Ir para o conteúdo

Desde 2016, as ações de arborização, desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), conseguiram plantar na cidade 33 mil novas árvores, que estão em crescimento, distribuídas em 114 logradouros públicos. O trabalho, iniciado por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, tem como finalidade combater o déficit de arborização nas vias urbanas e frentes de lotes da cidade, atestado pelo Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Encontramos essa situação, realizamos o mapeamento dos locais onde era possível colocar arborização e começamos a trabalhar, fazendo o plantio de espécies florestais nativas na cidade, chegando a quase 33 mil mudas de novas árvores”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. As novas árvores estão nos canteiros centrais e calçadas de corredores viários, rotatórias, praças, áreas verdes, margens de igarapés, corredores ecológicos urbanos e parques da Juventude em áreas verdes de conjuntos habitacionais.

Lançado em 2016, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o programa Arboriza Manaus realiza um trabalho planejado e sistematizado de arborização, com metas a serem cumpridas e uma equipe de campo, que trabalha diariamente em ações de manutenção, reposição de mudas perdidas e novos plantios.

“As árvores podem ser vistas hoje pela população que trafega pelas ruas das diversas zonas da cidade e já permitirão ao IBGE encontrar um novo quadro da arborização urbana na cidade”, afirma o secretário Antonio Nelson, que encaminhará, nos próximos dias, os resultados dos trabalhos de arborização da prefeitura ao IBGE, a fim de colaborar com a futura atualização dos dados da pesquisa realizada pelo instituto a cada dez anos.

“O Arboriza Manaus é o maior esforço de arborização já feito pela Prefeitura de Manaus, em toda a história de urbanização da cidade, a partir de uma determinação do prefeito Arthur Neto”, destaca Antonio Nelson. Foram mapeados 114 logradouros públicos, que receberam árvores nesses três anos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes