Ir para o conteúdo
AmazonasSuframazfmdados

Suframa apresenta Plano de Dados Abertos 2023-2025

O plano busca abrir as bases de dados da instituição, incentivando a pesquisa para o desenvolvimento econômico e fortalecendo o controle social

Suframa recebe validação pela CGU

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu a validação do Plano de Dados Abertos (PDA) pela Controladoria-Geral da União (CGU), referente ao período de 28 de dezembro de 2023 a 28 de dezembro de 2025. O plano busca abrir as bases de dados da instituição, incentivando a pesquisa para o desenvolvimento econômico e fortalecendo o controle social, além de aprimorar o acesso aos dados e informações, contribuindo para a transparência e a disseminação de informações relevantes.

De acordo com o Ouvidor da Suframa, substituto, Richarlison da Costa e Silva, a elaboração do PDA envolveu análises transversais das unidades administrativas da Autarquia, além de consulta pública para incorporar as necessidades dos cidadãos.

“A escolha das bases de dados a serem abertas avaliou as manifestações na Plataforma FalaBr, e-Sic, registros de unidades administrativas e a obrigatoriedade legal para a acessibilidade do dado. A consulta pública no portal da Suframa foi crucial para promover a participação social e identificar as bases mais demandadas”, explicou Silva.

A Suframa, enquanto Autarquia responsável pela administração da Zona Franca de Manaus, lida com diversas solicitações relacionadas ao controle de mercadorias, nacionais e estrangeiras; cadastros de empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); implantação e acompanhamento de projetos agropecuários e de projetos industriais. Todos os dados abertos referentes a esses temas estão disponibilizados no portal eletrônico da Suframa, pelo link: https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos.  

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou a gestão da Ouvidoria e o processo de colaboração entre o Comitê de Dados Abertos da Suframa e a Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI). "Este esforço conjunto reflete o comprometimento da instituição com a transparência pública, assegurando que qualquer pessoa tenha acesso aos dados públicos gerados pela Suframa", destacou.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes