Ir para o conteúdo

PESQUISA IPEN/G6 – Empurrado pela máquina administrativa, David 'pega vento'

Você sabe como David cresceu nas últimas pesquisas? A gente explica na coluna Dito & Feito. Confira.

Charge de Mário Adolfo

Publicada nesta segunda-feira  (24), a 3ª  pesquisa Ipen, encomendada pelo G6 – grupo que reúne os sites Amazonas Atual, portal marioadolfo.com, Blog do Marcus Santos, Blog do Hiel Levy,  BNC Amazonas e Portal Único aponta uma dança dos números que distancia o prefeito David Almeida  (Avante) dos demais candidatos e o descola do pré-candidato Amom Mandel (Cidadania) que estava colado em seu calcanhar.

Na pesquisa Espontânea, David aparece com  15.6% e Amom com 7,7%o que demonstra claramente que o peso da máquina administrativa é o grande cabo eleitoral do prefeito e o volume de obras que ele vem inaugurando está surtindo efeito. Embora não sejam obras estruturais e sim de fachada - como quadras de esportes, academia a céu aberto, reformas de escoas, etc. -, mas é aquilo que a comunidade cobra.

Na Estimulada, David  chega a 35,9% das intenções de votos e estimulada e Amom a 23,8%,o que descola o prefeito do deputado federal.

Estilo meme

Muitos atribuem a queda de Mandel aos vídeos “estilo meme” que ele tem postado, que têm pegada de humor e sarcasmo,  como aquele em que o pré-candidato pediu Manaus em casamento e a do gato robusto da Prefeitura (onde ele puxa pra frente da Câmera um gato de verdade),    que chamam a atenção, fazem até rir mas não cria fatos e não são levados a sério.

Cidade sobe, Alberto desce

A pesquisa  Ipen/G6 aponta também, pela primeira vez, que o candidato do governador Wilson Lima (UB), na Espontânea,    está fazendo o candidato bolsonarista, Alberto Neto (PL) comer poeira.

Roberto Cidade tem  3,3%   e Alberto Neto caiu para 2,2%. Na Estimulada, Cidade tem 9,3% e Alberto Neto derrapa nos 6,1%.

Maldição do coronel

Dizem, dizem, eu não sei que a despencada do capitão bolsonaristas se deve aos ataques do ex-compadre de Bolsonaro, coronel Menezes, que fez uma jura quando levou a pernada de Alberto.

— Eu não serei candidato, mas ele também não será!

Diz-me com quem andas...

As más línguas também garantem que Alberto Neto errou feio ao se aliar ao ex-prefeito Alfredo Nascimento, cuja rejeição acabou comprometendo, também, sua candidatura.

*

Dizem até eu nas poucos vezes que Nascimento ensaiou um discurso, nas raras aparições públicas de Alberto, acabou vaiado.

Cola no Lula!

O petista Marcelo Ramos – o único pré-candidato que, de fato, está discutindo propostas para a cidade –, aparece com 1,1% na Espontânea e com  5,2% na  Estimulada.

Alguns analistas políticos observam que, para chegar ao segundo turno, Ramos terá que colar no presidente Lula e  se descolar do PT – fragmentado pelas divergências internas.

A saída de Marcelo

A justificativa é a alta rejeição do partido, o que vem respingado em sua candidatura.

Lula é “quase uma figura mitológica” que se descolou do PT há muito tempo e tem voto arte de quem não é petistas e não se encaixa no perfil da esquerda”, analisa um analista político de plantão.

Do Carmo avança

Outra revelação da pesquisa é o crescimento da pré-candidata Maria do Carmo Seffair, que é Lins (um sobrenome enraizado na política local)  mas prefere omitir.

Com pinta de vice

A empresária da Fametro, que estava na lanterna nas primeiras pesquisas agora aparece em 6º lugar  com 3,3%.

Por conta disso, ela já está sendo olhada como uma “ candidata em potencial a vice-prefeita.

Resta saber se ela vai topar.

Ensino à Distância em baixa

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a criação de novos cursos de graduação a distância, bem como criação de novas vagas e polos EaD (Ensino à Distância), até 10 de março de 2025.

*

A medida foi divulgada por meio da portaria 528, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na sexta-feira (7), e assinada pelo ministro Camilo Santana (PT).

Marco regulatório

O MEC faz uma revisão do marco regulatório da educação a distância, o que irá prever novos referenciais de qualidade para oferta de graduação remotas. O prazo para esse trabalho é 31 de dezembro de 2024.

Companhias aéreas internacionais

Na última quarta-feira, 12 de junho, uma comitiva do Sebrae Rondônia esteve presente na Embaixada da Bolívia para discutir uma importante mudança legislativa.

*

Na pauta do encontro, foi debatido o momento crítico do transporte aéreo na Amazônia Brasileira, em relação aos atrasos, alto custo das passagens e a diminuição das rotas disponíveis.

... Podem atuar na Amazônia

Durante o encontro na embaixada, na foi apresentado ao embaixador boliviano o Projeto de Lei 539/2024, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes.

*

A proposta em questão visa alterar o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), permitindo que companhias aéreas internacionais operem no território nacional, exclusivamente na Amazônia Legal.

Ceará violento

Explode a violência o Ceará.

Na última quinta (20), uma chacina que vitimou 8 pessoas foi registrada em Viçosa do Ceará; no dia seguinte, um tiroteio no Barroso, em Fortaleza, deixou duas pessoas mortas e oito baleadas.

ÚLTIMA HORA

NÃO SEJA MULA – Ministério Público lança projeto para combater narcotráfico nos aeroportos


Não Seja Mula” é o  projeto do Ministério Público do Amazonas (MPAM) que  será lançado, nesta terça-feira (25)  em workshop da Polícia Federal sobre o combate de drogas em aeroportos

De 2018 a 2023, foram apreendidos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes mais de 2,2 toneladas de maconha e mais de 100 kg de cocaína, resultantes de transporte ilegal de drogas por passageiros de voos com destino a outros estados do Brasil. É com base nesses dados alarmantes que nasceu o projeto “Não Seja Mula”, de autoria da promotora de Justiça Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula. O lançamento da iniciativa acontece na próxima terça-feira (25/06), durante a programação do workshop “Interdição de Drogas em Aeroportos”, promovido pela Polícia Federal.

*

De acordo com a descrição do projeto, os chamados “mulas” são, geralmente, “indivíduos em má situação financeira, iludidos com a promessa de vultosas quantias em dinheiro para se deslocarem com drogas para outros estados do país”, seja em malas ou mesmo nos próprios corpos.  A proposta é reforçar o atual aparato fiscalizatório dos aeroportos brasileiros, coibindo a ação dessas pessoas — que têm representação mínima dentro de toda a cadeia criminosa relacionada ao tráfico de drogas.

ORGULHO

Goiânia cidade verde: mais árvores que edifícios

A capital goiana recebeu o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento é dado aos municípios que investem em programas para criar e manter áreas verdes dentro do ambiente urbano. A conquista do título foi divulgada no último mês de fevereiro, mas se refere ao ano passado. Outras 33 cidades do Brasil também receberam. Atualmente, Goiânia tem mais de um milhão de árvores e 32 bosques e parques. De acordo com a prefeitura, foram criados projetos e leis ambientais para deixar o município mais arborizado. Uma dessas ações determina que toda residência deve ter pelo menos uma árvore na frente da casa. Goiânia fez por merecer. Segundo a Agência de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), 380 mil árvores foram plantadas nos últimos quatro anos na capital. Segundo a gestão municipal, em apenas um mutirão, cerca de 90 mil mudas foram plantadas em um terreno vazio.

VERGONHA

Pantanal em chamas: A ministra Marina Silva classificou a prática como “criminosa”.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (24/6) que as queimadas registradas no Pantanal são “fora da curva” e “uma das piores situações já vistas” no bioma. O Pantanal registrou mais de 3 mil focos de incêndio neste ano. As infomações são do Metrópolis.

— Na Amazônia, a estiagem leva para esforços em relação à logística e abastecimento. E, no Pantanal, tem a ver com logística e incêndio. Porque nós estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal –, ressaltou a ministra.

Marina também chamou a atenção para um dos principais fenômenos que causam a alta nas queimadas: incêndios provocados por criadores de gado para a renovação de pastagem. A ministra classificou a prática como “criminosa”.

OUTRAS PALAVRAS


“SEPAREI-ME DE MINHA ESPOSA PORQUE ELA ERA TERRIVELMENTE INFANTIL. UMA VEZ, EU ESTAVA A TOMAR BANHO NA BANHEIRA, E ELA AFUNDOU TODOS OS MEUS BARQUINHOS SEM NENHUM MOTIVO APARENTE”. (Woody Allen)
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes