal e até mesmo o Tribunal de Justiça, ganhando gordos salários.

E aí volta a pergunta: e se fossem pretos e favelados?

Apadrinhado por Bolsonaro

Gutemberg Nader de Almeida Júnior era o único menor de idade na cena do crime cometido na madrugada 19 de abril de 1997.

*

No governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) ele foi designado  para um cargo comissionado na Polícia Rodoviária Federal.

Bolsominion raiz

Não podia ser diferente. Bolsonarista que é, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) declarou apoio o capitão Alberto Neto (PL).

Plínio está onde sempre esteve: na extrema-direita

Está explicado

Deve ser por isso que o tucano de Eirunepé não meteu o bico na campanha e Amom Mandel (Cidadania) que dizia apoiar. Será?

Do Carmo no paredão

À véspera da eleição de 2º turno, a chapa Alberto-Do Carmo está com uma bomba na mão. Membros do Novo, partido de Maria do Carmo Seffair fazem pressão para a expulsão  da vice-prefeita de Alberto, por envolvimento no escândalo do caixa 2.

Juntos e enrolados

Além de Maria do Carmo, as denúncias também envolvem Kellen Lopes, presidente local do partido e Ronaldo Fernandes, ex-candidato a vereador.

*

Aliás, foi Ronaldo que acendeu o rastilho para a explosão do esquema de Caixa 2.

Braga aprovado na CCJ

Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (23) o plano de trabalho para o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, apresentado pelo relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM). Os debates começam na próxima semana.

Sem açodamento

Ao apresentar o plano de trabalho, o relator da matéria disse que enquanto aguardava o início da tramitação recebeu cerca de 550 representantes de diferentes setores da sociedade civil, que apresentaram suas demandas técnicas.

*

— A expectativa é de que possamos viabilizar a votação da matéria da forma mais breve possível, sem açodamentos ou atropelos, com a ampla participação de todos que se dispuserem a participar da construção de um consenso em torno do projeto –, disse Braga.

Tomara que sim

A Secretaria de Segurança garante que em setembro  houve uma redução de 12%  em roubos e 17% nos furtos de telefones celulares, em Manaus.

*

A boa notícia foi confirmada pelos Indicadores da SSP-AM e apresentada  nesta quarta-feira (23/10), durante o 29º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD).

ÚLTIMA HORA

Wilker quer CPI para investigar venda da Amazonas energia


O deputado estadual Wilker Barreto resolveu meter o dedo no angu em que virou a  venda da Amazonas Energia à Âmbar Energia, do grupo J&F.

Durante sessão desta quarta-feira (23) na Aleam, o  deputado pediu a abertura de uma CPI para investigar o que ele chama de ilegalidade na operação.

Wilker questiona que a assinatura do contrato foi

registrada depois das 23h59 do dia 10 de outubro.

A Medida Provisória (MP) publicada para a troca de controle da concessionária era válida somente até a referida data.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a assinatura do contrato começou pouco antes da meia-noite, às 23h58, e a efetiva assinatura de Sandoval Feitosa, diretor-geral da agência, foi registrada às 23h59.

*

As assinaturas do presidente da Âmbar, Marcelo Zanatta, e do atual controlador da Amazonas Energia, Orsine

de Oliveira, ocorreram após a meia-noite, com Orsine assinando às 0h03 e o processo tendo sido finalizado à 1h15.

ORGULHO

Antonella: primeiro bebê com DN de dois pais – Jarbas e Mikael

Antonella, de 5 meses é a primeira bebê com o DNA de 2 pais, no Rio Grande do Sul. A bebê foi gerada por barriga solidária e simboliza a força das novas configurações de família de Jarbas Bitencourt e Mikael Mielke. Desde que sua história começou a ser compartilhada nas redes sociais, Antonella conquistou seguidores e internautas, são mais de 100 mil só no Instagram. Desde que sua história começou a ser compartilhada nas redes sociais, Antonella conquistou seguidores e internautas, são mais de 100 mil só no Instagram.

VERGONHA


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chamou o senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) de “maior farsante do Judiciário brasileiro”. A declaração de Ibaneis foi feita nessa segunda-feira (21/10), durante a sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Zanin atuou como advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato.

OUTRAS PALAVRAS


“A PREGUIÇA É A MÃE DO PROGRESSO. SE O HOMEM NÃO TIVESSE PREGUIÇA DE CAMINHAR, NÃO TERIA INVENTADO A RODA”. (Mario Quintana)
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes