Ir para o conteúdo

Prefeitura de Parintins abre primeiro Mutirão de Cirurgia de 2026

Nesta primeira ação do ano, estão previstos 25 procedimentos, sendo 23 cirurgias de vesícula e duas de hérnia

A abertura ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Parintins deu início, na manhã desta quinta-feira, 15, ao primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas de 2026. A abertura ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde e marcou o começo de uma nova etapa do programa que amplia o acesso a procedimentos cirúrgicos na rede pública do município.

Nesta primeira ação do ano, estão previstos 25 procedimentos, sendo 23 cirurgias de vesícula e duas de hérnia, todos realizados por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva que reduz o tempo de recuperação dos pacientes. As cirurgias contam com a equipe médica do Hospital Jofre Cohen, sob coordenação do médico Sidney Chalub.

A abertura contou com a presença do prefeito Mateus, vice Vanessa Gonçalves, presidente da Câmara Cabo Linhares, vereadores Azamor Pessoa, Telo Pinto, Adson Príncipe e Flávio Farias, pacientes e profissionais de Saúde.

O prefeito Mateus Assayag destacou que o mutirão mostra o compromisso da gestão com a qualificação da rede municipal de saúde. Ele destacou a modernização dos procedimentos, a qualificação das equipes e o impacto direto na qualidade de vida da população.

“Desde o dia 1º de janeiro estamos trabalhando com força total, investindo em equipamentos, instrumentos e capacitação dos nossos profissionais. Esse mutirão marca o início de mais um ano de muito trabalho, oferecendo procedimentos modernos, menos invasivos e com recuperação mais tranquila, garantindo mais dignidade e cuidado ao nosso povo”, afirmou Assayag.

Entre os pacientes atendidos está Josafá Sicsu, que destacou a importância da iniciativa para quem convive com dores frequentes. “A gente fica muito mais contente com essa jornada de cirurgia, porque a dor é o maior problema quando vem a crise. Esperamos muito tempo por isso e hoje conseguimos. Estamos muito felizes com essa ação e torcendo para que venham muitos outros mutirões”, disse satisfeito.

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves afirmou que o mutirão dá sequência a um trabalho iniciado no ano passado, beneficiando moradores da área urbana e da zona rural. Ela ressaltou que a iniciativa reafirma o compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar da população.

Para o secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, a continuidade do programa de cirurgias eletivas representa uma política pública com responsabilidade e impacto direto na vida das pessoas. Ele lembrou que, em 2025, o município realizou cerca de 2 mil cirurgias, número que a gestão pretende superar em 2026, com a inclusão de novas especialidades.

O presidente da Câmara Municipal, Cabo Linhares, também acompanhou a abertura e destacou os avanços alcançados pela atual gestão na área da saúde, além de outras políticas públicas desenvolvidas no município.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes